TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade humana

Por:   •  14/3/2017  •  Resenha  •  3.196 Palavras (13 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇAO

As discussões sobre meios de comunicação, principalmente os digitais, fazem com que o assunto seaja constantemente tratado pela sociedade a qual tem interesse direto nessa questão que embora atual ainda traz muitas peculiaridades e curiosidades. O presente trabalho aborda o tema sobre os sistemas de informação na sociedade, retratando a historia, os precursores bem como a influencia que ela gerou no direito, na sociedade e no Estado.

Sera exposto quais os países que mais evoluíram na área de legislação digital, focando no tema de legislação, os países que melhor aplicam essa legislação e o que o brasil desenvolveu no sentido de leis que possam auxiliar a imensa comunidade digital que o pais possui.

Tratando de serviços, o foco sera sobre os serviços públicos que as plataformas digitais oferecem, seus benefícios e uma real comparação com a cultura e o analfabetismo digital e as consequências diretas que a sociedade sofre.

Fazendo um paradigma entre o direito, a corrupção e ações iicitas que se desenvolveram com os sistemas digitais, sera exposto como os meios de comunicação podem aumentar significativamente e dificultar a aplicação da justiça em casos de crimes siberneticos.

HISTÓRIA

A sociedade humana  vivia sem maiores facilidades na área de comunicações, limitando-se a correspondências,  porem por volta de 1837 o telegrafo elétrico é inventado, posteriormente o radio, dando assim um grande passo ao mundo digital em que vivemos atualmente.

O século XX foi o momento da historia digital em que se deu a maior evolução. Por volta da década de 40 deu-se inicio ao uso do computador, os quais ainda eram raros, difíceis de serem mantidos, tinham um custo elevado, difícil manutenção, eram muito grandes e a inserção de novos dados era de grande dificuldades. Com todos os impecilios os computadores ainda eram melhores que as técnicas de arquivamento com papel, eram assim muito usados  em pesquisas cientificas facilitando o trabalho e o armazenamento de dados.

“Era normal existir uma pessoa encarregada  de registar os dados, organizá-los, catalogá-los e quando necessário recuperá-los – o “arquivador”. Apesar de simples, este método exigia  um enorme esforço para manter os dados constantemente atualizados. O fato das informações estarem registadas em papel não ajudava no cruzamento e análise dos dados.”( EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DE

INFORMAÇÃO por Francisco José de Abrantes Veiga pg 4 ano 2006/2007)

A década de 30 nos Estados Unidos, o engenheiro eletricista  Vannevar Bush desenvolve um computador usando válvulas de rádio. A década de 1940 era um período obscuro em que a humanidade passava a segunda guerra mundial, e mais  precisamente no ano de 1946  os engenheiros norte-americanos John William Mauchly  e John Presper Eckart Jr desenvolvem o Eniac, o primeiro computador eletrônico. O Eniac foi desenvolvido para servir aos interesses bélicos dos EUA na II Guerra Mundial. Serviu para fazer os cálculos no desenvolvimento da bomba atômica. 1951 foi lançado o UNIVAC I, o primeiro computador a ser vendido comercialmente.

Após o momento turbulento sofrido e a evolução social em que a sociedade mundial  vem desenvolvendo gradativamente o universo digital, o qual  acompanhou essa evolução histórica, e com o advento da internet nos ano 60 em plena guerra fria, criada inicialmente para fins militares , nos dias atuais chegou-se a um nível imensurável.

         Os sistemas de informação tem uma total influencia na vida das pessoas, tanto pessoal como profissional, através das redes sociais onde os meios digitais são responsáveis pelo  andamento da sociedade atual, a qual depende totalmente dos meios digitais, sites de compra, interação com o meio e agilidade em receber informações importantes. Na área profissional existem inúmeros programas de computador que agilizam o desempenho, maximizam lucros, realizam um controle de gestão que sem esse apoio tecnológico a realização dos serviços profissionais não teriam o mesmo resultado.

        EVOLUÇAO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇAO

        Os sistemas de informação evoluem diariamente e interligam vários setores da sociedade, são eles que mantem o mundo em que vivemos da forma que vivemos, isso demanda um grande investimento e emprego de uma enorme força de trabalho para manter os diferentes tipos de sistemas funcionando e atualizados.

O Japão é o pais asiático que mais investe em tecnologia e o reconhecidamente mais tecnológico do mundo. Hoje o governo norte americano tem um investimento anual de 7 bilhões de dólares somente para as áreas de ciência e tecnologia. Foi exatamente esse tipo de investimento que fez com que os Estados Unidos ganhassem um reconhecimento mundial no desenvolvimento industrial das duas áreas citadas mais acima. O investimento na ciência e na tecnologia fez também com que a tecnologia espacial ganhasse um destaque considerável no país e fizesse com que isso refletisse no mundo.  Além destes vamos ver também um grande desenvolvimento de fundamentos bem essenciais nas áreas da computação e da biotecnologia.

A principal vantagem proporcionada pela tecnologia aos Sistemas de Informação é a capacidade de processar um gigantesco número de dados simultaneamente, tornando a disponibilização das informações demandadas

Mais do que um modismo, a tecnologia deve ser compreendida como uma ferramenta, um dos diversos métodos para assegurar qualidade, competitividade, redução de custos e principalmente, satisfazer os desejos e anseios dos clientes.

        

ADVENTO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE E NO DIREITO

Com um total advento dos sistemas de informação na sociedade, surge a necessidade da criação de uma legislação especifica para regular o uso desses mecanismos tao importantes. Nesse sentido o direito digital vem para  suprir essa defasagem de legislação especifica.

A evolução nos meios de comunicação, principalmente a internet, fez com que crimes e fraudes nessa área também evoluíssem, uma demanda muito grande de infrações a lei vem tomando conta das redes de comunicação necessitando assim de uma forma de freio para essa evolução desenfreada dos crimes siberneticos.

Não somente os crimes envolvendo valores financeiros são os causadores de preocupação, crimes relacionados com a imagem e direitos individuais são muito realizados, entrando em conflito direito com a constituição federal, de forma a preservar os direitos individuais de cada usuário dos meios de comunicação. Deixando claro que esta resguardado o direito a livre expressão, o qual também é resguardado pela constituição federal, porem que essa liberdade de expressão não venha a interferir de forma prejudicial na vida de ninguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (216.8 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com