TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Católica do Salvador

Por:   •  26/2/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.638 Palavras (23 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

[pic 2]

Universidade Católica do Salvador

 

 

 

 

 

 

 

 

LUARA LOURENÇO VINHAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 PORTFÓLIO DE SOCIOLOGIA DO DIREITO

 

SALVADOR

2021

[pic 3]

LUARA LOURENÇO VINHAS

 

 

 

 

 

PORTFÓLIO DE SOCIOLOGIA DO DIREITO

  

 

 

 

 

Este portfólio, apresentado à disciplina Sociologia do Direito, do Eixo de Formação Básico da Universidade Católica do Salvador, tem como requisito de avaliação da disciplina Sociologia do Direito.

 

Orientador: Georgeocohama Archanjo.

 

 

 

 

 

SALVADOR

2021

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO DO LIVRO DE SOCIOLOGIA ............................   pág. 04
  1. OS FUNDAMENTOS DA OFENSIVA NEOLIBERAL ................... pág. 05
  1. LIBERALISMO .............................................................................. pág. 05
  1. NEOLIBERALISMO ...................................................................... pág. 06
  1. A SOCIOLOGIA DE DURKHEIM ..................................................... pág. 09
  1. SOCIOLOGIA E DIREITO NA TEORIA DURKHEIMIANA ........ pág. 12
  1. SOCIOLOGIA ALEMÃ: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER....................................................................................  pág. 15
  1. KARL MARX E A HISTÓRIA DA EXPLORAÇÃO DO HOMEM..................................................................................... pag. 17
  1.  RESENHA DO FILME: ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA .............. pág. 20
  1.  AUTO-AVALIAÇÃO ........................................................................ pág. 22

INTRODUÇÃO DO LIVRO SOCIOLOGIA: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA SOCIEDADE

Na introdução, Cristina Costa faz-nos refletir sobre as diversas particularidades semelhantes entre nós, seres humanos racionais e os seres irracionais presentes na terra, relata principalmente na questão instintiva que é comum aos dois, tanto no ser racional quanto o irracional. Contudo, nós temos a vantagem da comunicação, que nos permite visões de mundo e experiências únicas e isso é o que nos faz ser distinguido dos seres. A cultura e é outro fator determinante para evolução humana, pois, apesar de sua complexidade, ela tem uma grande contribuição para o conhecimento.

Outrossim, a autora relara sobre a evolução da ciência como outra aliada forte, pois, sem ela não seria ao menos possível chegar a sociologia, e tantas outras coisas positivas que vieram a beneficiar o homem e seus costumes na sociedade. Dessa forma, a sociologia vem de maneira significativa para estudar as atividades humanas na sociedade e defender principalmente as classes sociais menos favorecidas, trazendo consigo, pautas importantes para discussões significativas.

OS FUNDAMENTOS DA OFENSIVA NEOLIBERAL, DE ACORDO COM LUÍS

FERNANDES

- LIBERALISMO

        

De acordo com o texto de Luís Fernandes, no século XVIII, a doutrina do liberalismo chegou para enfrentar o domínio obscuro da religião e também o absolutismo, e para rebater as restrições mercantilistas com a desculpa do processo de industrialização. Muitos estudiosos da época, criticaram os Estados autocŕaticos, trazendo a tona a importância de não violar os direitos individuais/privados. Já nas questões de economia, esses estudiosos defendiam a liberdade de mercado em vez de um sistema mercantilista restritivo. 

O liberalismo tinha uma corrente progressista ligada aos interesses da primeira potência capitalista da época, a Inglaterra, como relata Luís Fernandes. Nos meados do século XIX, com o grande crescimento do capitalismo nos mais diversos países, o liberalismo perdeu seu papel progressista e se tornou um ideal conservador. Com a chegada das grandes guerras, o liberalismo perdeu sua força e outras ideologias políticas como: os mais diversos tipos de capitalismo e o socialismo tomaram força e se sobrepuseram ao liberalismo. Por fim, vemos que o liberalismo não deu sua sucessão devido aos golpes posteriormente desferidos pela emergência do

novo protecionismo nos EUA, Alemanha e Japão. Neste cenário, deu-se o fim da segunda guerra mundial e do liberalismo, sendo o socialismo responsável e destinado a reincidir no antigo mundo de conflitos que um dia o liberalismo vivenciou.

- NEOLIBERALISMO

        Após o fim do liberalismo, vários pensadores liberais, estando completamente desacreditados e inconformados com o fracasso do liberalismo, se reuniram em Paris e formaram o Centro Internacional de Estudos para a Renovação do Liberalismo, em 1938, na tentativa de reinserir um novo liberalismo. Contudo, esse projeto foi desarticulado com o início da Segunda Guerra Mundial.

        Não obstante, em 1947, o mesmo grupo de liberais foi ampliado e renasceu na Suíça, agora com o codinome de Sociedade de Mont Pèlerin. Essa articulação teve um papel fundamental para a renovação do pensamento e base teórica do chamado novo liberalismo, ou seja, o neoliberalismo. Tem-se como os principais inspiradores desse movimento os integrantes da Escola Austríaca do Pensamento Econômico, sendo composto por Ludwig Von Mises e Friedrick Hayek, sendo o texto do Friedrick, O caminho da servidão, o texto base para a fundamentação do neoliberalismo. Além disso, vale destacar que houve outros influenciadores de extrema importância para o neoliberalismo, como por exemplo, Karl Popper que estava no âmbito da teoria do conhecimento, Milton Friedman no pensamento econômico e o sociólogo Raymond Aron, além dos líderes políticos, que foram destacados na reorganização das economias capitalistas na Europa do pós-guerra, Ludwig Erhard, na Alemanha e Luigi Einaudi, na Itália. Sendo estes, os sete integrantes da sociedade Mont Pèlerin contemplados com o prêmio Nobel de economia, entre os anos 70 e 90.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)   pdf (184.2 Kb)   docx (425.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com