TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Trabalho de Direito Financeiro

Por:   •  13/5/2016  •  Resenha  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA

BACHARELADO EM DIREITO

CAROL

JÉSSICA

RAMON VITOR FALCÃO

DIREITO FINANCEIRO

Feira de Santana – Bahia

Maio – 2015

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA

DIREITO FINANCEIRO

Trabalho avaliativo realizado para a disciplina Direito Financeiro, válido como requisito avaliativo para a segunda unidade do 7º semestre, turno noturno, turma N01.

Prof.: Leandro Sanson

Feira de Santana – Bahia

Maio – 2015

DIREITO FINANCEIRO


Segundo Tathiane Piscitelli, a despesa pública pode ser definida como o conjunto de gastos do Estado, cujo objetivo é promover a realização de necessidades públicas, implicando no correto funcionamento e desenvolvimento de serviços públicos e manutenção da estrutura administrativa necessária.

São pressupostos de toda e qualquer despesa pública, sendo a mesma analisada como conjunto de gastos ou como um gasto isolado, a indicação da fonte respectiva de financiamento, bem como, a autorização do Poder Legislativo.

Essa autorização, geralmente, está prevista na LOA (Lei Orçamentária Anual), porém, quando não há essa previsão ou a mesma é considerada insuficiente deve ser aberto um crédito suplementar ou adicional, para que a legalidade seja cumprida.

As despesas públicas podem ser classificadas em correntes e de capital, conforme o disposto no artigo 12 da Lei 4.320/1964.

As despesas correntes resultam da manutenção das atividades próprias do Estado, tais como o custeio da estrutura administrativa, não gerando aumento do patrimônio do Estado, mas contribuindo para a sua continuidade.

Nos termos do artigo 12 da Lei 4.320/1964, compreende-se como despesas correntes as de custeio, que são “as dotações para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis” e as transferências correntes, que são “as dotações para despesas em relação às quais haja contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive ara contribuições e subvenções destinadas a atender à manifestação de outras entidades de direito público ou privado”.

As despesas de capital resultarão no aumento do patrimônio público, bem como, da capacidade produtiva como um todo, incrementando positivamente a estrutura do Estado. De acordo com o artigo 12 da Lei 4.320/1964, entende-se como despesas de capital os investimentos, as inversões financeiras e as transferências de capital.

Os investimentos são:

“As dotações para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisição de instalações, equipamentos e material permanente e constituição ou aumento do capital de empresas que não sejam de caráter comercial ou financeiro”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com