TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sófocles e Édipo Rei

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 6

Sófocles e o Édipo Rei

1)Quem foi Sófocles?

Sófocles nasceu no subúrbio de Atenas,Colono, até em 406 quando chegara a sua morte. Ele presenciou o apogeu da Grécia com a expansão de Péricles, e viu também o fim do grande período grego com a Guerra do Peloponeso. Durante o período de guerra foi indicado ao cargo de comandante do exército em expedições militares, além de ter participado da vida política de Atenas. Mas o seu grande feito foram as 123 peças teatrais que escreveu, todas histórias trágicas de heróis. Dentre elas Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona, Traquínias ,Electra, entre outras. Ele foi o maior poeta de tragédias da Grécia Clássica, tendo em vista que obteve 24 vitórias nos concursos trágicos, e que 76 das suas obras foram premiadas. Além de ter ganho o seu primeiro concurso aos 28 anos, vencendo Ésquilo, outro grande tragediógrafo da época.

2)Explique resumidamente a temática de duas importantes obras de Sófocles: Édipo em Colono e Antígona.

Édipo foi expulso pelos próprios filhos de Tebas, que não se sensibilizaram com a desgraça do pai, assim recebendo pelo seu progenitor uma maldição. Édipo guiado por Antígona chegou a Colono, onde finalmente aceitaria o seu destino, já traçado pelo Oráculo. Ele foi acolhido por Teseu, rei de Atenas. Logo depois a notícia de que o lugar onde o corpo de Édipo repousasse seria abençoado pelos Deuses chegou aos ouvidos dos seus filhos que inicialmente o expulsaram. Assim tanto Creonte, tio de Etéocles rei de Tebas e usurpador do poder, que quebrou o combinado com o seu irmão Polinicis, de reversar no poder, quanto Polinicies atual rei de Argos, foram em busca de Édipo, para que as suas terras fossem abençoadas pelos Deuses. Mas Édipo não quis sair de Colono e ao invés de ajudar um dos lados, reforçou a sua maldição contra os filhos, falando que um morreria pelas mãos do outro. Após a morte de Édipo, suas filhas Antígona e Ismene retornam a Tebas e presenciam a luta contra os irmão e viram a maldição acontecendo. Creonte, o atual rei decide então não enterrar o corpo de Polinicis, pois ele que invadiu Tebas, mas Antígona como heroína, decide conceder os direitos fúnebres ao seu irmão, defendendo assim o direito natural.

3)Pesquise sobre os antecedentes que marcaram a história de Édipo.

Os antecedentes de Édipo consistem na maldição que seu pai Laios sofreu por ter amores homossexuais. Então Laios se casou com Jocasta, se tornando rei de Tebas. Então o oráculo disse que se eles tivessem um filho, o mesmo mataria o sei pai, Laios, e casaria com a sua mãe, Jocasta. Passado um tempo após o casamento, Jocasta deu a luz à um menino, que foi dado para um servo para que furasse o seu pé e o deixasse pendurado no monte Citéron, ate a sua morte. Esse servo sentiu piedade daquela criança e o deu para um pastor que levava o seu rebanho à Corinto, assim entregando Édipo aos reis de Corinto que tanto queriam um filho. Pôlipo e Mérope criaram Édipo como filho, até um dia em que ele foi chamado de Adotivo por um dos cidadãos, assim ele procurou o oráculo, que o não respondeu a sua pergunta sobre os seu pais verdadeiros, mas o contou sobre o seu destino, que seria matar o seu pai, e casar-se com a sua mãe. Na tentativa de fugir do seu destino, Édipo foi em direção à Tebas, que no caminho teve uma briga, resultando na morte de Laios, o seu pai verdadeiro. Ao chegar em Tebas, resolveu o enigma de Esfinge e o povo o tornou rei, casando-o com Jocasta. Cumprindo assim a maldição. Depois eles tem quatro filhos, e os Deuses que não estão contentes com isso, lançam uma maldição a Tebas.

4)Elabore um texto resumindo a tragédia Édipo Rei.

Édipo manda o seu cunhado Creonte, ir até o oráculo saber o porque Tebas, o seu reino, sofria tantas maldições. Creonte então volta com a informação que as calamidades sofridas só iriam se sessar quando o culpado pelo assassinato de Laio, antigo rei, fosse encontrado e morto, ou exilado. Por consequente Édipo afirma aos cidadãos de Tebas que fará o possível para encontrar tal assassino. Sua primeira providencia foi chamar o velho adivinho, que o acusou de ser o assassino que procurava, e que proferiu que ele no final se tornaria cego e pediria esmolas. Não acreditando nesse adivinho, Édipo acusou Creonte de estar conspirando contra ele para tomar o seu poder. Depois de conversar com a sua mulher, Jocasta, Édipo assumiu que poderia ter sido o verdadeiro assassino, mas Jocasta o desmentiu. Um mensageiro vindo de Corinto o informou que o seu suposto pai teria falecido, e que ele era filho adotivo, que ele era o filho de Laio e Jocasta que fora abandonado no monte Citéron. Ao saber dessa notícia Jocasta, se matou e Édipo furou os seus olhos com a abotoadeira que encontrou na roupa da falecida mãe e mulher, pois ele não suportava ver aquilo que ele tinha se tornado, e aquelas pessoas que ele amava, pois o que ele havia feito seria a maior das desgraças.

5) Como os deuses são definidos na referida tragédia? Cite 3 fragmentos do texto que ilustram suas características.

Os Deuses são definidos como a salvação, mas também os responsáveis por todas as coisas ruins que acontecem, principalmente pelo julgamento das pessoas que cometeram algo errado.

1- Traga-nos ele, deus Apolo, a salvação

resplandecente como seu próprio semblante!

2- Ordena-nos Apolo com total clareza

que libertemos Tebas de uma execração

oculta agora em seu benevolente seio,

antes que seja tarde para erradicá-la...

... Teremos de banir daqui um ser impuro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com