TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre Tribunal de Nuremberg

Por:   •  28/9/2016  •  Resenha  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Gabriel Sberthny Alves Cavalheiro                        RA: 208328        

Curso: Direito                        Etapa: 4°                        Período: Diurno

                        Resenha Crítica do Filme:  O Julgamento de Nuremberg

        Este filme retrata o julgamento realizado após a II Guerra Mundial, que tinha como objetivo julgar os chefes da Alemanha Nazista. Um acordo feito entre os Aliados( Inglaterra,França, Estados Unidos e a extinta União Soviética). O principal objetivo do julgamento era julgar os crimes de guerra cometidos pelos alemães.

        O julgamento é realizado pelo promotor de justiça Bob Jackson que fazia parte da suprema corte americana ,que tem o apoio de sua secretária e de sua equipe de promotoria para se manter no caso, o local do julgamento é o antigo palácio da justiça da Alemanha, que era um dos únicos edifícios em pé, mesmo tendo sofrido grandes danos,e ao longo do julgamento é revelado as crueldades cometidas pelos nazistas aos judeus em campos de concentração.

        Durante o julgamento um dos réus,o General Georing se mostrou com uma postura de um grande lider, em nenhum momento se demonstrava arrependido dos seus atos, por ser braço direito de hitler não se mostrou contrário aos pensamentos do facista.

        No final foi decretadas as sentenças para os réus, alguns foram submetidos a sentenças de morte, como enforcamento e fuzilamento, e os demais foram submetidos a prisão perpétua e cumprimento de determinados períodos de prisão.

        A  crítica feita ao real Tribunal de Nuremberg diz respeito do fato que não havia lei anterior que definia algumas condutas dos nazistas como crime. Como no Código Penal Brasileiro, o artigo 1° nos diz "Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal”. E por conta disso o Tribunal de Nuremberg feriu o princípio da legalidade. E no caso de nuremberg foi criada uma lei que punia os crimes de guerra, e no caso a lei so retroageria para benefício do réu. E pela busca insaciável de justiça, o tribunal nao agiu de acordo com a legislação.

        O Tribunal de nuremberg conseguiu o que era mais necessário, que foi a criação dos direitos humanos, que demonstrou os reais direitos de todos os seres humanos, e também condenando os oficiais nazistas pelos massacres feito contra sua própria população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com