TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ACERCA DO LIVRO UNIVERSIDADE, CIENCIA E FORMAÇÃO

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

Metodologia do  Trabalho Científico

Prof. Msc Robson Brito

Exercício de leitura e compreensão do texto: Universidade, Ciência e Formação Acadêmica de Antônio Joaquim Severino.

Prezado(a) Aluno (a:

Leia com atenção e reflita sobre esse trecho:

“ O livro, isto é, o ato de fala impresso, constitui  igualmente um elemnto da comunciação verbal. Ele é obejto de discussões ativas sob a forma de diálogo e, além disso, é feito para ser aprendido de maneira ativa, para ser estudado a fundo, comentado e criticado no quadro do discurso interior, sem contar as reações impressas, institucionalizadas, que se encontram nas diferentes  esferas de comunciação verbal (crítica, resenhas, que exercem influência sobre os trabalhos posteriores, etc)....” Bakhtin/Volochinóv In:  A interção verbal. Marxismo e Filosofia da Linguagem, 127-128).

  1.  Após a  leitura e reflexão do trecho acima você está convidado a ler todo o capítulo de Antônio Joaquim Severino, de maneira ativa e, deve fazer duas perguntas ao autor/texto a respeito do que você pode descobrir sobre os aspectos da Universidade, da Ciência e da Formação Acadêmica.

Pergunta 01:

A pesquisa e a extensão formam uma relação de interdependência; no entanto a aprendizagem e o ensino só se dão através da própria prática da pesquisa. Em meio a dinamicidade do século XXI, seria correto adotar o uso de novas tecnologias na interação do aluno com a comunidade? Ou essa deverá realizar-se apenas por meios mais tradicionais e comprovadamente eficazes?     _____________________________________________

Pergunta 02:

Se o conhecimento tem a ver diretamente com os interesses da sociedade e a construção do conhecimento é muito mais importante para o desenvolvimento da mesma, por que a política educacional brasileira apoia e permite a mecanização do ensino adotada nos numerosos centros universitários? __________

  1. Faça um comentário a respeito do que você pensou após leitura desse capítulo de Antônio Joaquim Severino e o que registrou para seu aprendizado.

Comentário:

O estudo da metodologia científica é fundamental para a inserção do aluno na universidade, uma vez que, através dessa disciplina passa-se a entender o porquê do ensino, a pesquisa e a extensão serem profundamente abordados nesse ambiente, contribuindo para uma melhor compreensão dos interesses do meio histórico-social. É possível concluir também a importância do processo da construção do conhecimento, para a formação de profissionais proativos e amplamente capacitados, quando comparados aos profissionais formados apenas pela mecanização do ensino.  

Atenção:

Você deve fazer essas duas questões e o comentário  digitados e enviar para o email robsonpucminas@gmail.com até o dia 08/08 para a turma da manhã e 12/08 para turma da noite. (Imprimir e levar para as aulas de Metodologia no dia 08/08 e 13/08)

Abraço

Prof. Robson

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com