TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Desenvolvido na Disciplina Noções de Atividades Atuariais

Por:   •  5/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

NOME

Leticia da Costa Ferreira

RA

6618342445

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Noções de Atividades Atuariais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Camila Cristina Ferreira.

Anhanguera Educacional

2016

  1. Evolução histórica do Seguro no Brasil;

O seguro no Brasil teve início com a abertura dos portos ao comercio internacional, em 1808.  A primeira sociedade de seguros a funcionar no país foi BOA FÉ, em 24 de fevereiro de 1808, com foco no seguro marítimo.

        A seguradora seguia as leis portuguesas. Em 1850, teve a promulgação do Código Comercial Brasileiro, Lei nº 556, de 25 de junho. O seguro marítimo foi à primeira vez estudada e regulada em todos seus aspectos. Com isso surgiram várias seguradoras no Brasil. O foco não era só no seguro marítimo, mas também no terrestre. Em 1855, foi autorizada a exploração de seguro de vida.

        Estas sucursais transferiam para suas matrizes os recursos financeiros obtidos pelos prêmios cobrados, provocando uma significativa evasão de divisas.

Visando proteger os interesses econômicos do País, foi promulgada, em 5 de setembro de 1895, a Lei n° 294, dispondo exclusivamente sobre as companhias estrangeiras de seguros de vida, determinando que suas reservas técnicas fossem constituídas e tivessem seus recursos aplicados no Brasil, para fazer frente aos riscos aqui assumidos.

 Algumas empresas estrangeiras não concordaram e fecharam suas sucursais. No final do seculo XIX o mercado de seguros no Brasil tinha alcançado um desenvolvimento satisfatório.

  1. Seguro: definição e características gerais;

O seguro é uma operação que toma forma jurídica de um contrato, onde uma das partes se obriga com a outra, referente um valor de recebimento estipulado, a compensa-lo por um prejuízo, um evento futuro, incerto indicado no contrato. Sua finalidade é restabelecer o equilíbrio econômico perturbado.

Principais elementos que caracterizam o seguro.

  • Risco;
  • Sinistro;
  • Segurador;
  • Segurado ou seu beneficiário;
  • Prêmio;
  • Indenização;
  • Franquia.

O seguro e fundamentado em Mutualismo, Incerteza e Previdência.

Mutualismo: Um grupo de pessoas com interesses em comum fazendo uma reserva econômica para dividir o risco de um acontecimento não previsto.

Incerteza: Tem dois aspectos básicos: a possibilidade de ocorrência do evento e o momento da ocorrência.

Previdência: Está relacionada à proteção das pessoas em relação a si próprias ou a seus bens.

Temos o seguro público e privado.

Seguro público: Por ter o risco segurado assumido por uma pessoa jurídica de direito público sem fins lucrativos. Ex: seguros cujo monopólio pertence ao estado, como Seguro Crédito à Exportação e a Previdência Social.

Seguro Privado: O risco segurado é assumido por uma pessoa jurídica de direito privado comercial, com fins lucrativos. O contrato é regulado pelo Código Civil ou Comercial, obedecendo às leis específicas e regulamentações complementares.

  1. Seguro de Automóvel: definição e características específicas

Abaixo algumas definições que encontramos no contrato do seguro de automóveis:

Apólice: O documento que contém informações do segurado, as coberturas, o preço, a duração do seguro, tudo que foi contratado quando assinado a proposta.

Endosso: Alteração de dados da apólice, solicitado pelo segurado, que faz alterações no contrato e isso pode gerar valores a serem pagos ou recebidos pelo segurado.

Franquia: O valor que o segurado vai pagar, caso ocorra um sinistro com danos parciais, e o restante a seguradora que paga, lembrando que a franquia e um valor fixo determinado em contrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com