TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM EXEMPLO DE “OLD MONEY” NO PARANÁ: A FAMÍLIA ROCHA LOURES

Por:   •  16/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  9.786 Palavras (40 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 40

DOSSIÊ        Ana Crhistina Vanali e Katiano Miguel Cruz[pic 1]

UM EXEMPLO DE “OLD MONEY” NO PARANÁ: A FAMÍLIA ROCHA LOURES1

Ana Crhistina Vanali2

Katiano Miguel Cruz3

  • Enviado em 11/03/2016

  • Aprovado em 05/06/2016

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

RESUMO

A família Rocha Loures, com grande circulação entre as elites dominantes desde o século XVII, alia poder econômico ao poder político. Um dos membros da família obteve maior destaque e influência política: Rodrigo Costa da Rocha Loures, empresário do ramo de alimentos e fundadorda Nutrimental. O artigo busca analisar importância da família Rocha Loures para a economia e a política paranaense.

Palavras-chave: Rocha Loures. Nutrimental. Família e economia. Empresas paranaenses.

[pic 8][pic 9]

INTRODUÇÃO

Até os anos de 1960 os estudos sobre família a consideravam como uma categoria resultante dos processos biológicos. Nos anos de 1970 temos a crise dos paradigmas de estudos sobre família e conceitos como “família nuclear” são criticados à luz de “unidade social primária”, surgindo a necessidade de associar diferentes categorias de análise nos estudos sobre família. Entre os anos de 1980 e 1990 emergem novos estudos mostrando as diferentes redes que atualizam os laços familiares, não mais centrados apenas nos aspectos biológicos. Mesmo assim a família ainda continua sendo o ícone da tradição, sinônimo de est abilidade, de caráter privado. Do outro lado temos outra instituição, a empresa, de caráter público, isenta dos embaraços domésticos, um lugar dinâmico. Ainda faltam estudos, na área das Ciências Sociais da relação entre família e empresa,

[pic 10]

1  Artigo apresentado à disciplina HSO756 – Tópicos e        speciais em Sociologia Política II, ministrada pelo Prof. Dr.

Ricardo Costa de Oliveira no segundo semestre de 2015.

  1. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociolo  gia da UFPR. Endereço eletrônico: anacvanali@yahoo. com.br

  1. Graduado em Administração pela Pontifícia Universi dade Católica do Paraná, Especialista em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná. Endereço eletrônico: katianomc@yahoo.com.br

1

REVISTA NEP (Núcleo de Estudos Paranaenses) Curitiba, v.2, n.2, p. 1-26, maio 2016        ISSN 2447-5548


DOSSIÊ        Ana Crhistina Vanali e Katiano Miguel Cruz[pic 11]

mas podemos citar como porta de entrada a noção de composição e sentido das elites de Cohen (1981), o jogo de relações e distinções que sugere Bourdieu (1980), sobre as elites norte-americanas de Marcus (1992), sobre as elites brasileiras analisadas por Piscitelli (1999) ou sobre as elites italianas de Yanagisako (1991). Talvez a maior dificuldade metodológica na pesquisa da história de famílias é escrever sobre um grupo dominante contemporâneo, que pesquisa e publica histórias sobre si mesmo, além da superação da ideia de que haveria uma incompatibilidade entre empresa e família, entre racionalidade econômica e solidaried ade familiar.

A relação empresa e família favorece a constituiçã o de um patrimônio comum não apenas econômico, mas simbólico associado ao prestígio e à s posições sociais. O patrimônio familiar – um nome de família, antepassados, uma história, uma re de de empresas – é o resultado de uma constituição e permite aos grupos marcarem sua dist inção com relação aos demais grupos sociais. A empresa escolhida para análise foi a Nutrimental por ser da família Rocha Loures, uma família tradicional do Paraná. A empresa em si é jovem, está apenas na segunda geração no comando, mas a família é histórica e sua trajetória chega a se c onfundir com a história do Paraná.

GENEALOGIA DA FAMÍLIA ROCHA LOURES

A genealogia da família Rocha Loures4 já foi realizada por Negrão (1928), Pieruccini (1995), Teixeira (2009), Romaguera Netto (1992) e Oliveira (2001, 2007 e 2012). Iremos aqui apenas sistematizar os dados desses autores para o entendimento da genealogia dos atuais dirigentes da empresa Nutrimental: Rodrigo Costa e Rodrigo Santos, pai e filho respectivamente.

A figura central na reconstituição da genealogia d a família Rocha Loures é Antonio Ferreira da Rocha Loures5, que participou no início do século XIX da Real Expedição da Conquista de Guarapuava que visava a abertura do caminho entre Curitiba e Guarapuava. Antonio trabalhou ao

[pic 12]

  1. “A origem do sobrenome Rocha Loures data do início do século XVIII quando veio para o Brasil, procedente da cidade portuguesa de Loures, o capitão Antonio João da Costa que se casou com Maria da Rocha de Jesus. Desta união

nascera um varão, em cujo nome o pai agregaria em h omenagem à terra distante, ficando seu nome João da Rocha Loures”. (PIERUCCINI, 1995, p. 3)

  1. Antonio da Rocha Loures nasceu em 03.04.1781 em Sã o José dos Pinhais e faleceu em 20.02.1849, em Guarapuava (TEIXEIRA, 2009). Para Pieruccini (1995) o ano de nascimento de Antonio é 1782. Não localizamos a documentação que pudesse resolver essa discordância.

2

REVISTA NEP (Núcleo de Estudos Paranaenses) Curitiba, v.2, n.2, p. 1-26, maio 2016        ISSN 2447-5548


DOSSIÊ        Ana Crhistina Vanali e Katiano Miguel Cruz[pic 13]

lado de Diogo Pinto de Azevedo Portugal e de Padre Francisco das Chagas (do qual era parente pelo tronco de Balthazar Carrasco dos Reis) nessa empreitada (TAKATUZI, 2014). A linhagem de Antonio remonta aos clãs patriarcais fundadores de Curitiba. Pelo lado paterno era neto de Balthazar Carrasco dos Reis e filho de Gaspar Carrasco dos Reis. Pelo lado materno era neto de Mateus Leme e filho de Maria Leme da Silva. Antonio teve sete filhos, dos quais dois eram homens: Francisco Ferreira da Rocha Loures6 e João Cipriano Ferreira da Rocha Loures. Ambos foram, assim como o pai, sertanistas dedicados as expedições e aberturas de caminhos na primeira metade do século XIX e de colonização do território .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.1 Kb)   pdf (2.4 Mb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com