TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

União homoafetiva

Por:   •  6/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.576 Palavras (19 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE DO SUDESTE GOIANO – FASUG [pic 1]

CURSO DE DIREITO

UMA ANÁLISE DA UNIÃO HOMOAFETIVA ATRAVÉS DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

IGOR ALFREDO VIEIRA DE OLIVEIRA

JEFFERSON MAMEDE NUNES FERNANDES

 

PIRES DO RIO - GO

2015


IGOR ALFREDO VIEIRA DE OLIVEIRA[pic 3]

JEFFERSON MAMEDE NUNES FERNANDES

UMA ANÁLISE DA UNIÃO HOMOAFETIVA ATRAVÉS DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO


Trabalho apresentado ao Curso de Direito da Faculdade do Sudeste Goiano – FASUG – GO, para obtenção de nota na disciplina de Metodologia da pesquisa científica sob orientação do professor Ms. Jeferson Carvalho Mateus

PIRES DO RIO - GO

2015


RESUMO[pic 5]

Nesse projeto discutiremos sobre a união homoafetiva, de acordo com a constituição brasileira e fazemos uma breve recapitulação da constituição de 1988, compreendendo como a tal união era reconhecida, e analisaremos também as mudanças ocorridas tanto na legislação como na sociedade em si até então. Analisaremos através de pesquisas já feitas, a quantidade de pessoas da que aceitam essa união e os que são contra, e buscaremos entender o porquê uma parte da sociedade é contra e as influências da igreja e se isso influencia na discriminação. Analisaremos quais os direitos que os homossexuais adquirem ao realizar uma união estável e o que ainda falta para uma melhor convivência e também uma breve analise da discriminação encontrada no brasil e as providencias que o estado toma para tentar evitar e punir esse tipo de atitude. Vamos nos basear nas obras de alguns autores que tratam desse assunto e utilizar também exemplos para tentar compreender como se encontra a união homoafetiva no Brasil, o porquê uma parte da sociedade não aceita a união, o método selecionado para esse projeto foi pesquisa exploratória. Utilizaremos a obra de Miranda (2015) Discutiremos também sobre os preconceitos que os homossexuais encontram no dia-a-dia. Baseado nas obras de Barbosa (2007), Dias (2009).

Palavras-chave: União Homoafetiva. Discriminação Ordenamento.

         


[pic 6]

[pic 7]

SUMÁRIO

  1. TEMA........................................................................04
  2. JUSTIFICATIVA.....................................................06
  3. PROBLEMATIZAÇÃO..........................................07
  4. HIPOTESES..............................................................08

OBJETIVOS..............................................................09

5.1        OBJETIVO GERAL....................................................09

5.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS......................................09

  1. REVISÃO LITERATURA......................................10

6.1 UNIÃO HOMOAFETIVA.........................................10

6.2 DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO....................12

6.3 RECONHECIMENTO DA UNIÃO...........................14

  1. METODOLOGIA.....................................................15
  2. CRONOGRAMA......................................................16
  3. ORÇAMENTO..........................................................17
  4. REFERÊNCIAS........................................................18


[pic 8]

  1. TEMA

Este projeto visa realizar uma discussão sobre a união homoafetiva segundo o ordenamento jurídico brasileiro, escolhemos abordar esse tema, que apesar da discriminação que tem estado presente no Brasil a muito tempo o assunto é destaque no mundo jurídico por representar mais de 18 milhões de brasileiros segundo dados recolhidos pelo IBGE no final do ano de 2014, ¹. Trataremos do assunto de forma ampla afim de transmitir um conhecimento geral sobre o assunto, e saber a opinião de diversas pessoas e autores sobre tal assunto polêmico, suas correlações, percentuais, desenvolvimento jurídico, o casamento, e os demais direitos que os homossexuais podem exigir. Como a homofobia é bastante explicita, os homossexuais enfrentam diversos problemas, não só nas ruas com o preconceito, mais também na hora de exigir seus direitos.

Foi aprovado em 5 de maio de 2011 pelo Supremo Tribunal Federal que obriga aos cartórios realizar casamentos do mesmo sexo, após o feito, houve cerca de 3.701 uniões no ano de 2013 segundo a pesquisa feita pelo IBGE.

O assunto aborda opiniões diferentes sendo a favor ou contra essa união. Algumas pessoas tratam conforme suas crenças, por parte da Igreja e não aceita o casamento de pessoas do mesmo sexo, que por meio desse pensamento inicia-se a discriminação e não-aceitação. Segundo uma pesquisa feita pelo grupo gay da Bahia, aponta que o Brasil possui o maior registro de crimes homofóbicos do mundo, sendo que quase a metade das mortes de homossexuais ocorreram no Brasil. Pesquisa feita por Pew Center revela que 65% das pessoas aceitam essa união, essa parte é a que vê o lado da justiça e tratam de igual os que são diferente. 

Essa pesquisa tem como objetivo discutir a união homoafetiva de acordo com as diversas opiniões e visões da sociedade como um todo e transmitir os conhecimentos sobre a lei já sancionada, priorizando o respeito e visando melhorar o preconceito sobre esse grupo de pessoas.        

Algumas hipóteses são desenvolvidas afim de melhorar ou adaptar a reação das pessoas de acordo com a união homoafetiva, e trazer novas tezes, para que sejam estudadas as propostas de um certo reacordo no código, para que os casais homoafetivos possam ter mais direitos, e possam ser menos prejudicados.

        Visaremos analisar, em artigos, jornais, revistas, fontes da internet, para que possamos ter um conhecimento mais abrangido do assunto, e que possamos ser mais eficientes em nossas pesquisas. Procuraremos   também saber porque a religião não aceita o casamento homoafetivo na igreja, e quais são seus fundamentos. Por que há os dois lados da moeda, sempre alguns vão apoiar e entender, já outros vão discordar totalmente, e jamais apoiar tais uniões.  Vamos nos basear nas teorias de famosos autores que abordam esse tema de forma bastante ampla, traz novidades quanto à proibição de qualquer autoridade de negar acesso ao casamento homoafetivo ou o reconhecimento da união estável, graças à Resolução do Conselho Nacional de Justiça. As relações homoafetivas – expressão criada pela autora -, interessa ao Direito porque a elas vincula-se a ideia de justiça, e também porque das relações de afeto, em que se constitui um núcleo familiar, decorrem consequências patrimoniais, previdenciárias etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (232.3 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com