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São Toamaz de Aquino

Por:   •  22/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.546 Palavras (11 Páginas)  •  182 Visualizações

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“Teoria do Direito: São Tomás de Aquino”

Componentes do Grupo:

André Luiz Costa – N° 600425219

Fabiana Batista – N° 600331531

Gleison Ventura – N° 600363291

Muhadh Alvares Zaidan – N° 600405823

Natália Santos Braga – N° 600417877

Rafael Ferreira Linari – N° 600421894

Rafaela R Ferreira Linari – N° 600421896

Rute Gonçalves – N° 600425291

Turma: N1 Direito-noite

Biografia

     Tomás de Aquino nasceu em Aquino por volta de 1225, no castelo do pai Conde Landulf de Aquino, localizado em Roccasecca, no mesmo Condado de Aquino (Reino da Sicília, no atual Lácio). Por parte de sua mãe, a condessa Teodora de Theate, Tomás era ligado à dinastia Hohenstaufen do Sacro Império Romano-Germânico. O irmão de Landulf, Sinibald, era abade da original abadia beneditina em Monte Cassino. Enquanto os demais filhos da família seguiram uma carreira militar, a família pretendida que Tomás seguisse seu tio na abadia. Esse era o caminho normal para a carreira do filho mais novo de uma família da nobreza sulista italiana.

     Aos cinco anos, Tomás começou sua instrução inicial em Monte Cassino, mas depois do conflito militar que ocorreu entre o imperador Frederico II e o papa Gregório IX na abadia, no início de 1239, Landulf e Teodora matricularam Tomás na studium generale (universidade), que havia sido criada recentemente por Frederico II em Nápoles. Foi lá que Tomás provavelmente foi introduzido nas obras de Aristóteles, Averróis e Maimônides, todos que influenciariam sua filosofia teológica. Foi igualmente durante seus estudos em Nápoles que Tomás sofreu a influência de João de São Juliano, um pregador dominicano em Nápoles que fazia parte do esforço ativo intentado pela ordem dominicana para recrutar seguidores devotos. Nesta época seu professor de aritmética, geometria, astronomia e música era Pedro de Ibérnia. Aos 19 anos, contra a vontade da família, entrou na ordem fundada por Domingos de Gusmão. Estudou filosofia em Nápoles e depois em Paris, onde se dedicou ao ensino e ao estudo de questões filosóficas e teológicas. Estudou teologia em Colônia e, em Paris, tornou-se discípulo de Santo Alberto Magno, que o "descobriu" e se impressionou com a sua inteligência. Por esse tempo foi apelidado de "boi mudo". Dele disse Santo Alberto Magno: "Quando este boi mugir, o mundo inteiro ouvirá o seu mugido."

     Foi mestre na Universidade de Paris, no reinado de Luís IX.

     Em 1274 Tomás falece no dia 7 de março, em Fossanova e em 1323 foi canonizado pelo papa João XXII.

Introdução

     Filho de seu tempo, todo filósofo submete-se, sob vários aspectos, às influências do ambiente sócio-histórico-cultural em que vive.

     Daí porque o pensamento filosófico deve ser interpretado em função da mundividência peculiar ao homem nas sucessivas etapas do seu desenvolvimento.

     Santo Tomás foi possuidor de índole serena e concentrada. Seguiu,por toda a vida, um curso retilíneo e consistente, dedicando à ciência e à teologia toda a sua imensa capacidade de trabalho.

     Possuía conhecimentos inacreditavelmente variados, tendo sido um leitor habitual de escritos religiosos, assim como se interessava pela enorme contribuição literária legada pela cultura pagã, que muito influenciou seu pensamento.

     Santo Tomás, com efeito,não discriminava as culturas grega,latina e judaica. Era francamente destituído de qualquer preconceito de ordem intelectual.

     Sua obra revela grande otimismo, que alguns qualificam como singelo; cônscio da insuficiência do espírito humano face a muitos mistérios impenetráveis, demonstra inabalável confiança no caráter racional do ser humano e na disposição ordenada do mundo.

     A originalidade de sua doutrina, e limpidez e rigor de seu pensamento, surpreendiam a quem quer que assistisse às suas aulas.

     Sua alma imperturbável, manifesta simplicidade e humanidade profundas, uma doçura nunca desmentida, mesmo diante de ardentes discussões com seus mais ferrenhos adversários, refletia a pureza de sua contemplação intelectual e a santidade de seu caráter e vida.

     Sua alma, aberta a tudo o que é nobre, bom e verdadeiro, desconhecia os abismos da miséria humana.

Filosofia Tomista

     Tomismo é a doutrina ou filosofia escolástica de São Tomás de Aquino, adotada oficialmente pela igreja católica, que se caracteriza, pela tentativa de conciliar o aristotelismo com o cristianismo, gerando uma filosofia do ser , inspirada na fé.

     O tomismo se afirma e se caracteriza como o início da filosofia no pensamento cristão e, por conseguinte, como o início do pensamento moderno.    Afirma a existência de DEUS como causa suprema, sendo um ser absolutamente necessário para a causa final da criação do homem.  Segundo Tomás de Aquino o homem é composto de corpo e alma, sendo o primeiro a matéria perecível que colabora para o aperfeiçoamento da alma, esta criada por DEUS.

Razão prática, Sinderese e Ética

     A razão prática é, portanto, a mente funcionando, dirigida a uma obra. É a consciência de um mandamento básico, onde o homem consulta sua natureza para ver o que é bom e o que é mau. Examina uma ação em comparação com sua essência para ver se a ação é adequada a natureza humana ou não.

     A Sinderese, portanto, é como que uma espécie de “centelha ou emoção” da consciência, com a função de direcionar o comportamento.

      A Ética Segundo Tomás de Aquino, consiste em agir de acordo com a natureza racional. Todo o homem é dotado de livre-arbítrio, orientado pela consciência e tem uma capacidade inata de captar, intuitivamente, os ditames da ordem moral. O primeiro postulado da ordem moral é: fazer o bem e evitar o mal. Na sua ética, São Tomás de Aquino parte do princípio da existência de Deus, porque nenhuma ética é possível sem uma metafísica qualquer. Não é a única forma de controle e regramento do comportamento em sociedade. É uma relação de débito recíproco entre o homem, seu semelhante e a comunidade.

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