TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VERDADES PARA SER FELIZ - DEZ LIÇÕES SOBRE SANTO AGOSTINHO

Por:   •  28/9/2019  •  Resenha  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

83975 CODIGO NN BB

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEÃO SAMPAIO

CURSO DE DIREITO

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA E ÉTICA

(Professor Willian Brito)

RESENHA

VERDADES PARA SER FELIZ

COSTA, Marcos Roberto Nunes, 10 lições sobre Santo Agostinho, 4 ed.- Petrópolis, RJ: vozes 2014.- (Coleção 10 Lições).

Cicero Nacelio dos Santos

Escrito por Marcos Roberto Nunes Costa, ex-presidente da sociedade Brasileira de filosofia (2003-2011), é doutor em filosofia pela PUCRS, com área de pesquisa  em Filosofia Medieval, mais especificamente no pensamento de Santo Agostinho. Atualmente é professor do Departamento de Filosofia da Ufpe.

         Os pensamentos nos levam a uma grande viagem de volta ao tempo, quando paramos para entender um pouco da historia de um grande homem chamado Áurelio Augustinus.

         O que nos faz pensar, de um homem poeta, sábio, mas porem tão indeciso! Foi justamente o que me fez viajar em busca dessa resposta nesse livro (10 lições sobre santo Agostinho). Assim se inicia a historia fantástica de um jovem, que nasceu em  Tagaste província romana da Numídia na África (hoje chamada Souk-Ahrás, na atual Árgelia, Norte da África) em 13 de novembro de 354, em uma família dedicada com seus pais e mais dois irmãos. Agostinho teve bons estudos,e oportunidades de estudar mais de um idioma, aos 11 anos de idade ele já se destacava entre os demais colegas, os seus mestres já o haviam com um futuro brilhante, tão jovem Agostinho concluiu os estudos, e começou a vida de curtições com os colegas, foi nessas curtições que ele se apaixonou e ao completar 30 anos veio o seu filho, chamado: Adeodato. Logo teve a oportunidade de se mudar para Roma, sempre despertando interreses, por ser muito inteligente, logo pegou fama de orador e dono de uma escola de retórica,despertando o interrese de grandes autoridades, logo veio  convite para  ir para Milão , sendo recebido por grandes autoridades. Sempre lendo antigos filósofos sua paixão pela leitura só aumentava, e através dessas leituras surgiu a curiosidade em meio a filosofia a alegria em buscar  a VERDADE ETERNA. Nessa busca pela verdade, o mesmo foi lendo, lendo, e cada vez mais aumentava suas indecisões, em meio a essas indecisões suas crenças também o opor tunava. Mas a leitura o levou a novos conhecimentos, novas pessoas e as oportunidades vieram ate a ele, foi ai que ele fez sua grande descoberta, tendo a certeza de 03 verdades: SABER QUE ELE EXISTE, VIVER E PENSAR.

         Os anos passando e a maturidade adquirida veio as novas experiências; suas teses sempre em busca de novos conceitos, suas defesas do bem e do mal, da liberdade e a necessidade, graça e liberdade, criação, tempo e eternidade, ordem e perfeição do universo, o homem, sexualidade e matrimonio.

         Mas o mesmo tinha duas grandes indecisões, entre servir a Deus e a de continuar na vida de curtições. Para Agostinho não foi fácil, pois o mesmo estava vivendo e tendo um convívio com pessoas que tinha já suas decisões de servir a Deus. Ele tinha em seu coração, que não era puro a ponto de dedicar-se totalmente a vida de servir, tinha em seu interior que sofreria as consequência, caso sua decisão não fosse a de servir. Mas Agostinho recebeu uma mensagem que sendo seu coração, era uma mensagem de Deus ; em meio a choros e clamações de que Deus o ajudasse, ele ouviu uma voz “ toma e lê; toma e lê”. Foi quando ele realmente tomou sua grande decisão de servir único e exclusivamente a Deus, foi comunicar ao seu grande amigo Alípio que logo lhe entregou o novo testamento , abrindo espontaneamente na epistola de São Paulo (Rm 13,13) que dizia: “ Não caminheis em glutonarias e embriaguez, nem em desonestidade e dissoluções, nem em contendas e rixas; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não procureis a satisfaçao da carne com seus apetites”. Não finalizou a leitura , a mesma já era suficiente o bastante para compreender  o que o Senhor queria de Agostinho. Ele era um bispo popular humilde, de fazer caridade ao seu povo, sabia de suas necessidades , ele tinha sua participação no meio da política-social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com