TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC DIREITO DO CONSUMIDOR

Por:   •  15/6/2015  •  Monografia  •  7.479 Palavras (30 Páginas)  •  3.920 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE DIREITO

A PENALIZAÇÃO DAS EMPRESAS PELA PERDA DE TEMPO DO CONSUMIDOR NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS NA RELAÇÃO DE CONSUMO.

MARCIA CERRUTI LOPES

RIO DE JANEIRO

2015


MARCIA CERRUTI LOPES

A PENALIZAÇÃO DAS EMPRESAS PELA PERDA DE TEMPO DO CONSUMIDOR NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS NA RELAÇÃO DE CONSUMO.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Direito, do Curso de Direito, da Universidade Estácio de Sá.

Professor Orientador : Renato Cesar de Araújo Porto

RIO DE JANEIRO

2015

A PENALIZAÇÃO DAS EMPRESAS PELA PERDA DE TEMPO DO CONSUMIDOR NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS NA RELAÇÃO DE CONSUMO.

Márcia Cerruti Lopes

Matrícula: 201101323426

RESUMO

Este trabalho é uma proposta para analisar o conceito da responsabilidade civil das empresas perante o consumidor quando ocorre um prolongado espaço de tempo na resolução ou encaminhamento das demandas do consumidor. A imposição de regras abusivas e indefinições nas soluções da demanda resultam na perda de tempo útil do consumidor. Será apresentada a Tese do Desvio Produtivo que discute a relação de consumo quando ocorre tal perda de tempo e as conseqüências que são geradas para o consumidor

Palavras Chave: Trabalho de Conclusão de Curso. Responsabilidade Civil. Tese do Desvio Produtivo. Direito do Consumidor. Perda de Tempo.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. A responsabilidade das empresas sobre o tempo perdido no atendimento e resolução de questões demandadas pelos consumidores.

2.2. A prática das empresas no descumprimento das normas que regulam as relações de consumo.

2.3. A pertinência da Tese do Desvio Produtivo do Consumidor nestes casos.

3. CONCLUSÃO

4. REFERÊNCIAS


1.  INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem por objetivo discutir a responsabilidade das empresas fornecedoras ou prestadoras de serviços pela demora excessiva no atendimento e solução das reclamações apresentadas pelos consumidores.

        Na primeira etapa conceituaremos a necessidade de responsabilização de empresas, pelo descumprimento da relação de consumo, devido à perda de tempo do consumidor ao exigir seus direitos. Discutiremos sob a ótica da sociedade moderna as conseqüências geradas pela demora na solução das demandas apresentadas.

        Será demonstrada a disparidade entre a realidade vivenciada ao acionarmos os serviços de atendimento ao cliente, destas empresas e a conceituação jurídica da legislação em vigor que permite o prolongamento das respostas ao consumidor e em alguns casos o faz percorrer caminhos tortuosos no tele-atendimento.

        Na segunda etapa analisaremos a prática destas empresas e apresentaremos como contraponto as normas contidas na Constituição Federal (CF/1988) e as regras estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o Código Civil (CC) demonstrando os danos causados ao consumidor por tais práticas.

        Na terceira etapa apresentaremos a conceituação da Tese do Desvio Produtivo do Consumidor, apresentada pelo Dr. Marcos Dessaune, desenvolvida no ano de 2007 e que, em 2011, culminou com a edição do livro Desvio Produtivo do Consumidor: o prejuízo do tempo desperdiçado em 2011.

        Ao final concluiremos através dos argumentos apresentados na Tese do Desvio Produtivo do Consumidor e a legislação em vigor sobre a validade e necessidade na aplicação de sanções pecuniárias as empresas que causem ônus ao consumidor ao acarretar excesso de tempo para atendimento de suas reclamações e demandas


2. DESENVOLVIMENTO

2.1 - A RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS SOBRE O TEMPO PERDIDO NO ATENDIMENTO E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DEMANDADAS PELOS CONSUMIDORES.

        A sociedade moderna impõe aos indivíduos necessidades amplas e muito diversas daquelas que tínhamos como essencial há alguns anos atrás. Neste sentido, basta mencionar a presença maciça da internet no nosso dia a dia, desde o simples envio de email até realização de pesquisas e efetivação de relações de consumo.

        Trata-se de um novo instrumento de difusão e propagação de consumo que apresenta velocidade, praticidade e propõe segurança na efetivação de qualquer tipo de aquisição ou contratação “on line”. E por estas propostas têm uma significativa preferência por uma boa parte da sociedade. Tal fato demonstra que o homem moderno busca rapidez, segurança, eficiência e economia de tempo, sendo este último quesito algo que destaco de suma importância e essencial a compreensão deste tema.

        A relação de consumo é norteada por uma série de normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor[1] e pelo Código Civil [2] que visam à proteção do consumidor para que haja uma justa relação entre as partes.

                

        Contudo nas relações comerciais não existe tão somente a figura da relação de consumo, uma lei econômica define, em um momento anterior a base da relação de consumo trata-se da Lei da Demanda e da Oferta que conforme estabelecida pelos economistas nos diz Ivan Gorski que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)   pdf (335.9 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com