TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma reflexão teórico-sociológica acerca da inserção da mulher na criminalidade

Por:   •  3/5/2015  •  Artigo  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

3.2. A Mulher e o Tráfico de Drogas

Depois de 1970 houve um aumento de mulheres presas uso e tráfico de drogas, mudou-se o perfil e os delitos (extorsões e mediantes a seqüestros)

No total, 70% das detentas são ligadas ao tráfico de drogas, em 2008.

Conforme dados do Depen (Ministério da Justiça aproximadamente  Vinte e Oito Mil Mulheres presas no País. Influenciadas por parentes, amigos e namorados, deixando-se levar por impulsos emotivos. Mulheres são recrutadas para o transporte da droga assemelham-se ao sexo masculino. As mulheres visam com esta prática aumentar sua renda "sem sacrificar" a família.

Se por um lado, o tráfico abre as portas, tornando muito fácil o ingresso, também é crime amplamente "farejado," bem investigado e muito rápido para aprisionar.

4. Gênero e Justiça Criminal

De acordo com Olga Espinoza (2004, p. 126-7),

"Houve mudanças na conduta delitiva das mulheres. Os crimes cometidos por elas não mais se encaixam nos denominados ‘delitos femininos ‘ – infanticídio, aborto, homicídio passional – pois se deu um incremento nos índices de condenação por criem de tráfico de entorpecentes, roubos, seqüestros, homicídios, entre outros (...)".

a mulher comete crimes movida por sentimentos íntimos, atrelado a sua situação sócio-econômica. As criminologistas radicais feministas tem defendido a necessidade da proteção das diferenças de gênero no ordenamento jurídico penal, bem como no sistema prisional, entretanto, mudou-se a forma de reconhecê-las como sujeitos de direitos no momento da efetivação do direito penal, a elevação no número de mulheres presas pode expressar, uma elevação real dos índices de criminalidade de ambos os sexos e mudança no imaginário social, minimizando o nível de condescendência do Sistema de Justiça Criminal em relação às mulheres infratoras, que em outras épocas eram vistas com mais tolerância,a partir de uma visão mais tradicional dos juízes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com