TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma análise do processo de planejamento e dos problemas do Brasil

Por:   •  11/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo: Quais mudanças ainda são necessárias para que o Brasil possa continuar a se desenvolver, nas próximas décadas, preferencialmente, por um modelo de regime mais democrático, como está sendo, atualmente, experimentado pela sociedade brasileira ou por um regime mais militar, tal como foi vivenciado no passado.


Uma análise do processo de planejamento e dos problemas do Brasil 

Ao analisarmos os contextos históricos, acreditamos que o modelo de regime democrático é o mais desejável, nos afastando dos regimes autoritários ou totalitários. Como estamos a pouco tempo experimentando a democracia ainda temos muitos problemas a resolver, como: distribuição desigual, não só dos bens materiais, mas também dos bens simbólicos e dos recursos de poder, enormes desigualdades sociais, sexuais, raciais, entre outras, e acabar com a divisão entre governados e governantes.

É sabido que, de modo geral o setor de serviços é o mais presente na composição do PIB (Produto Interno Bruto) do país, porém a tendência é o investimento no agronegócio que apresenta números baixíssimos na composição do PIB, considerando que o Brasil é um dos principais exportadores de alimentos do mundo.

Como o processo político demora a apresentar resultados, isso frustra os cidadãos. Com o objetivo de tentar minimizar este problema, apresentamos alguns pontos primordiais que demandam real atenção dos governantes, como mudanças necessárias para o crescimento do país, citamos algumas, sem, é claro, ser capaz de esgotar a questão.

Primeiramente o combate à corrupção, para que a população consiga novamente acreditar e confiar nos governantes, precisamos contar com gestores com amplos conhecimentos e capacidades técnicas, é fundamental dirigir esforços para a erradicação da pobreza e melhor distribuição de renda, com um planejamento eficaz e continuidade nas mudanças de gestão, tudo isso, sem deixar de lado a necessidade de busca por conhecimento por parte da população, maior participação na política, com fiscalização e cobranças das ações governamentais, em todas as esferas.

Não podendo deixar de citar os desafios que devem ser enfrentados nos próximos anos, como é o caso da previdência social e o da reforma tributária, melhorar o desenvolvimento pessoal, inclusão social, diminuir a burocracia, atrair novos investidores, melhorar a participação social nas decisões. Para tudo isso dar certo, faz-se necessário um planejamento adequado para que haja uma boa administração dos recursos, sem deixar de lado os programas sociais. O Brasil é um país rico em território, em terras férteis, diversidades culturais, com potencial para se tornar um país entre os mais desenvolvidos mundialmente, tendo, cada cidadão, papel fundamental em seu crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com