TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de introdução ao estudo do direito

Por:   •  22/5/2019  •  Dissertação  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO UDF

VALÉRIO DA SILVA BARRA, RGM:2069390-7

RODRIGO DE ALMEIDA BELCHIOR,RGM:2052944-9

RESENHA CRÍTICA

A luta pelo direito

BRASÍLIA

2019

VALÉRIO DA SILVA BARRA, RGM:2069390-7

RODRIGO DE ALMEIDA BELCHIOR,RGM:2052944-9

RESENHA CRÍTICA

A luta pelo direito

Trabalho apresentado no curso de direito da faculdade Centro Universitario UDF

Orientadora Dra Ana Paula

BRASÍLIA

2019

Sumário

Introdução.............................................. página 1

Desenvolvimento.................................. página 2

Desenvolvimento.................................. página3

Conclusão............................................ página 4

Referências bibliográficas................. página 5

INTRODUÇÃO

O livro, a luta pelo direito, retrata como devemos se comportar diante nossos direitos a serem preservados. O autor Rudolf Von Ihering, sendo uma pessoa da área do direito, já tinha conhecimento de todas as brechas do jurídico e também as pessoas não tinham muito interesse de se buscar justiça, fatores principais que descreve em seu livro.

Em seu livro, se preocupar em passar para seus leitores, que devemos sempre buscar ter uma justiça justa, onde se preocupam com os direitos e a moral de sua sociedade. Ele frisa a importância de se ter uma luta para se conquistarmos algo, pois se da a ideia da espada e a balança.

1

Rudolf Von Ihering, foi um jurista alemão, nascido em 1818. Que a partir de uma palestra a qual estava ministrando, surgiu a ideia de escrever o livro ( DerkampfumsRecht “ A luta pelo direito” ), foi um dos pioneiros a defender o surgimento do direito. Em seu livro inicia com a ideia de direito, que em seu sentido amplo, o direito está sempre em busca da Paz. Mas essa paz só é conquistada a partir de muitas dores, muitas lutas, ao quando se refere a dor, ele está se referindo a mãe e seu filho, o homem com a lei, diz que ambos trouxeram dores para mãe e para o homem, sendo gerados forma dolorosa. O direito se dividi em dois sentidos, o objetivo e o subjetivo, o objetivo visa são as regras jurídicas aplicadas pelo Estado, de forma geral. O subjetivo,está ligado a um direito de caráter individual, este foi o método utilizado pelo autor, se referindo o papel do homem lutar pelos seus direitos, dando sempre a ênfase à aqueles que não lutam pelos seus direitos, sempre os taxando como uma minhoca onde todos pisam, e abusam de si, pela falta de preservar seus direitos. Toda essa ideia de origem, não foi fundamentada apenas por Ihering na época, existem dois autores, sendo eles Savigny e Puchta, citado em seu livro, que afirmam que o surgimento do direito se dá por algo natural e imperceptível no meio social, sendo contrários a ideia de Ihering. Ele acredita que algo conquistado sem dor, será algo sem valor algum, vendo aí a necessidade da luta para se conquistar o direito, tornando algo conectado com o homem, pelo simples fato da dor.
Ele inicia o segundo capítulo, falando que o direito tem função de proteger tanto à integridade físicas dos indivíduos, como a moral. Para dar uma ideia de pessoas sem direitos ele usa o exemplo do exército romano que fizeram com que seus escravos fossem rebaixados ao nível de animais, pois eles não tinham direitos a serem preservados, sendo que um homem sem moral, é um homem sem defesa, no que tange à ideia deles terem aceitado uma injustiça de forma pacífica, os levaram a abandonar sua moral. Para Ihering, destaca em seu livro que o único momento que temos explicações cabíveis para justificar o abandono do direito, é quando este ameaça a nossa própria existência. Dando um exemplo, que ocorre bastante são roubos, que quando deparamos com um assaltante temos que lhe passar o que deseja, para não vim a se ferir ou até mesmo ao óbito.Rudolf defende que o único meio para se conquistar um direito é através da

luta, seja ela pacífica ou não.Von Ihering, era um jurista determinado a fazer com que o direito fosse presente na vida de todos os indivíduos. E da mesma forma que lutava para um direito presente, lutava por um direito mais limpo. Que até mesmo no início do direito havia sim corrupção, como cita no texto o caso de Shakespeare, onde o qual juiz apto a julgar agiu de má fé, sendo que utilizando da esperteza deixando bem clara esta palavra no livro, deixou de agir na imparcialidade, fazendo que o autor shylock, ficasse com a moral e com seu direitos ofendidos. Um dos casos compartilhados no livro, nos faz ver com destreza que a corrupção ela é tão antiga, quanto a nossa sociedade. Citando este caso me remonto a ideia de direito privado que Von Ihering descreveu no livro.
“ Em matéria de direito privado já igualmente uma luta contra a injustiça, uma luta comum a toda nação na qual todos devem ficar firmemente unidos. Aqui igualmente aquele que foge comete uma traição contra a causa comum, porque aumenta a força do inimigo, fazendo-lhe aumentar a sua segurança “.
Pegando está pequena parte do livro, já percebemos todo contexto descrito acima, a luta pelos nossos direitos, é que jamais devemos deixar de ser digno daquilo que merecemos por injúrias cometidas.
Em seu texto cita como exemplo um proprietário camponês onde, ele sempre deverá buscar defender seus objetos, mesmo sendo eles de valor, é para protegê-los não porque sejam de valor, mas sendo objetos dele, é dele e é dever do proprietário defender todos os seus pertences. Ele cita que a propriedade não pode conservar-se sã e vivaz senão por
uma contínua conexão com o trabalho.Após discursar sobre todo este tema de proteção ao seus bens, ele buscar o enfoque nas lutas sociais e que são elas conflito de interesse entre o direito positivo e os interesses da sociedade. Que sempre serão conflitantes, sendo ele este conflito benéfico a todos, pois trará uma evolução tanto para a sociedade, que estará cada vez mais dentro dos conhecimentos de seus direitos sociais, quanto o direito positivo que “é o conjunto de princípios e regras que regem a vida social de determinado povo em determinada época”. ( A LUTA PELO DIREITO, 1987,capitulo 3 pagina 45). Com isso a luta como podemos ver ela sempre será necessária, e com essas lutas nos levará a evolução social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com