TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Relações de Consumo

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

AP IV

José (30 anos de idade) possui sérios transtornos mentais, contudo, não aparenta ter qualquer desequilíbrio. Todo dia ele sai de casa, anda por várias horas e utiliza o transporte coletivo, sempre desacompanhado.

Na última segunda-feira ele se encontrava no interior de um ônibus que circulava pelo centro da cidade onde reside, sendo que, de repente, ele quebra um dos vidros e pula na via. Em razão de sua conduta, José acabou por morrer.

Os familiares alegam que a empresa de ônibus, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, tem responsabilidade objetiva em relação ao ocorrido, razão pela qual deve indenizá-los.

Considerando essa situação, pergunta-se:

A empresa de ônibus (fornecedora do serviço) tem que realizar o pagamento da indenização pleiteada pelos familiares de José? Explique.

Não. Embora a responsabilidade civil do fornecedor seja objetiva, existem certas situações e possibilidades de exclusão de responsabilidade, expressamente previstas no Código de Defesa do Consumidor, em seu Art. 14, § 3.º:

“Art. 14. [...] § 3° - O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar:

I - que, tendo prestado o serviço, o defeito inexiste;

II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro”

A culpa foi exclusivamente do consumidor, sendo a culpa do consumidor a única causa do acidente, não há como provar o nexo entre a atividade do fornecedor e o fato danoso;

A consequência disto é o afastamento da responsabilidade por ausência de nexo entre o dano e o defeito. Em todos os casos de excludente de responsabilidade, o ônus da prova é do fornecedor (art. 12, §3º, do CDC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com