TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simulado de sociologia

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  1.162 Visualizações

Página 1 de 5

Exercícios de sociologia

1- Explique qual a influência do iluminismo no processo de surgimento da sociologia e mostre o pensamento dos principais filosóficos do movimento. Com intuito de afastar as interpretações baseadas em superstições e crenças infundadas o iluminismo trouxe uma nova visão na forma de pensar, produzir e viver; A exemplo de Montesquieu os iluministas pensavam assim: A razão e o conhecimento como instrumento para realização do homem, a rejeição da visão divina do mundo e a defesa do progresso da humanidade.

2- Faça um pequeno resumo e explique sobre a importância da Revolução Francesa no processo de surgimento da sociologia. Com o objetivo de mudar a estrutura do estado e  abolir de uma vez por todas a antiga forma da sociedade ,a Revolução nos trouxe alguns paradigmas tais como a  Instalação definitiva da sociedade capitalista, a transferência  das funções da educação que pertencia a Igreja para o Estado ,traçou limites para o poder patriarcal da família e coibiu os abusos da autoridades dos pais e também promoveu  algumas mudanças inovadoras na politica ,economia e vida cultural .


3- Destaque algumas ideias divulgadas pelo iluminismo
. Influenciado por Newton baseavam  no modelo na observação ,também tomavam como base explicativa a realidade baseada no modelo da ciência da natureza, na experimentação e na acumulação de dados ,combinando o uso da razão e da observação ,os iluministas analisaram quase todos os aspectos da sociedade.

4- Quais eram os objetivos ( intenções) dos fundadores da sociologia? Procuravam extrair informações para manter, como para reformar e modificar a sociedade de seu tempo sem ter que produzir novos conhecimentos sobre novas condições de vida geradas  com a revolução Industrial .
5-Destaque o pensamento de cada:

Saint Simon. Para ele o Industrialismo trazia a possibilidade de resolução de todas as necessidades Humanas.

Augusto Comte. A Sociologia procura estudar e compreender a sociedade, para organizá-la e reformá-la depois.

Durkheim. O objeto da Sociologia são os fatos sociais, os quais devem ser estudados como "coisas".
Karl Marx. Tratava a sociedade a partir de seus grupos e não de indivíduos isolados

Max weber Afirma que a ação humana individual deve ser buscada pelo método da compreensão.

6-Quais são os autores considerados conservadores´´ e quais são os progressistas e porque razão são considerados assim? Augusto Comte, Bonald(Conservador ): defendem uma nova sociedade com novas ideias  e conhecimentos e justa crença comum a todos os homens.

Saint-Simon, D`Alambert (Progressista):Acreditava que o industrialismo iria satisfazer todas as necessidades humanas .

7-Quais são as classes que compõem o sistema capitalista segundo Marx? Os economistas clássicos eram os representantes da burguesia  e os socialistas e comunistas pelos operários ,para Marx a luta de classes ,e não a harmonia social ,constituía a realidade concreta da sociedade capitalista.

8-Qual a importância da sociologia no mundo atual? É importante para entender as técnicas e métodos de investigação produzidos para explicar a vida social.

09-Explique porque a sociologia constitui um projeto ‘’tenso e contraditório’’ como pensa Carlos Benedito Martins. Para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários. A sua posição é notavelmente contraditória

10-Como o mesmo autor define a sociologia? Define como resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista, o seu percurso foi de  uma constante tentativa de dialogar com a civilização capitalista, em suas diferentes fases.

11-Desde as origens qual era a pretensão da sociologia? Mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna, Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização.

12- Explique por que o século XVIII foi um marco importante para a história do pensamento.

O surgimento de problemas inéditos para as sociedades tais como transformações econômicas, políticas e culturais durante este período fez com que o mesmo ficasse marcado na historia.

13- Comente sobre a importância da revolução industrial no processo de surgimento da sociologia. Mostre seus principais acontecimentos. A maior importância foi o surgimento do proletariado e o papel  histórico junto a sociedade capitalista ,deixando em destaque o fato da sociedade se tornar o principal problema passando a ser objeto de analise e de investigação.

14- Fale sobre as condições de trabalho feminino e infantil durante a revolução industrial. Com a transformação da atividade artesanal em manufatureira e depois em atividade fabril, esta foi motivo para uma grande emigração do campo para a cidade de mulheres e crianças em jornadas de trabalho de pelo menos 12 horas diárias sem férias, feriados e baixos salários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com