TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre Plágio

Por:   •  22/10/2015  •  Resenha  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE DIREITO DE GARANHUNS (FDG)

Curso de Pós Graduação em Direito Civil e Processo Civil

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Cientifica II - Professor: Ricardo Oliveira

Aluna: Amanda Fernandes Siqueira

PLÁGIO NAS MONOGRAFIAS

        O autor discorre em seu livro Como evitar plágio em monografias, sobre as técnicas para o uso de textos encontrados na internet, assim como a revolução que a popularização ao acesso a internet proporcionou, deixando mais ágil o processo de comunicação, relacionamento pessoal, envio e recebimento de dados e também consulta a bibliotecas virtuais de textos.

        Em todos os cursos, a utilização de textos extraídos da internet para elaboração de trabalhos acadêmicos e até mesmo em monografias vem causando situações muitas vezes constrangedoras e inusitadas para alunos os alunos, orientadores e instituições de ensino. O autor busca apresentar como vem acontecendo a cópia, transrição e plágio nos trabalhos, mostrando que essa prática é criminosa e o meio educacional são contra essa conduta.

        Diante das exigências estabelecidas pelos profesores desde os primeiros períodos, os alunos apresentam dificuldades em redigir os trabalhos, por estarem acostumados à elaboração de redações pouco criativas e por não terem domínio das normas de citações e referências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou o manual da instituição.

        Frente aos pensamentos do autor quanto o acíduo uso da internet na atualidade, a originalidade de seus argumentos se concretiza também se baseando em um dos mais expressivos pensadores da cultura cibernética, Pierre Lévy, que nos diz que:

A verdadeira democracia eletrônica consiste em encorajar, tanto quanto possível — graças às possibilidades de comunicação interativa e coletiva oferecidas pelo ciberespaço —, a expressão e a elaboração dos problemas da cidade pelos próprios cidadãos, a auto-organização das comunidades locais, a participação nas deliberações por parte dos grupos diretamente afetados pelas decisões, a transparência das políticas públicas e sua avaliação pelos cidadãos (LÉVY, 1999, p. 186).

        O texto apresentado é caracterizado por sua originalidade e validade quanto à importância para os leitores, não apenas direcionados aos alunos e professores, mas para todas as pessoas que interessam-se ou necessitam aprender mais a utilizar corretamente a internet como uma ferramenta útil e facilitadora para trabalhos científicos.

        Atingir seguridade nos textos buscados da internet, atendendo às exigências às normas científicas é o objetivo dessa obra, cuidando para que o acadêmico sempre disponha de elementos emprestados de terceiros, mas com condições básicas para redigir uma boa dissertação ou monografia, sem cometer o plágio.

        

         

        

REFERÊNCIAS

Capítulos 1 a 5 Disponivel em: http://adalbertofranklin.por.com.br/wp-content/uploads/2013/08/Como-evitar-plagio-_Adalberto-Franklin.pdf. Acesso em: 24/06/2015.

LÉVY, P. Cibercultura. Editora 34, 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com