TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação Ética Diante da Construção das Políticas Sociais e o Planejamento no Brasil

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ELLEM PATRICIA CAMPELO

JAQUELINE OLIVEIRA BARROS

Tema: Atuação Ética Diante da Construção das Políticas Sociais e o Planejamento no Brasil

[pic 5]XINGUARA-PA

2014

Tema: Atuação Ética Diante da Construção das Políticas Sociais e o Planejamento no Brasil.

Trabalho apresentado ao curso de graduação em serviço social da Universidade Norte do Paraná – nas disciplinas: Fundamentos Históricos, Teóricos E Metodológicos do Serviço Social III , Ética Profissional em Serviço Social Fundamentos das Políticas Sociais e Políticas Sociais Administração e Planejamento em Serviço Social Seminários Interdisciplinar.

Coordenadora do curso:

Professores: Paulo Sergio Aragão, Clarice da Luz Kemkamp ; Maria Lucimar Pereira, Rosane Malvezzi  

[pic 6]

XINGUARA-PA

2014

SUMÁRIO

 1 INTRODUÇÃO.................................................................................................4

 2 A POSTURA ÉTICA DOS PROFISSIONAIS FRENTE À CONCEPÇÃO DE ESTADO..............................................................................................................5

3 CONCLUSÃO...................................................................................................8

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................9

 

INTRODUÇÃO

        A elaboração do presente trabalho tem por objetivo relatar a importância acerca atuação ética diante da construção das políticas sociais e o planejamento no Brasil. Onde a pratica profissional do assistente social em seu ambiente bem como analisar as políticas sociais e leis de regulamentação e como base nestes conhecimentos da ética pra ter assim segurança e respaldo no exercício da profissão são imprescindíveis. Por este motivo será considerado a questão da ética, já que em nossa constituição federal é um marco fundamental desse processo porque reconhece a assistência social como política social que, junto com as políticas de saúde e de previdência social, compõem o sistema de seguridade social brasileiro. Portanto, pensar esta área como política social é uma possibilidade recente, mas, há um legado de concepções, ações e práticas de assistência social que precisa ser capturado para análise do movimento de construção dessa política social, para promover os direitos sociais. Que por sua vez é um desafio para ser efetivado.   Esse avanço vem sendo um desafio desde atuação que terá de fazer uso o tempo todo de forma consciente, pois o desafio é administrar essa relação com os usuários que por sua vez irão trazer para o assistente social uma série de conflitos que terá que ser resolvido com o maior sigilo e com discrição. Cada usuário tem sua vivencias e histórias algumas mais complexas outras mais simples porem cada um tem sua particularidade que será diagnostica e analisadas pelos profissionais ali capacitados de forma ética e compromissada para seus direitos serem assegurados.

 A POSTURA ÉTICA DOS PROFISSIONAIS FRENTE À CONCEPÇÃO DE ESTADO.

Como esta escrita no código de ética profissional do assistente social correu um profundo processo de renovação no serviço Social que acumulou experiências profissionais. Desenvolvido teorias praticamente, laicizou-se, diferenciou-se e hoje apresenta se como profissão reconhecida academicamente e legitimada social mente (CFAS, 1993, p.9). Este processo foi relevante, pois houve avanços significativos para os profissionais que ganharam nome e voz e para o conjunto sistemático da assistência social.     O Conselho Federal de Assistentes Sociais CFAS, no uso suas atribuições conferidas pelo tem IV art. 9° do  Regulamento aprovado pelo Decreto 994 de   maio de1962resolve aprovar o Código de Ética alicerçada nos direitos fundamentais o homem e as exigências do bemcomum, princípios estes reconhecidos pela própria filosofia do Serviço Social.

Portanto nesta discussão cabe falar da ética como sendo fundamental, pois mostram as pessoas os valores, princípios que direcionam e desde o inicio da humanidade quando veio a conviver em sociedades cada vez mais complexas, que fez necessário aprimora e desenvolve seu sentido moral a influencia sobre a conduta humana.

                O trabalho da equipe e a qualidade dos serviços ofertados aos usuários mediante a atuação dos profissionais com mediadores dos direitos sociais, pois, todo o cidadão tem direito e necessidades diferenciadas com situações de fragilidade, enfrentadas de forma que os mesmos devem receber também tipos de atenção diferenciada, de acordo com suas necessidades. Além disso, as capacidades e envolvimento das famílias são primordiais a organização dos serviços de proteção básica de assistência social, com participação social.

                        Contudo as políticas sociais, que começaram a ser implantadas no fim do século XIX, na Europa e Estados Unidos, e a partir de 1930 no Brasil tem sido apontadas como uma gestão , ainda que conflitava a da força de trabalho para que ela se reproduza nas melhores condições para o capital ( Faleiros , 1980 p.48 ) . Por este motivo segundo o autor em sua obra nos diz a classe trabalhadora teve seu papel importante para a consolidação das políticas sociais que hoje esta em processo de avaliação e constante processo de ações que venha a corresponder as acordam com as demanda existentes bem como garantias de seu dever com a sociedade.

        Assim o papel dos trabalhadores na conquista pelos seus direitos e a implantação das políticas sociais no estado foi uma resposta a questão social. Toda via o Estado adotou a partir dai uma política de proteção ao trabalhador, incentivando o trabalho e o aumento de produção. Assim criou se um tratamento sistemático a questão social ao mesmo tempo alicerçava permitindo maior chance de participação.

        O Profissional de tem que estar amparado também ao código de ética e através da normatização do Serviço Social, tentar resolver no decorrer dos anos, várias questões que já vem há bastante tempo sem resolução aparente. E a consolidação da política social, faz com que essas discutições que ao longo dos anos vem sendo consolidando e assegurando condições e oferecendo técnicas para exercício da profissão com ética e responsabilidades. Destacamos assim através de pesquisas neste trabalho a ética profissional Assistente Social, bem como analisar a atuação do profissional direto com os usuários do serviço prestado, de que fica evidente a necessidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com