TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO RESÍDUOS SÓLIDOS - ATERROS

Por:   •  17/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRAL DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – ATERRO SANITÁRIO

DIFERENÇA ENTRE ATERRO SANITÁRIO E LIXÃO

LIXÃO

O lixo é despejado em um grande espaço sem planejamento apropriado, para que se possa realizar o “abrigo” de resíduos, de forma menos agressiva ao meio ambiente.  O chorume e gases não são tratados, e contaminam o solo e lençóis freáticos e consequentemente, poluem o ar e atraindo ratos e insetos em geral – que são vetores de diversas doenças e infecções.

ATERRO SANITÁRIO

Os resíduos são depositados em local totalmente impermeabilizado –  onde é aplicada uma camada de argila e depois recoberta por lona plástica, impedindo o vazamento do chorume. Dia após dia, todo o material é aterrado, com instrumentos específicos. O metano e outros gases liberados pelo processo de decomposição são captados por tubulações e pode , inclusive, ser convertido em energia elétrica.

ATERRO SANITÁRIO

São espaços destinados à acomodação no solo de resíduos de forma a ocupar pouco espaço e provocar o menor dano possível ao meio ambiente e consequentemente à saúde pública.

Visando a melhoria das condições sanitárias, com praticas de controle dos descartes sólidos urbano, sendo possível evitar a degradação descontrolada minimizando os danos.

DIVISÃO DOS ATERROS

Aterro Convencional: os resíduos são depositados em camadas compactadas, sobrepostas acima do nível original do terreno, formando uma espécie de escada ou de troncos de pirâmide.

;

Aterro em valas: São formados através de células e camadas, preenchendo por completo as trincheiras. Com isso o terreno receberá de volta a sua topografia original.

        

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS  PELOS ATERROS SANITÁRIOS E AÇÕES MITIGADORAS

IMPACTOS NO MEIO FISICO:

  • Geração de gazes

O material orgânico em seu processo de decomposição produz grande quantidade de gás, que possui um forte odor e de fácil combustão por ter um potencial elevado de inflamabilidade;

Ação mitigadora: Criação de usina de drenagem de gases e tratamento de gases, realizar a cobertura do aterro.;

  • Produção de chorume ( Líquidos percolatos).

A produção de desses líquidos extremamente poluentes provenientes da decomposição, podem infiltrar na sob solo atingindo o lençol freático e nascente ou corpos d’agua. A implantação de estação de tratamento desses líquidos, tornando possível o aproveitamento da água tratada, sendo encaminhada a indústrias como mineradoras que lavam seus rejeitos de minério, outra de forma de redução é a impermeabilização do fundo do aterro.

  • Assoreamento e Obstrução de Cursos D'água Superficiais

Os cursos d' água próximos são atingidos pela terra carregada pela ação das águas pluviais, que agem os cursos d' água próximos, promovendo o seu assoreamento e obstrução. Sendo evitar tal situação realizando o plantio de gramíneas que servirão de contenção nas áreas terraplanadas. Somados a implantação de sistema de drenagem de águas pluviais.

  • Deslizamento no Maciço de Resíduos.

A ocorrência de deslizamento dos maciços ocasiona graves acidentes em aterros de grande porte, a compactação deve ser feita de forma eficiente  ao formar as camadas de resíduos, pois em períodos chuvosos pode apresentar instabilidade, vindo a deslocar o maciço de resíduos. Portando a medida de readequação geométrica dos taludes, compactação de superfície do maciço e dos taludes, plantios de gramíneas tornam a área mais estável e consequentemente mais segura.

IMPACTOS NO  MEIO BIÓTICO

  • Remoção de Cobertura Vegetal

Nas áreas onde são instalados os aterros a vegetação existente no local é removida, alterando a característica do terreno, sendo necessária implantação de projeto de revegetação da área.

        

  • Migração da Fauna Silvestre

Com a remoção da cobertura aterro vegetal original e adulteração ambiental, a circulação de pessoas e a utilização de maquinários na operação do aterro sanitário, os animais silvestres que habitavam a área, afastam-se em busca de locais menos perturbados e adequados ao seu desenvolvimento. Ao encerrar as atividades a recomposição através do reflorestamento é à medida que se faz necessária, com a finalidade estimular o retorno da fauna.

  • Proliferação de insetos e roedores.

O grande volume de matéria orgânica na massa de resíduos serve como atrativo de animais e insetos que são transmissores de diversas doenças, pois ratos, moscas e baratas, se alimentam e se proliferam na área dos aterros sanitários. Sendo necessário realizar a (Dedetização, desratização...). e providenciar a cobertura da superfície de lixo e eliminação de poças d’água.

IMPACTOS NO MEIO SÓCIO ECONÔMICA.

  • Desvalorização imobiliária;

A desvalorização dos imóveis localizados em área de influência vizinhas a aterros com condições inadequadas, em consequência à degradação ambiental sofrida sem seu entorno. Sendo necessário um planejamento buscando um melhor acesso.

  • Declínio na qualidade de Vida da População do Entorno do aterro.

A população sofre diretamente, pois a não é beneficiada com investimentos e isso resulta na queda de qualidade de vida da população. A realização de um plantio visando criar uma barreira vegetal, impedindo a visualização do aterro diminuiria esse impacto.

  • Atividade de Garimpo ou Catação de Lixo

Atividade de grande risco nos aterros sem controle sem acesso, realizada por catadores (pessoas em condições de fragilidade social) que coletam material com a finalidade de venda e composição de renda.

ENCERRAMENTO DE ATIVIDADE NOS ATERROS SANITÁRIOS

Na finalização de atividade é necessária a realização de intervenções visando à recuperação ambiental. Sendo necessário promover análise e planejamento de seu encerramento. Destacamos as principais intervenções a serem realizadas:

Impermeabilização Superficial: Sobre toda a superfície onde existem resíduos depositados, é necessário implantar uma camada impermeabilizante;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com