TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE

Por:   •  10/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  4.181 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

“ENTRANDO NO CLIMA”, UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE.

CURSO: HISTÓRIA

DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR (TUTOR): MAURO GOMES

ALUNA: MYLLENA PEREIRA DE ALMEIDA

DATA: 14/03/2017

INTRODUÇÃO

Atualmente vivemos em mundo onde o tempo é nosso maior inimigo, pois não encontramos espaço para encachar família, amigos e principalmente para nós mesmo. Estamos sempre preocupados com as conta no final do mês, na educação do filhos entre outros diversos problema que estão sempre nós rodeando. Sendo que no final olhando para trás só vemos um rastro de solidão pois nunca nos preocupamos como o nosso lazer em ocupar o nosso tempo como algo que nós faz bem.

Estamos sempre correndo para ganhar mais; para ter uma vida melhor, mas que vida? Estamos sempre trabalhando.  Mas afinal o que o lazer?  No que isso contribui para nossa vida?

Lazer no dicionário Aurélio significa: Tempo de que se dispõe livremente para repouso ou distração; para o autor Joffre Dumazedier “um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária.

Os momentos de lazer é essencial para alcançar qualidade de vida, além disso, a estimulação de centros cerebrais de recompensa, associados ao prazer, os mesmos que são despertos quando degustamos um saboroso alimento, experimentamos uma nova paixão, quando solucionamos um problema ou quando conseguimos comprar algo novo e muito desejado. Ativar estes centros garante a sensação de bem-estar e de prazer, e a cultura e o lazer podem ser importantes estimulantes para isso. E tudo isso melhora muito a nossa qualidade de vida, prevenindo doenças como: diabete, hipertensão, dores na coluna e etc.

Mas qual o meu objeto em estar falando de lazer? Um local que muitas pessoas procuram para relaxar se distrair, sair da rotinas são parque, praças reservas naturais. Estão sempre procurando um lugar que tenha VERDE, AR PURO. Porém não damos a devida atenção que esses lugares realmente merece. Por que? Porque estamos sempre à procura de novas fontes de energia, matéria primas ou simplesmente porque determinada área verde poderia virar uma belo condomínio fechado. Ou seja ainda estamos pensando somente em enriquecer nossos bolso não pensando na conservação da natureza onde é local que costumamos ir para temos uma monte de “LAZER”.

Vou falar especificadamente do Parque Jacques da Luz, conhecido também como Parque das Moreninhas é um parque localizado na BR-163, na Cidade Morena, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil que é o local onde moro. Em 1994 iniciou as obras do parque pelo governador Pedro Pedrossian, inaugurando em dezembro do mesmo ano. Em 1999 as obras do parque foram retomadas pelo governador Jose Orcirio Miranda (Zeca). Em 2003 foi reinaugurada. Local Com 45 hectares de expansão Complexo esportivo coberto com duas quadras de futsal, uma de basquete e uma de vôlei, um Palco para apresentações, banheiros, camarim, sala de arte, sala de dança, sala de informática e a sala de administração. Área Esportiva descoberto com 6 campo de futebol, duas quadra de futsal, duas quadras de vôlei de areia, uma pista de caminhada com 2,4 mil metros e estádio de futebol e 3 piscina, sendo uma exclusiva para crianças.

O parque Jaques da Luz é um local onde muitos moradores se reúnem com a família, amigos para praticar esportes e atividade física. Porém o local sofre com o abandona e a degradação do ambiente, a pista de caminhada são cheias de buracos sem iluminação funcionando, fazendo com que as pessoas não frequente o local em determinados horários por segurança

Muitas das grandes que fica em torno do parque não existe mais pois as pessoas fazem “trieros” tipo um atalho para chegar até suas residências que ficam após o parque. Mesmo com uma unidade da Guarda Municipal no local a falta de segurança é muita. O mato fica tão alto que é capaz de cobrir as pessoas; animais domésticos tem livre acesso ao local não são levados com cóleras, sem falar que os animais vão até as quadro de areia defecam no local levando várias doenças para pessoas e crianças que frequentam o local.  Resumindo não existe fiscalização. Tem portão ao entorno que nem existem mais, sendo que pessoas má intencionada podem entrar no local durante a noite. A administração do local deixa apenas os banheiros de deficientes liberados para uma número alto de pessoas que vão ao local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (750 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com