TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL DEONTOLOGIA

Por:   •  30/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.055 Palavras (13 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

DEONTOLOGIA

Para resolução da atividade utilize o EOAB (artigos 1º ao 13, também o 30 e 31, 49 e 70), Código de Ética e Disciplina (artigos 1º ao 8º e 27 ao 47) e Regulamento Geral (artigos 18 ao 19),

Atividade 1ª parte – Assinale com um X (escolha outra cor de fonte que não o preto para responder) a assertiva considerada correta e preencha o espaço que solicita a base legal indicando-a corretamente:

1 – Quem pode usar a denominação de advogado?

(    )bacharel em direito          

(    )estagiário inscrito na OAB

(     ) estagiário não inscrito na OAB    

( X )aquele profissional regularmente inscrito na OAB segundo os ditames do artigo 8º do EOAB

Base legal: Lei Nº 8.906/94, Art 8, II e demais...

2 – Quais efeitos dos atos praticados por pessoa não inscrita no quadro de advogados?

(  X  ) Atos nulos, sem prejuízo das sanções civis, penais e administrativas cabíveis.

(    )Atos anuláveis.

(    ) atos anuláveis, sem prejuízo das sanções civis, penais e administrativas cabíveis.

(    ) são atos válidos plenamente

Base legal: Lei Nº 8.906/94, Art 4

3 – O que é o Código de Ética de Disciplina dos advogados? Quem o criou? Advogados estão obrigados a observá-lo?

(    )  Lei ordinária federal criada pelo Congresso Nacional, e os advogados estão obrigados a observá-la.

(  )  Lei ordinária federal criada pelo Congresso Nacional, porém de observância facultativa entre os advogados.

(    ) Norma criada pelo Conselho Estadual da OAB/RS e possui observância obrigatória.

(  x  ) Norma criada pelo Conselho Federal da OAB e que possui observância obrigatória por parte dos advogados.

Base legal Art 57

4 – A OAB prevê que a conduta do advogado contribui ou não para o prestígio da classe?

(   ) Cada advogado é livre na defesa de seu cliente para agir da maneira como quiser sem se preocupar com a classe dos advogados.

(  x ) O advogado deve proceder de forma que o torne merecedor de respeito e que contribua para o prestígio da classe e da advocacia.

(    ) O advogado deve proceder de forma que o torne merecedor de respeito e que contribua, na medida do possível, para o prestigio da classe.

Base legal: Art 31

5 – Há subordinação no trato entre advogados e demais autoridades? Serventuários da justiça podem tratar o advogado da forma como quiserem?

( x ) Não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos.

(    ) Há hierarquia e subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério público, mas todos devem tratar-se com consideração e respeito recíprocos.

(    ) Não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos, podendo porém desacatar um ao outro na defesa da causa.

Base legal Art 6

6 – O advogado pode ser obrigado a atuar em conjunto com outro colega determinado pelo cliente?

( x ) O advogado não se sujeita à imposição do cliente que pretenda ver com ele atuando outros advogados, nem fica na contingência de aceitar a indicação de outro profissional para com ele trabalhar no processo.

(    ) O advogado  é obrigado a aceitar imposição de seu cliente que pretenda ver com ele atuando outros advogados, e aceitar a indicação de outro profissional para com ele trabalhar no processo.

(    ) O advogado  é obrigado a aceitar imposição de seu cliente que pretenda ver com ele atuando outros advogados, desde que sejam seus amigos, e aceitar a indicação de outro profissional para com ele trabalhar no processo.

Base legal Art 18, Parágrafo Único.

7 – Juliano advogado da empresa PLASBIL Indústria de plásticos, contratado para o setor jurídico da empresa, está também obrigado a defender o dono da empresa numa eventual ação de divórcio?

(   ) O advogado profissionalmente está vinculado ao dono da empresa por isso deve atender a solicitação e atuar no divórcio.

(  x  ) O advogado empregado não está obrigado à prestação de serviços profissionais de interesse pessoal dos empregadores, fora da relação de emprego.

(     ) O advogado empregado não está obrigado à prestação de serviços profissionais de interesse pessoal dos empregadores, fora da relação de emprego, mas deve ter cuidado ao dizer isso ao seu empregador.

Base legal Art 18, Parágrafo Único

8 – Quem tem prerrogativa de selecionar e punir advogados? A punição disciplinar impede uma eventual punição criminal caso a conduta seja também um crime?

(  x  ) O poder de punir disciplinarmente os inscritos na OAB compete exclusivamente ao Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração, salvo se a falta for cometida perante o Conselho Federal.

(     ) O poder de punir disciplinarmente os inscritos na OAB compete exclusivamente ao Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração, independentemente de a falta ter sido cometida perante o Conselho Federal.

(    ) O poder de punir disciplinarmente os inscritos na OAB compete exclusivamente ao Conselho Seccional em cuja base territorial o advogado tenha inscrição principal, independentemente de a falta ter sido cometida perante o Conselho Federal.

Base legal Art 70

9 – O uso do documento de identidade profissional do advogado é de uso facultativo?

( x ) O documento de identidade profissional, na forma prevista no Regulamento Geral, é de uso obrigatório no exercício da atividade de advogado ou de estagiário e constitui prova de identidade civil para todos os fins legais.

(     )  O documento de identidade profissional, na forma prevista no Regulamento Geral, não é de uso obrigatório no exercício da atividade de advogado ou de estagiário e não constitui prova de identidade civil para todos os fins legais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com