TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDOS SOBRE SEGURANÇA EM ESTÁDIOS DE FUTEBOL BASEADOS NAS RELAÇÕES MUTUAS DO PODER PÚBLICO, SOCIEDADE, RIVALIDADES E TRADIÇÕES

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE METROPOLITA DE PARAGOMINAS

CURSO DE GRADUÇÃO EM DIREITO

MATHEUS JOAQUIM MELO TABORDA

UM ESTUDOS SOBRE SEGURANÇA EM ESTÁDIOS DE FUTEBOL BASEADOS NAS RELAÇÕES MUTUAS DO PODER PÚBLICO, SOCIEDADE, RIVALIDADES E TRADIÇÕES

PARAGOMINAS - PA

2018

  1. INTRODUÇÃO

A violência em estádios já vem desde o período da Idade Média, onde os seus atos de violência já eram bem comuns. Naquele período, o contexto era os jogos entre gladiadores, cujos eventos lotavam as arenas. Uma arena bem conhecida historicamente era o Coliseu em Roma. O tempo se passou, mas ainda hoje se ver violências em eventos esportivos, no entanto, agora se trata de futebol, um esporte dissolvido no mundo todo, no entanto, após séculos de avanço e proteção aos direitos humanos, alguns indivíduos ainda refletem maneiras de evitar mortes, brigas e depredações desses estádios, considerados em vários países, como o palco de um esporte que é uma paixão nacional, como no Brasil é por exemplo.

        O desafio hoje é encontrar metodologias para se pregar que estádios de futebol é um ambiente de entretenimento, onde as crianças podem frequentar, bem como toda a família. O que se espera, é que as torcidas, a mídia, os dirigentes, jogadores e o poder público, consigam encontrar métodos que harmonizem e contextualizem, que através do futebol, pode-se aprender sobre ética, moral, raça, honestidade, coragem, determinação, estratégia e é claro, ver o famoso futebol arte.

        A busca desse resultado instiga uma relação mutua, mas sobre tudo, nos propõe a elaborar um estudo cientifico, por envolver uma relação social onde se encontra inserido o estudo do direito, da psicologia, engenharia, ações políticas e operações estratégicas dentro do ambiente da segurança pública e de nossas leis vigentes.

        O estudo a ser apresentado, tem o objetivo de demonstrar os fatores que culminam em tanta violência dentre e fora dos estádios, mostrando as relações constitucionais, civil e penal de todas as circunstâncias que envolvem os problemas contidos dentro e fora dos nossos estádios de futebol. Deste modo, encontraremos diversas metodologias que se evoluíram ao longo dos anos, e outras que podem contribuir de forma eficaz na busca de uma definitiva paz nos estádios brasileiros.

        O referido estudo a ser apresentado, identificará problemas que cada região apresenta, quais as estratégias midiáticas, políticas e de dirigentes de futebol para o aumento da lucratividade neste ambiente bilionário, mas que também, se identificará ações pontuais que minimizará com extrema notoriedade a violência principalmente dentro dos estádios, cuja metodologia influenciará na diminuição dessas ocorrências antes, durante e nos pós jogo. Assim, com a presente identificação dos fatores degenerativos ao ambiente futebolístico brasileiro, sendo capaz de entender e aplicar ações pertinentes ao uso de métodos e metodologias, cuja a complexidade depende de um estudo descritivo para se alcanças resultados que proponham habilitar os estádios como um lugar segura para todas a faixa etária de torcedores.  

  1. OBJETIVOS

Os objetivos do presente trabalho se contextualiza inicialmente na apresentação de informações evolutivas dos fatos que geraram e que ainda geram violência nos estádios ao longo de 50 anos, e ao mesmo tempo, apresentando a evolução de leis, regulamentos internos, metodologias praticadas sob a ótica de segurança dentro e fora dos estádios, fazendo uma relação mutua dos benefícios e prejuízos causados por esses eventos quando se apresentam cenas de violência e mortes. Descrever os fatos históricos e apresentar um olhar estratégico com uso de ferramentas diversas, aplicadas por diversos pares, entre eles entidades e a sociedade civil organizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com