TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO: “Ciência e política: duas vocações”

Por:   •  15/3/2020  •  Artigo  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

--------------------------------------------------FICHAMENTO----------------------------------------------

NOME: João Miguel Alves Anacleto

R.A: 22008448

TURMA: N.A

TEXTO: “Ciência e política: duas vocações”

                     

                                Neste texto o autor começa fazendo uma associação entre o homem e estado, onde estado consiste na dominação do homem sobre o homem, e o estado só poderá existir, se houver a dominação do homem com a violência legitima. Vigência Legitima é uma forma de violência regida e permitida por lei. Por meio da racionalidade, Max Weber tenta dar uma metodologia e classificação aos direcionamentos e acontecimentos socias por meio da ciência.  [...] Que entendemos por política? O conceito é extraordinariamente amplo e abrange toda as espécies de atividade diretiva autônoma[...]. Nessa frase em Max Weber argumenta que a política está nas pequenas atitudes do dia a dia da sociedade, como as dividas de um banco, uma política de desconto, da política adotada por um sindicato e etc...

                     

                                É importante falar sobre qual é o significado de vocação ao qual Max Weber se refere ao tratar de seu comprometimento, tanto no campo da política quanto na ciência. O autor entende a vocação como a derivação que a palavra sugere. Para o mesmo a vocação é uma soma de paixão e inspiração que encontra seu auge na atividade guiada pelo seu método e disciplina.

                               Qual o sentido da ciência na sociedade?  A ciência  é  a  forma  com  a  qual  buscamos  as respostas que não são dadas pelo misticismo e axiologias, Weber relembra o questionamento feito por Tolstói: “tem sentido a morte? para dizer que no mundo místico já existem respostas dadas para o sentido  da  vida  e  da  morte,  e  não  é  sobre  isso  que  o  homem  científico  se  debruça.  O homem secularizado, a seu ver, mesmo cansado da vida não está cansado das respostas que ela dá, ele “rompe com o útero” das cosmologias místicas. O mundo pode ser dividido em dois a partir dessa perspectiva, o mundo dos fatos (com o qual se ocupa a ciência) e o mundo dos valores (o das cosmologias e explicações místicas).  O mundo da ciência é o da lógica, no mundo moderno é marcado pelo politeísmo e ceticismo, um pluralismo que pode ser benéfico se suscitar reflexões.

                                O trabalho do cientista é analisar e apresentar os elementos e dar exemplos para que as decisões sejam tomadas, mas deve fazer isso de forma reta. As conclusões devem ser feitas a partir da racionalidade de adequar os meios aos fins através de um pensamento instrumentalista de estudar a relação causa-fim e suas consequências sem determinar se um valor é verdadeiro ou correto.  Para Max Weber a ciência deve seguir um purismo na atividade acadêmico-científica desconexa de ideais e pregações religiosas.  Não cabe ao professor ou cientista dar o estimulo a alguma opção ideológica ou religiosa, ele deve apresentar as informações dispostas e fatos para estimular o pensamento autônomo e permitir conclusões pessoais embasadas e críticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com