TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLENCIA CONTRA A MULHER

Por:   •  16/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

Entender o Direito como argumentação é perceber que praticamente todas as atividades dos operadores do Direito envolvem de alguma forma a apresentação de razões com o intuito de fundamentar, justificar, convencer outrem de que aquilo que se afirma é válido e verdadeiro. A argumentação, com certeza, não é a penas um fato presente na vida jurídica, mas, também, é muitas vezes o fator determinante da vitória ou da derrota.

Traçando um paralelo entre os tipos de argumentos jurídicos e o filme 12 homens e uma sentença, filme este que foi debatido em salada de aula, podemos destacar alguns argumentos importantes abordados no filme, entre eles está, para mim, um dos mais importantes que vem do protagonista do filme(Henry Fonda), onde ele não está totalmente convencido de culpabilidade do réu e por meio de uma impressionante argumentação, convence cada um dos jurados a mudar seu voto para inocente, o protagonista deixa claro que não sabe se o acusado é culpado ou não, mas diferentemente dos demais, consegue perceber que as provas apresentadas não são tão sólidas quanto parecem. Ele jamais tenta provar que o acusado é inocente, pois nem mesmo ele está convencido disso, o que ele busca demonstrar é a fragilidade das provas, que levam à uma dúvida razoável em relação à culpa do acusado. Desta forma, não há como não eleger tal processo argumentativo, que foi desenvolvido ao longo do filme, o mais importante da trama.

Assim, ainda podemos destacar mais 2 tipos de argumentos, como o argumento de autoridade onde em determinado momento do filme os demais jurados tentam convencer o 8º jurado da culpa do acusado por meio de diversos argumentos de autoridade, afirmando que duas testemunhas confirmaram que o acusado matou o pai e que o legisla confirmou o horário afirmado por elas. Por fim, mas não menos importante, pode-se encontrar, no filme, também, argumentos baseados em fatos, onde em determinada situação do filme a promotoria demonstra fatos, situações e testemunhas que tenham tido relação direta com o fato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com