TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DO ESTADO

Por:   •  14/9/2016  •  Dissertação  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

Perguntas trabalho da Cibele.

  1. Explique o conceito de sociedade, de acordo com Giorgio Del Vecchio, para quem ela constitui um “ complexo de relações pelo qual vários indivíduos vivem e operam conjuntamente de modo a formarem uma nova e superior unidade”.
  2. Qual e a tese mais aceita, atualmente para explicar a origem das sociedades? Por que?
  3. Quais são as principais características das teorias orgânicas e mecânicas das sociedades?
  4. Explique as causas da sociedade (elementos constitutivos) conforme a metodologia aristotélica.
  5. Explique as principais características das sociedades politicas, e atribua a elas um conceito possível.
  6. Explique um conceito de nação. Nação e população significam o mesmo. Porque?
  7. Explique o que é separatismo e cite um conflito separatista atual.
  8. Em qual obra e por qual autor aparece pela primeira vez a noção de Estado, tal qual se concebe a partir do Estado moderno?
  9. Cite e explique as principais características do Estado.
  10. Explique as principais características dos Estados.

a)antigo

b)grego

c) romano

d) medieval

RESOSTAS:

  1. O complexo de relações, onde existe participação dos indivíduos contribuindo consciente com objetivos, em comum como busca da harmonia e a paz social, irá formar uma nova e superior unidade, que tem finalidade, o bem comum, interesse público. Indivíduos vivendo e operando conjuntamente para manutenção da ordem com direitos e deveres recíprocos.
  2. É o impulso associativo, sociedade natural, onde a origem da sociedade é o fruto da própria natureza humana, pois é considerado improvável que o homem saia de estado de natureza (situação pré-social) e crie uma sociedade produto de acordo de vontades (contrato hipotético celebrado entre os homens ).
  3. As principais características são grupamentos sociais, formas de organização e meio de interação entre indivíduos. A teoria da sociedade mecânica fala que os primeiros grupamentos sociais eles funcionam da mesma maneira que as engrenagens e as peças de um mecanismo, pois no inicio quando os primeiros grupos sociais estão se formando, não tem muita variação, caso elas comecem a variar começa a tornar-se um problema. O ideal era manter as pessoas iguais em pensamentos, em valores, em ideias, como um mecanismo.
  4. Logica formal: tudo o que existe e gerado por causas, eficientes, instrumental, material, formal e final.
  5. A sociedade politica e inerente a necessidade de organização das sociedades mais complexas, tem como finalidade o bem comum. São sociedades politicas segundo Dallari, todas aquelas que visam a criar condições para a consecução dos fins particulares de seus membros ocupam-se da totalidade das ações humanas coordenando-as em função de um fim comum. É aquela organizada para que as pessoas alcancem, fim delimitadas pelo território, onde autoridades exercem jurisdição.
  6. Nação – conjunto de indivíduos constituídos em sociedade natural, os quais, por sua identidade e características sociais e culturais determinam uma cultura única e própria, gerando uma consciência nacional singular. Nação e população não significam o mesmo porque população são todos os cidadãos de um território, mesmo tendo idiomas diferentes tradições e religiões diferentes, já nação necessita de unidade nessas questões.
  7. O separatismo é caracterizado por um movimento de separação de povos que constituem nações que disputam por um determinado território a fim de formar seu próprio Estado e adquirir independência. Exemplo seria Israel e Palestina.
  8. Na obra “O príncipe” de Maquiavel
  9. Os elementos do Estado são população, território, governo, e soberania. O Estado tem legitimidade quando o governo soberano exerce seu poder sobre uma população dentro de um território definido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com