TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil: Direito de Família. Volume 6, 13ª Edição, São Paulo: Editora Atlas, 2013. p. 457 a 483.

Por:   •  15/5/2017  •  Resenha  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVALI – UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – BALNEÁRIO CAMBORIÚ – SC

FICHAMENTO

1. NOME

2. OBRA EM FICHAMENTO

GUIMARÃES, Isaac Sabbá. Processo Penal: Aspectos Conceituais do Processo Penal Constitucional. Curitiba, Editora Juruá, 2016. p. 15 a 59.

3. ESPECIFICAÇÃO

Direito Processual Penal;

4. DESTAQUES

Direito E Justiça

4.1 “No caso do Direito – e de seus ramos que gozam de autonomia conceptual -, os marcos definidores tangenciam, inescapavelmente, a (vasta e, até mesmo, inefável) noção de Justiça. Afinal é do senso comum pensar-se no Direito como vetor de realização da justiça […]” (p. 15)

4.2 “Por isso também se diz que a regra(positiva) do Direito prefigura o dever-ser que vincula os membros da comunidade.” (p.16)

4.3 . “Mas quando se nega, por meio da conduta diversa á prescrição legal, o dever-ser, ou seja, quando se desobedece á regra, o Direito já terá estabelecido fórmulas para dissolução que são exigíveis, impositivas e coercitivas.” (p. 16)

4.4 “...De forma mais clara, podemos dizer exemplificativamente, sem muita margem para dúvidas, que a nós ocidentais parecem absurdamente injustas algumas regaras de Direito tradicional, como de alguns povos africanos […]” (p. 17)

4.5 “... Derrida alerta-nos para o erro do raciocínio de equivalência entre as duas categorias, pois, enquanto o Direito é expressão de força, violência e forma, a Justiça é algo absolutamente inextrincável.” (p. 19)

4.6 “Essa linha de raciocínio conduz Derrida a uma das assertivas de dissolução problemática, segundo a qual “O Direito não é Justiça”, mas é elemento calculável, ao passo que a Justiça, incalculável, exige que se a calcule” (p. 20)

4.7 “... Só se percebera o Direito e o errado, o justo e o injusto, no mundo dos fatos – fatos com importância jurídica, que é naturalmente erigida em razão de valores consensualmente aceitos, ou já positivados no corpus iuris -, em que as situações de conflito são evidenciadas, e as autoridades instituídas, exercendo o monopólio de realização do direito, passam a atuar.” (p. 21)

Direito Processual Penal: A Realização Da Justiça E Do Direito Penal E A Viragem Problemática Provocada Pelo Neoconstitucionalismo

4.8 “Reduzindo nosso campo de visão para uma esfera um pouco menor, e tendo como pressuposto o corpos iuris de um estado de Direito, ou seja, o modelo de Estado consolidado após a independência dos Estados Unidos e a Revolução francesa de 1789, localizaremos, o Direito processual Penal, à maneira de estabelecermos sua taxonomia, no grupo de Direitos públicos. Esta assertiva decorre do fato de que, com o surgimento do Estado moderno, deixaram de existir a vingança de sangue (o Blutrache do primitivo Direito Germânico), a arbitragem privada, as guerras judiciais (do Direito português), enquanto o poder político oficial passou a monopolizar a solução dos conflitos em nome da preservação de um mínimo de harmonia e paz social. […] Triparte seu poder total, delegando a função judiciaria, exercida por magistrados regularmente investidos na carreira, tarefa de julgar os infratores . […]” (p. 22)

4.9 “Tornaghi, ao interpretar a razão política do Direito Processual Penal, refere que “A lei de processo penal é o resultado de ,um compromisso entre a Segurança e a Justiça” […],No entanto, o processualista faz uma ressalva a esta formulação ao ponderar que, na prática, nem sempre pode promover a segurança garantindo-se a integral Justiça: para preservar-se um ambiente de ordem, “sem a qual a sociedade se corrompe e dissolve, é preciso, por vezes, restringir o gozo de bens que, em rigor de Justiça, não poderiam ser tolhidos” ” (p. 24)

4.10 “O neoconstitucionalismo é, à evidência, um fenômeno político-jurídico de reação às atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial. As perdas de milhões de vidas em combate, o holocausto, as tragédias vivenciadas pelos povos envolvidos no conflito, fazem despertar uma nova consciência em torno dos Direitos humanos, sobre os quais se pretende a universalização, mediante o compromisso dos Estados da comunidade internacional de respeita-los e concretiza-los na maior medida do possível” (p. 26-27)

4.11 “As Constituições surgidas na nova fase de constitucionalismo representam uma grande viragem relativamente ao modelo clássico. Não tratam exclusivamente da organização do Estado e da estipulação de um rol de Direitos fundamentais: agregam valores de conteúdo moral; dão status de norma jurídica aos princípios nelas reconhecidos, substantivando, desta forma, os Direitos Fundamentais. […]” (p.28)

4.12 “O novo modelo constitucional chega até nós em 1988, seguindo o padrão europeu. Dessa forma, agregamos aos clássicos Direitos de liberdade e aos Direitos sociais uma série de princípios fundamentais dos quais o País seja signatário (art. 5 º,§ 2º,CR); e quando aprovados pelas duas casas do congresso, segundo as mesmas condições adotadas para as alterações da Constituição, as regras e princípios jus internacionais serão categorizados como emendas à Lei Maior, ou seja , serão incorporados ao conteúdo constitucional(art. 5 º,§ 3º,CR) .” (p.28)

4.13 “Podemos Dizer, por outras palavras, que a descoberta da verdade real (ou material, ou processual, como atualmente nossa doutrina tem preferido), não fica restrita à atuação do Juiz e do representante do Ministério Público, senão que é distribuída entre os sujeitos (ou intervenientes) processuais. Ora, em conformidade com essa estrutura, o réu deverá ser considerado sujeito ou interveniente processual, cujo conceito compreende autonomia participativa, inclusive para contribuir com o deslinde dos fatos. Então, diferentemente do que havíamos afirmado mais acima, movimentar-se-ão no plano do processo, com o intuito de elucidar uma verdade real, não apenas o Juiz e o representante do Ministério Público, mas outros sujeitos processuais, incluindo o réu, que atuará na medida de seu consentimento.” (p. 31)

4.14 “Chegamos a este nível de reflexão, em que concordamos que o Direito Constitucional atravessa o Direito Processual Penal, influenciando, inclusive, na modificação do conceito de sua instrumentalidade, é já o momento de virmos mais de perto como ocorre este entrosamento entre estes ramos jurídicos”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com