TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO “NOVO” HOME OFFICE NA VIDA DOS EMPREGADOS

Por:   •  25/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO “NOVO” HOME OFFICE NA VIDA DOS EMPREGADOS.

A modalidade de trabalho home office está sendo utilizada cada vez mais por empresas e profissionais que possuem seu próprio negócio. Este estudo busca verificar os aspectos positivos e negativos do home office para a carreira profissional do povo brasileiro. O estudo é exploratório e descritivo, pois utilizou pesquisa de "campo", digo (depoimentos de empregados e empregadores), em breve pesquisa realizada no site do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio ás Micros e pequenas Empresas). E, os resultados mostram que apesar da proporção que vem sendo tomada para a “nova” modalidade de trabalho, ainda se questiona muito se o empregador pode liderar uma equipe e exercer suas atividades em home office ou se o empregado vai de fato cumprir sua obrigação sem um devido monitoramento direto ou presencial ativo, além das vantagens e desvantagem desta “nova” modalidade profissional.

Home Office é uma expressão inglesa que significa “escritório em casa”. Segundo a sua concepção o espaço de trabalho, que deveria estar localizado dentro de uma empresa, é mudado para um escritório na residência do trabalhador, formulando-se o primeiro conceito de teletrabalho e este primeiro conceito enfatizava a utilização das tecnologias de informação nas atividades de trabalho, destacando a importância entre distância e tempo na relação entre empresa e trabalhador.

O home office pode ser entendido também como um modo flexível de trabalho, permitindo que as atividades sejam realizadas remotamente, sem a necessidade do profissional se locomover até a sede, tornando possível a mobilidade de diversas tarefas para fora do local de trabalho tradicional. Pois o modelo de trabalho Home Office é uma prática recente, mas já utilizado por muitas empresas e que cresceu rapidamente neste corrente ano, devido ao isolamento social obrigatório causado pelo novo corona vírus (COVID-19). Onde a prática tornou-se extremamente fundamental, uma vez que auxilia na redução do índice de contaminação do vírus e para se ter uma ideia, 43% das empresas adotaram o home office devido ao estado de calamidade pública, levando, os profissionais e indústrias buscarem alternativas de adaptação a uma nova realidade sem que prejudique inda mais a oferta e demanda.

Desse modo, além de claro, a situação do país, o home office permite a mudança na cultura organizacional da empresa, que passa, a cada dia, a valorizar a qualidade de vida, a produtividade, o conforto e, claro, a redução de estresse de seus funcionários.

No entanto, engana-se quem pensa que o trabalho remoto é benéfico apenas para os colaboradores. Na verdade, ele proporciona vantagens para ambas às partes, por caracterizar benéficas aos dos lados, então vejamos:

• Flexibilidade

É quase impossível falar sobre o home office sem mencionar a flexibilidade de horário. Com isso, poder contar com a flexibilidade do período de trabalho é o elemento mais buscado pelos profissionais adeptos a essa modalidade influencia, inclusive, no aumento da produtividade, mesmo em segmentos limitados, como lojas de uniforme profissional e Call Center de telefonia móvel.

• Comodidade

Outra característica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com