TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Travesti espancado(a) diz que mudou depoimento para reduzir pena

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

O caso em questão que explanarei, refere-se ao transexual Charleston, conhecida como Monica Bolina, detida no dia 10 de abril na 2ºDP. Hoje a sociedade se preocupa em proteger as classes menos favorecidas, inclusive criou mecanismos para que essas fossem protegidas, através do ordenamento jurídico, por exemplo: a Lei do Idosos, a Lei Maria da Penha, dos deficientes físicos e assim por diante.

Houve grandes manifestações da sociedade nas redes sociais criando movimentos referente ao caso em tela ¨Nós somos Verônica¨ e outro ¨Somos todos o carcereiro que teve a orelha arrancada por Verônica¨.

Hoje estamos vivendo o fenômeno da mídia digital que ao acabar de acontecer o fato, já temos acesso a fotos, depoimentos dos casos concretos da rotina do dia a dia que são jogados nas redes sociais ( Facebook, twitter, whatsapp, etc...) sem a devida constatação dos fatos em si. Toda essa exposição tem o lado positivo e negativo e, o revide é quase imediato ao mesmo tempo que cobra uma solução do caso também há fatos inverídicos que deveriam ser apurados e divulgados depois da devida investigação, assim evitando prejuízos maiores aos envolvidos e as instituições. Essa é mais uma manifestação do GARANTISMO HIPERBÓLICO MONOCULAR, essa expressão, em suma, significa defender os direitos e garantias fundamentais de modo desproporcional, apenas em prol das pessoas que violam as leis, sem observar as vítimas.

É o caso que ocorreu, o mídia só falou das supostas violações de direitos do agressor e deixou de comentar sobre a idosa de 73 anos, que foi atacada violentamente.

O caso aqui em questão não é a condição sexual do envolvido, estamos falando de um investigado que cometeu um crime bruto contra uma idosa, as alegações dos membros do Conselho Estadual LGBT, deveriam ser mais amplas se referindo a outra vítima que também é um transexual que foi agredida por defender a senhora em questão, ambos tiveram seus direitos violados, isso é, de suma importância. O direito da dignidade humana se refere a todos os seres humanos. Todas as discussões e movimentos são relevantes na sociedade, porque promovem questionamentos e, podem gerar frutos positivos.

A segurança jurídica é a melhor resposta para um país democrático de direito, o nosso país tem que ser passado a limpo em todos os setores sociais, os fatos sociais são produtos da vida em sociedade e, sua manifestação é o que interessa a sociologia.

Os fatos sociais dariam o tom da ordem social, sendo construídos pela soma das consciências individuais de todos os homens e, ao mesmo tempo, influenciam cada uma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com