TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Filosofia do Direito

Por:   •  15/2/2017  •  Resenha  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Filosofia do Direito como parte da Filosofia

     A Filosofia do Direito é parte da Filosofia. A importância dessa afirmação deve ser avaliada com um olhar crítico (atenção e observação), para melhor compreensão das próprias finalidades e proposta da jusfilosofia.

     No principio a ideia de fragmentar a Filosofia/Direito trouxe consigo saberes já estabelecidos, ocasionando analisar as mesmas conquistas, os mesmos métodos e seguir com cautela aquela mesma matriz científica (Filosofia).

“... Toda a história das ideias sobre o Direito encontra-se mescladas a sistemas e pensamentos de filósofos (dos sofistas a Emmanuel Kant). Então, esses eram, a um só tempo, pensadores dos problemas sociais, éticos, políticos, metafísicos, estéticos, lógicos... e, inclusive jurídicos”.

     Diante dessa citação, observamos a importância de todos esses pensadores para a Filosofia do Direito, contudo, por ser uma área de vasto conhecimento e atribuições ouve a necessidade de uma nova linha de pensamento filosófico, trazendo consigo autores/pensadores como: Hans Kelsen, Stammler, Savigny, Puchta, entre outros.

     Filosofia do Direito buscou sua autonomia quando se separou da Filosofia, ou seja, com a desagregação à Filosofia do Direito tornou-se algo mais especifico, produzindo sua própria autonomia.

“A Filosofia do Direito desgarrou-se de maiores atrelamentos com sua matriz, produzindo sua própria autonomia, podendo-se mesmo falar da sua existência de uma Filosofia do Direito implícito como algo diferenciado de uma Filosofia do Direito explícito.”

     Mesmo com a desagregação, não se pode esquecer que a Filosofia do Direito se desenvolveu a partir da Filosofia, porém, com a necessidade de uma especificidade, a Filosofia do Direito tornou-se historicamente um conjunto de saberes acumulados sobre o Direito.

     Com a separação o Direito passou a ser tratado não somente com cunho jurídico, mas também filosófico. Perpassando sobre esse tema observamos que o convívio e o diálogo constantes obtiverão melhores e mais salutares resultados a cerca dessa área do saber humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com