TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRIBUNAL DO JURI: A SOBERANIA DOS VEREDITOS

Por:   •  10/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.136 Palavras (13 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

FÁBIO DE CASTRO PIMENTEL

        

TRIBUNAL DO JURI: A SOBERANIA DOS VEREDITOS

BELÉM DO SÃO FRANCISCO

2014

FABIO DE CASTRO PIMENTEL

TRIBUNAL DO JURI: A SOBERANIA DOS VEREDITOS

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Monografia I na Faculdade Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco

Professor da disciplina: Profa Ms. Geyza Kelly Alves Vieira.

Orientador de conteúdo: Prof. Ms. Paulo Romério Lima Vieira.

Belém do São Francisco

2014


SUMÁRIO

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO        

2        TEMA        

3        FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        

4        JUSTIFICATIVA        

5        OBJETIVOS        

5.1        OBJETIVO GERAL        

6        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

7        METODOLOGIA        

7.1        MÉTODO DE ABORDAGEM        

7.2        MÉTODO DE PESQUISA .......................................................................

8        CRONOGRAMA        

9        PROPOSTA DE SUMÁRIO PARA O TCC _        

10        REFERÊNCIAS        16

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

O presente projeto tem como autor Fábio de Castro Pimentel, estudante do curso de bacharelado em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF), orientado pelo professor Ms. Paulo Romerio Lima Vieira, em estudo dirigido às áreas de direito penal, direito processual penal, direito constitucional.

  1. TEMA

O tema escolhido para o presente projeto é: “TRIBUNAL DO JURI: A SOBERANIA DOS VEREDITOS”.

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

As discursões e abordagens trazidas no decorrer deste trabalho pretendem analisar o Tribunal do Júri no Brasil e seus Princípios Constitucionais definidos na Constituição Federal de 1988.

  1. JUSTIFICATIVA

A presente monografia analisou o Tribunal do Júri no Brasil e seus Princípios Constitucionais definidos na Constituição Federal de 1988. A instituição do Júri Popular no Brasil ocorreu em 1822, durante o período imperial para julgamento de crimes da imprensa. Conforme hoje disposto, o texto constitucional no artigo 5º,inciso XXXVIII, reconhece o Tribunal do Júri como cláusula imutável e assegura a Plenitude de Defesa, o Segredo das Votações, a Soberania dos Veredictos e a Competência para Julgamento dos Crimes Dolosos Contra a Vida, reafirmando a possibilidade de uma revisão criminal. O reconhecimento constitucional do Tribunal do Júri consagra duas grandes conquistas do Estado Democrático de Direito: a participação do cidadão comum na Administração da Justiça e a garantia ao acusado de um julgamento imparcial pelos seus pares. Neste contexto, o trabalho enfocou a análise de cada princípio, observando a proteção dispensada ao jus libertatis do indivíduo contra os abusos no exercício do poder repressivo do Estado e sua correlação com o Direito Processual Penal, instrumento normativo usado para aplicação de sanções punitivas de tendências autoritárias e totalitárias. Também se abordou a competência mínima do Tribunal Popular para julgar os crimes dolosos contra a vida e a possibilidade de sua ampliação pela legislação infraconstitucional.

Por meio do método dedutivo de abordagem, partindo do geral para o particular analisaram-se os aspectos históricos, sociológicos e jurídicos do julgamento do indivíduo pelo Júri Popular, assim como a observância dos Princípios e Direitos Fundamentais consagrados na Constituição Federal de 1988..

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL 

Fazer uma crítica com argumentos racionais, que rompam com o saber jurídico meramente dogmático. Não tem como objetivo principal explorar o funcionamento do Tribunal Popular a fundo, mas sim fazer um contraponto a esta Corte que perdura há muito tempo em nosso sistema jurídico. Trata-se de apontar soluções para esta Instituição, como sua exclusão definitiva, ou alteração para Tribunais mistos, que tenham julgadores técnicos julgando ao lado de pessoas leigas.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Tribunal popular é um instituto muito intrigante dentro do Direito Processual Penal, tendo diversos defensores, bem como inúmeros críticos. É um procedimento diferenciado que julga delitos socialmente relevantes, quais sejam, os crimes dolosos contra a vida, isto feito através de pessoas do povo, que são leigas na Ciência do Direito.

Este artigo tem o intuito de trazer uma abordagem crítica com relação ao Tribunal do Júri, rompendo com os dogmas existentes acerca desta instituição, buscando afastar-se do saber convencional e analisando-o de forma racional. Temos em vista que num mundo em que as pessoas nos dizem o tempo todo que as coisas funcionam desta ou daquela maneira, é necessário não ficar preso nestas amarras e “arranhar” a superfície da realidade com algumas indagações para ver quanta mistificação existe por aí.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com