TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do Documentário Justiça

Por:   •  20/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ESTÁCIO DE SÃO LUÍS

CURSO DIREITO BACHARELADO

Disciplina: Psicologia Aplicada ao Direito

SÍNTEZE SOBRE O DOCUMENTÁRIO “JUSTIÇA” DE MARIA AUGUSTA

Rogério José da Silva Ribeiro

Mat.: 201503539083

São Luís

2015

JUSTIÇA. Direção e produção de Maria Augusta Ramos. Documentário. Brasil: produção independente, 2004. 1 DVD (100 min). Ntsc, son., color. Port.

O documentário Justiça de Maria Augusta é gravado quase integralmente dentro de um Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Através de um câmera parada e observadora, expõe a vida cotidiana dos réus, da defensoria pública, da promotoria, da polícia e dos juízes. Assim, acompanhando três casos diferentes, ela consegue mostrar a indiferença do Tribunal de Justiça.

O primeiro caso mostrar uma audiência em que um paraplégico é inquerido de haver cometido um delito em que não há provas nem testemunhas, senão os próprios policiais que efetuaram a sua prisão. No caso, o réu, que não possui uma perna e anda de cadeira de rodas, teria pulado um muro para fugir dos policiais. Assim, é demonstrada a injustiça chamada de Sistema Judiciário Brasileiro.

O ato de ser eficiente, para um juiz, no Sistema Judiciário Brasileiro não é uma tarefa fácil, uma vez que o mesmo precisa julgar cerca de dez audiências por dia, sem falar da frieza com ele julga os processos. Essa frieza é demonstrada na cena em que o réu paraplégico pede para ser transferido para um hospital, pois a sua cela está tão lotada que é impossível permanecer na cadeira de rodas, ficando assim, se arrastando pelo chão onde há as fezes, as urinas e outras sujeiras dos outros detentos, o magistrados apenas diz que não pode fazer nada sobre isso.

Outro caso apresentado é do Carlos Eduardo, acusado de roubar um carro. Este crime foi descoberto por que o réu, ao perder o controle do carro, bateu em uma árvore. Quando a polícia chega para periciar a situação, descobre que o carro é furto e detém o motorista. Na audiência, ele afirma não saber que o carro era roubado e que o havia pegado emprestado de uma amigo. Diante de sua defensora ele confirma o roubo, e esta, por sua vez, busca a absolvição do réu com a justificativa da superlotação das carceragens no Brasil.

No terceiro caso, uma jovem, recém completados 18 anos, é detido por porte ilegal de arma e tráfico de drogas. Ele afirma, perante o juiz, sua inocência. E no final tem sua pena convertida em ações voluntárias de ajudas a sociedade.

Diferentes de outros documentários, por não haver entrevistas e através de uma simples câmera, Maria Augusta demonstra e alerta a sociedade sobre o caos existente no sistema carcerário e no sistema judiciário carioca. Porém, sabemos que essa situação não é única no Rio de Janeiro, mas se espelha por todo Brasil.

Originalmente, o documentário faz alerta para a reforma que o sistema judiciário necessita. Filmando o interior de um tribunal, ela consegue retratar com delicadeza que não é colocando os marginais na cadeia que resolvemos o problema de violência no Brasil.

“Quem ta preso na verdade? Só tem pé de chinelo, ladrão pé de galinha, o povo mais miserável”. Nessa frase, uma das defensoras mostra resumidamente o objetivo principal da obra que é expor o retrato da impunidade, ineficácia e desigualdades da sociedade, através do sistema judicial penal brasileiro. A estrutura que compõe esse processo do sistema punitivo, desde os tribunais até o cárcere, exibe o tratamento desigual fornecido aos envolvidos. O faustoso e magnífico discurso de “bastas à impunidade” proferidos pela juíza em sua posse como desembargadora afrontam as cenas dos presos amontoados como animais, presos em suas jaulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (298.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com