TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVINHA BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A (RE) ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO BRASÍLIA/DF

Por:   •  13/7/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.927 Palavras (16 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 16

CLÁUDIA BALBINO DE SOUZA

CRISTIANE ALVES DOS SANTOS

DANIELA CANEDO DANTAS E SILVA

PROVINHA BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A (RE) ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

BRASÍLIA/DF

2015

CLÁUDIA BALBINO DE SOUZA

CRISTIANE ALVES DOS SANTOS

DANIELA CANEDO DANTAS E SILVA

PROVINHA BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A (RE) ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Trabalho final apresentado ao Componente Curricular Avaliação na Escola, do Curso de Pedagogia/PARFOR da Universidade de Brasília como requisito para obtenção de menção final.

Orientadora: Profª Ma. Francisca Bonfim

BRASÍLIA/DF

2015

PROVINHA BRASIL:  CONTRIBUIÇÕES PARA A (RE) ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Cláudia Balbino de Souza¹

Cristiane Alves dos Santos²

Daniela Canedo Dantas e Silva³

RESUMO

Este artigo foi elaborado com os dados de uma pesquisa realizada em 2015 que tinha por finalidade investigar as contribuições e repercussões da Provinha Brasil na organização do trabalho pedagógico à partir da percepção dos docentes que atuam em classes de 2º ano do Ensino Fundamental/Anos Iniciais em uma Escola Pública do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com uso de técnicas de observação e entrevista semiestruturada. Participaram desta entrevista oito professoras, sendo que os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo. Priorizou-se uma discussão sobre duas temáticas: finalidade e utilização dos resultados da Provinha Brasil. Algumas professoras percebem a Provinha Brasil como um instrumento de caráter quantitativo, que serve somente para segregar e excluir os alunos. Outras acreditam no caráter qualitativo da mesma, pois à partir de uma análise de seus resultados poderão elencar prioridades de intervenção para o desenvolvimento acadêmico dos educandos, organizando simulados antes da aplicação das mesmas. Ressalta-se que os órgãos envolvidos no processo de elaboração da avaliação: MEC/INEP, tem se esforçado para que a Provinha Brasil tenha caráter diagnóstico e contribua para organização do trabalho pedagógico dentro do âmbito escolar.

Palavras-chave: Provinha Brasil, organização do trabalho pedagógico, avaliações em larga escala

Introdução

        

        A Provinha Brasil e sua articulação para organização do trabalho pedagógico dos docentes, alvo desta pesquisa, tem sido amplamente discutida por profissionais da educação e estudiosos da área. Esta avaliação é um teste padronizado e disponibilizado pelo Instituto de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira, empregado como avaliação em larga escala, sendo justificada pela necessidade de permitir que professores e gestores  obtenham mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática, oferecidos nas escolas públicas brasileiras, mais especificamente, a aquisição de habilidades de Leitura e de Matemática.        Segundo o INEP (2012):

A Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.

A Provinha Brasil é um instrumento diagnóstico para avaliar o grau de alfabetização dos alunos, estudantes do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, de modo que as escolas das redes públicas de ensino possam intervir nas práticas de alfabetização, contribuindo para a qualidade do ensino e possível redução das desigualdades sociais. No entanto, os atores sociais diretamente envolvidos com este instrumento – os professores – precisam estar alinhados às diretrizes do exame. Resultados de pesquisas realizadas nesta área apontam para uma contradição entre a prática docente e o que determinam os documentos oficiais.

Sabendo-se que a Provinha Brasil é um instrumento que visa diagnosticar e avaliar a trajetória da criança no período de alfabetização, este artigo foi elaborado com os dados de uma pesquisa realizada em 2015 em uma escola pública do Distrito Federal, visando caracterizar as contribuições e repercussões da aplicação da mesma tanto para os alunos como para os professores e gestores, além de possibilitar uma conscientização da importância da avaliação externa na instituição. É necessário que antes de apresentar os resultados da pesquisa, identifiquemos as concepções que se tem sobre avaliação e qualidade à luz de pesquisadores consultados no decorrer deste estudo.

Avaliação de Larga Escala e a qualidade da educação

Muito tem se discutido sobre a necessidade de se buscar a qualidade em educação referendada em valores sociais que alicerçam a vida dos sujeitos em sociedade em torno de um mundo com justiça social. Assim, mais do que o predomínio de uma razão técnica no seu processo de construção, deve ser considerada a qualidade em educação como resultado da ação coletiva, de acordos estabelecidos entre os diferentes sujeitos sociais da educação.

Nesse sentido, falar em qualidade da educação é ter clareza dos fins que ela pretende atingir. Os fins da escola vão muito além da preparação de sujeitos para o mercado de trabalho. Diferente de outros produtos, no que se refere a escola, é difícil definir padrões de qualidade, porque a natureza do trabalho educacional requer complexidade no processo de avaliação, o que não ocorre, por exemplo em outros produtos cuja qualidade pode ser aferida imediatamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (612.7 Kb)   docx (349.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com