TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de justiça criminal brasileiro e sua efetividade

Por:   •  11/8/2015  •  Dissertação  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

                             Sistema de justiça criminal brasileiro e sua efetividade

Ao se pensar em: Sistema de justiça criminal, papel  dos principais órgãos e efetividade do sistema, é possível afirmar que estes são uma necessidade. Portanto são compostos por órgãos dos poderes executivos e judiciário, abrangendo todos entes políticos da federação que visão a manutenção da ordem e a paz social.

Os órgãos de segurança pública, são conhecidos como a primeira frente da ordem e paz. Segundo o artigo 144 da constituição federal, temos como os mesmos, policia militar e policia civil, esse faz o serviço de prevenção e este judiciário de investigação. Temos o sistema judiciário que atua na legalidade da lei com juízes e tribunais. Entretanto temos o ministério público na pessoa dos promotores de justiça, com a função de fiscal da lei, fazendo o oferecimento da denúncia, e os defensores públicos defendendo aqueles que não podem pleitear um advogado particular.

Na execução penal, encontramos o sistema penitenciário que é de responsabilidade do poder executivo. Esse fiscalizado pelo poder judiciário tem a representação por um juiz de execução penal. Falando da efetividade do sistema carcerário, que não é eficiente, encontramos o alto índice de reincidência, a superlotação e o crescimento de organizações criminosas irradiando seus males para toda sociedade.

Assim. Para garantir uma segurança com eficiência e eficácia, temos que ter um estado dotado de politicas á cidadania. Exemplo é investir mais em programas como o programa nacional de segurança pública com cidadania PRONASCI, com varias medidas divididas entre ações estruturais e programas locais, podendo ser melhorados para transformar o território venerável em de paz.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com