TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade apresentada à Universidade Salvador

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR

Administração

Joseilson da Silva Santos

SALVADOR – BA

2015.1

Joseilson da Silva Santos

MARKETING INDUSTRIAL

Atividade Complementar

Atividade apresentada à Universidade Salvador – UNIFACS, como um dos requisitos para obtenção de nota parcial da disciplina Marketing Industrial do curso de Administração.

Tutor: Silvana de Jesus Ferreira

Professora: Vivian Manuela Conceição

SALVADOR – BA

2015.1

QUESTIONÁRIO

QUESTÃO 01 – “Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função separada. É o negócio como um todo visto do ponto de vista do seu resultado final, isto é, do ponto de vista do consumidor... O sucesso da empresa não é determinado pelo produto, mas pelo consumidor” (Peter Drucker). Explique de forma detalhada a sentença acima. (Valor da questão: 1,0 pontos)

De acordo com os 4P do marketing: produto, preço, praça e promoção.

O PRODUTO/ SERVIÇO precisa ter uma finalidade para o consumidor. O PREÇO também é importante. Já a PRAÇA irá determinar o preço e a classe sócio-econômica que será atendida; e a PROMOÇÃO irá trabalhar a propaganda, as relações públicas, será o apelo ao consumidor o estudo em qual mídia será apresentado.

Confirmando este processo o marketing deve ser sempre inovador, comunicar bem, ser criativo e para tal as empresas devem investir corretamente analisando cuidadosamente seus consumidores; afinal sem consumidor não há produto/serviço que sustente-se no mercado.

O marketing desperta no consumidor a necessidade, há sempre um produto/ serviço que ainda não foi criado, inventado e sempre terá consumidor, desde seja aguçada a utilidade, funcionalidade do produto/serviço.

“o objetivo do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem que o bem ou serviço se adequará a ele e venderá por si só” (Drucker, 1973)

QUESTÃO 02 – Explique o fluxo ampliado do marketing, apresentado abaixo, descrevendo a importância de cada item. (Valor da questão: 1,0 pontos)

[pic 2]

  1. Necessidades e Desejos do Consumidor: A pirâmide de Maslow representa como se dá os desejos do consumidor e o marketing, trabalha desenvolvendo o potencial das necessidades. Usarei o celular para exemplificar; a quantidade e a variedade de celulares que são lançados anualmente.

[pic 3]Figura 1

  1. Pesquisa Mercadológica: A pesquisa busca informações, o público alvo, a geografia, a renda, o grau de formação tudo para inserir o produto/ serviço no mercado. O mercado não é quantificado pela quantidade de produto mas pela quantidade de consumidores que desejam e buscam a satisfação com o produto. No mercado a celulares para todos os gostos, com uma variedade de valores que atendem diversos grupos de consumidores distintos.

  1. Desenvolvimento de Produtos: Com as informações da pesquisa é projetado o produto/serviço avaliando os riscos Uma empresa de celular atende um mercado diversificado e por isso a mesma marca desenvolve vários produtos pois, se ela não o fizer outra empresa fará, se há necessidade haverá mercado.
  1. Testes Pilotos: Verificar se o produto/serviço será realmente consumido. Se em 1980 existissem smartphones as pessoas não consumiram tanto no nosso país, pois a economia inflacionária não proporcionava o consumo destes aparelhos.
  1. Fabricação: O produto só será fabricado se os itens acima tiverem resultados positivos e não forem onerosos. Um bom exemplo foi o Relógio celular da Samsung que não foi bem aceito no Brasil mas, foi uma aposta da SK Telecom, da Coreia do Sul.
  1. Comunicação: A propaganda, como será a apresentação do produto, quais mídias serão utilizadas, em quais revistas, como será a circulação da informação do novo ou repaginado produto.
  1. Distribuição: Como será a logística do produto, a acessibilidade, qual região será fomentada, quais serão os parceiros como e em quanto tempo a demanda será atendida.
  1. Serviços de Pós Venda: Um fator muito importante para o consumidor e que as maiorias das empresas ignoram. O pós venda mantém o bom relacionamento e fomenta vendas; o consumidor quer assistências próximas, não quer custo adicional, gosta de praticidade e bom atendimento sempre, seja virtual ou pessoal.

O pós venda é a “garantia” que o investimento irá valer a pena.

REFERÊNCIAS

Duarte, Márcio. Conceitos de Marketing, 11 fev. 2014 <http://pt.slideshare.net/mduart/conceitos-de-marketing-31071101?related=1> Acesso em 02 abr. 2015

Clientes AS – ESPECIAL. A importância do pós venda, 07 nov. 2011 < http://www.clientesa.com.br/especial/43936/a-importancia-do-pos-venda/ler.aspx > Acesso em 01 abr. 2015

Peralta, Bruno. TECNOLOGIA.COM - NOTÍCIAS – COMUNICAÇÕES. Samsung pode estar a preparar relógio inteligente com cartão SIM22 mar. 2014 <http://www.tecnologia.com.pt/2014/03/samsung-pode-estar-preparar-relogio-inteligente-com-cartao-sim/> Acesso em 01 abr. 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (466.7 Kb)   docx (508.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com