TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tudo sobre direito

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.303 Palavras (14 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 14

                                                           Direito

Situação do Problema:                                                                                O que é este curso, como este curso funciona e qual a importância de existir um profissional desta área?

Justificativa:                                                                                        Este tema foi escolhido pela sua grande importância e também por chamar atenção de nós jovens que esperamos um mundo melhor com mais justiça e dignidade, por isso devemos lutar por nossos objetivos, pois quem muda o mundo somos nós mesmos.

Objetivo Geral:                                                                                         Explicar a função de um advogado, em quais áreas pode se atuar com esse curso e se há vagas no mercado de trabalho para esse profissional.

Objetivo Específico:

  • Reconhecer a função de um advogado
  • Entender como é feito o estágio dessa área
  • Procurar saber o tempo de duração desse curso
  • Fazer um levantamento das possibilidades do mercado de trabalho nessa área
  • Procurar saber onde é oferecido o curso
  • Observar em quais áreas pode-se atuar depois de formado
  • Procurar saber as disciplinas em que é estudada durante a graduação

Metodologia:                                                                                        O projeto será feito através de pesquisas na internet e também entrevista com um profissional da área.

Revisão de literatura:                                                                         Direito é a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade.                                                                                 Advogado é o profissional atua na resolução de conflitos, representando partes de um processo judicial. Ele analisa os pontos das disputas com base na legislação do país e faz a defesa dos interesses dos seus clientes junto aos órgãos competentes.                                                                        Existem duas carreiras distintas para esse bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB( Ordem dos Advogados do Brasil ). Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, além do concurso, é necessário ter dois anos de inscrição na OAB como advogado.                                                        O curso da graduação é generalista e enfatiza as ciências humanas. Os três primeiros anos são essencialmente teóricos, com aulas de Português, Sociologia, Teoria do Estado e Economia, além de matérias específicas do Direito: Civil, Constitucional, Penal, Comercial e Medicina Legal. Nos trabalhos práticos, o aluno atua como juiz ou advogado em simulações de julgamentos.        Em geral, a carreira e a especialização a ser obtida numa pós-graduação começam a ser definidas no quinto ano, na escolha das disciplinas de formação específica. São obrigatórios o estágio e uma monografia para obter o diploma. O curso tem como duração média de cinco anos. Sendo que em algumas universidades o estágio não é obrigatório, mas é muito importante que seja realizado, Pois ele permite que o cursando obtenha uma maior visão sobre a profissão e os problemas que terá que enfrentar durante sua caminhada profissional. O estágio pode ser feito em: Empresas de diversos segmentos, Justiça, Ministério Público, Procuradoria, Defensorias Públicas, Autarquias e diversos órgãos públicos                                                        O curso está disponível tanto em universidades públicas quanto particulares.                                                                                                 Algumas das principais universidades públicas do Rio Grande do Sul: UFPEL, UNIPAMPA, e FURG.                                                                E algumas particulares: ANHANGUERA e URCAMP.

Melhor época do ano para procurar estágio: Início do ano, quando a demanda é grande e a concorrência, menor.                                        Momento ideal para iniciar estágio: A partir do terceiro ano ou do 5º semestre. Para estágio supervisionado pela OAB, apenas a partir do 4º ano ou do 7º semestre.                                                                        Atividades do estágio:                                                                          *Acompanhamento do prazo de processos, anexa documentos, pesquisas de jurisprudência  (decisões judiciais já sedimentadas e usadas como base em processos semelhantes) e de outros casos similares.
        *Elaboração de petições (documento inicial de um processo) sob a supervisão de um advogado.                                                                        *Acompanhamento do advogado em audiências. Além do estágio comum, o estudante pode também ser um estagiário inscrito na OAB. Para isso, precisa estar no 4º ano ou no 7º semestre. Com essa inscrição, seu estágio é supervisionado pela Ordem e ele recebe um orientador, que é um advogado sênior que o acompanhará durante o período máximo de dois anos. Inscrito na OAB, esse estagiário também tem mais facilidade para acesso aos fóruns e para solicitar processos nos cartórios. O bacharel também pode fazer estágio depois de formado, por um período de dois anos, no máximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com