TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Universidade e Sociedade

Por:   •  2/4/2017  •  Resenha  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

O ensino médio nas escolas do país está estagnado desde 2011 em patamares abaixo do previsto pelo Ministério da Educação (MEC), os anos finais do ensino fundamental também não alcançaram as metas, segundo avaliação nacional realizada pelo governo. A educação pública brasileira sofre um desequilíbrio demasiado e apesar de alguns fatores terem mudado para melhor, como por exemplo, a diminuição das famílias de baixa renda, a realidade infelizmente, ainda é lastimável.

A corroborar com tal assertiva, analisando as tabelas do IDEB, atentamos que nos últimos anos a qualidade da educação brasileira, principalmente a pública, não vem atingindo as metas desejáveis. Esse é o retrato de uma educação, muitas vezes precária, onde há uma grande divisão entre as classes sociais. O documentário “Pro dia nascer feliz” produzido no ano de 2005, que tinha intenção de mostrar a situação da educação brasileira naquela época, infelizmente ainda retrata a dura realidade educacional.

Com base nesse cenário que de um lado é pouco motivador, de outro temos a esperança, mesmo que pouca, nos jovens de hoje em dia. É nas universidades que depositamos toda expectativa de mudar essa realidade ingrata que nos cerca, o futuro do nosso país está nas mãos dos jovens que contemplam os baixos índices de agora, os futuros profissionais, precisam contribuir de forma significativa com os jovens da próxima geração e assim sucessivamente, levando auxilio, educação e conhecimento a todos aqueles que por inúmeros motivos, ainda não o recebem.

Acredita-se que o mecanismo mais eficaz para a concretização do desenvolvimento social, cultural e econômico é a educação. Nesse viés, as alternativas apresentadas pelo texto são muito válidas para esta busca, principalmente a ideia de fomentar projetos de pesquisa e extensão voltadas para todas as áreas, mas em especial à solução de problemas socialmente

relevantes de preferência as populações de baixa renda, visto que são as mais vulneráveis. Finalmente, e talvez o mais importante, é transformar o Ideb em um primeiro passo para o processo de reflexão interna nas escolas, na busca de melhores e mais efetivas práticas pedagógicas que vão permitir aos seus alunos aprender o que precisam para uma vida digna e feliz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com