TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Sobre o Filme: Fome de Poder

Por:   •  18/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

 

Estudo de Caso sobre o filme: Fome de Poder

JOSEDALVA FARIAS DOS SANTOS[1]

WILSON RODRIGUES ROCHA[2] 

 

O estudo de caso é o principal elemento dessa avaliação. Tomamos como base a história da criação da empresa Mcdonald apresentada no filme: Fome de Poder. A atividade consiste na elaboração de um texto de duas páginas no máximo, identificando algumas categorias trabalhadas ao longo do curso.

“Fome de Poder” lançado em 2016 é um filme biográfico,  dirigido por John Lee Hancock e estrelado por Michael Keaton. Esse filme conta a história fascinante e real  de um vendedor de máquinas de milk-shake chamado  de Ray Kroc, que transformou uma lanchonete chamada McDonald’s em uma das maiores cadeias mundiais  de “fast food” .

A trama inicia-se nos idos anos de 1950, quando Ray Kroc , um vendedor frustrado  viaja pelos Estados Unidos vendendo máquinas de milk-shake. Em uma de suas viagens, descobre uma lanchonete chamada McDonald’s, administrada pelos irmãos Richard e Maurice McDonald. Ele fica impressionado com a velocidade e com a eficiência do atendimento no restaurante, que tem um fator diferencial para as demais lanchonetes da época em que se passa o filme.

A revolução provocada pelos irmãos McDonald, deixa Ray impressionado. A partir de uma boa conversa , ele convence os irmãos  a ampliarem  o negócio  com a expansão de mais franquias.Com isso, ele  se torna um franqueado exclusivo da marca e passa a trabalhar constantemente na busca de  promover o McDonald’s. Porém, Ray percebe que sua visão  não é compartilhada pelos irmãos McDonald, pois os mesmos estão  interessados no controle sobre a qualidade e a experiência do cliente.

Coma finalidade de alcançar o sucesso a todo custo, Ray Kroc  toma medidas drásticas, ao adquirir os direitos do nome “McDonald’s”  e começa a expandir a marca sem o seu consentimento dos irmãos. Ray enfrenta diversos obstáculos ao longo da trama, porém está determinado na ampliação das vendas e isso o ajuda a enfrentar diversos desafios.  

À medida que o McDonald’s cresce , Ray Kroc se torna cada vez mais  rico e poderoso. No entanto, seu sucesso vem com uma consequência que lhe traz altos custos. Ele começa se envolver  em problemas com os irmãos McDonald, que acabam sendo excluídos do negócio que criaram. Os problemas continuam e ele passa por uma série de problemas pessoais, um casamento que está a beira do fracasso, um relacionamento tumultuado com a sua esposa.

O filme mostra Ray Kroc como um empreendedor implacável e esperto, disposto a fazer incansavelmente o que for possível e necessário, para levantar  um império. Ele é  um homem de negócios ambicioso e controverso, decidido a buscar o sucesso a qualquer custo e tomando  decisões implacáveis e prejudiciais a todos aqueles que estão ao seu redor.

Na  finalização do enredo , Ray Kroc se torna um bilionário e o McDonald’s se torna uma das marcas mais reconhecidas e bem-sucedidas do mundo. Porém , ele  é lembrado como o ladrão  que roubou a ideia dos irmãos McDonald e traiu  confiança de todos eles. Uma das lições que aprendí ao assistir  o referido filme ” Fome de Poder” é  que ele mostra os altos e baixos da história  de um homem que busca incansavelmente o sucesso. Esse longa, destaca os aspectos éticos e morais do mundo dos negócios, dos empreendimentos e nos mostra uma lição:  até que ponto  estamos  dispostos  a lutar para alcançar nossos objetivos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com