TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: LEI “MARIA DA PENHA”.

Por:   •  11/11/2019  •  Artigo  •  6.583 Palavras (27 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 27

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: LEI “MARIA DA PENHA”.

Luiza Lorentz Filheiro[1]

RESUMO:

A violência doméstica contra a mulher tem como maior agressor a sociedade, pois é ela que manipula os cidadãos que a compõe, assim gerando um preconceito desmedido diante a um problema que atinge milhões de mulheres todos os dias, em diversos países, classes sociais e culturas. Sendo estas mulheres desprezadas e tratadas com inferioridade por seus companheiros, maridos e familiares. Assim, através das distinções impostas pela sociedade entre o sexo feminino e masculino, o homem se vê no direito de cometer agressões contra a mulher, sendo sua justificativa ensiná-la. Contudo, a mulher agredida aguenta a violência e as humilhações praticadas pelo companheiro ou familiar em silêncio. Para que esse silêncio não persista e a violência doméstica contra a mulher enfraqueça, foram criadas delegacias de defesa da mulher e a lei 11.340/06, nomeada Lei “Maria da Penha”, ambos criados para a proteção de mulheres agredidas, tendo por objetivo o encorajamento destas mulheres a denunciar seus agressores para que assim possam resgatar a dignidade, autoestima, cidadania e segurança.

PALAVRAS-CHAVE: Violência doméstica contra a mulher. Lei Maria da Penha. Mulher. Delegacia de Defesa da Mulher.

RESUMEN:

La violencia doméstica contra las mujeres tiene el mayor delincuente a la sociedad, es ella la que manipula a los ciudadanos que la componen, formando así un prejuicio en contra de un problema endémico que afecta a millones de mujeres cada día, en diferentes países, culturas y clases sociales . A medida que estas mujeres despreciado y tratado con inferioridad por parte de sus parejas, esposos y familiares. Así, a través de las distinciones impuestas por la sociedad entre hombres y mujeres, el hombre se encuentra en el derecho de cometer una agresión contra la mujer, y su justificación enseñarlo. Sin embargo, la mujer maltratada sufre violencia y las humillaciones infligidas por sus parejas o familiares en silencio. Para este silencio no persistió y la violencia doméstica contra la mujer se debilita, fueron creados delegacion em defensa de mujer y la ley 11.340/06, Ley denominado "Maria da Penha", ambos creados para proteger las mujeres maltratadas, con el objetivo de fomentar estos a las mujeres a denunciar a sus agresores para que puedan restaurar la dignidad, la autoestima, la ciudadanía y la seguridad.

PALABRAS CLAVE: La violencia doméstica contra las mujeres. Ley Maria da Penha. Delegacion en defensa de mujer.

INTRODUÇÃO

O presente artigo faz referência à violência doméstica e familiar contra a mulher, sendo a mulher maior vítima da agressão dentro do âmbito familiar. Assim sendo, estas agressões cometidas frequentemente por maridos, familiares, ex-companheiros ou pessoas próximas à família, tento efeito multiplicador, pois atinge aos filhos, que presenciam as agressões diariamente, adquirindo tendência a se transformarem em agentes repetitivos do comportamento vivenciado dentro do âmbito familiar.

O fenômeno da violência doméstica e familiar contra a mulher não se limita a classe social, idade ou escolaridade, mas um fenômeno relacionado à dominação histórica masculina. Deste modo, utiliza-se a Lei 11.340/2006, denominada Maria da Penha, para a análise do fenômeno mencionado que abrange uma notável parcela da população feminina de distintas culturas e classes sociais, criando assim mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, buscando resgatar a cidadania feminina e minimizar os altos índices de violência doméstica.

Recentemente, a violência doméstica e familiar deixou de ser um problema restrito ao âmbito familiar se tornando uma preocupação social, pois é causadora de prejuízos a sociedade, tendo em vista a ocorrência de agressões que necessitam de serviços na área de saúde trazendo danos à economia do país e acarretando baixa produtividade e maior ausência no trabalho, entre outros problemas.

Deste modo, a Lei 11.340/2006 colabora de que forma para as vítimas de violência doméstica e familiar?

A Lei Maria da Penha é designada para tratar exclusivamente da violência doméstica e familiar, encorajando mulheres a denunciar seus agressores constantemente e resgatar a cidadania, autoestima, segurança e dignidade, tendo como objetivo minimizar os índices de violência contra a mulher no Brasil.

Assim, utiliza-se o método de pesquisa bibliográfica e histórico, busca-se uma problematização partindo de publicações e referenciais, com o propósito de analisar e discutir as contribuições cientifica e culturais, proporcionando uma bagagem teórica de conhecimento, se sucedendo de um retorno histórico, afim de, comparar elementos existentes na atualidade com origens históricas acompanhando as evoluções e mudanças da violência contra a mulher.

Tendo em vista um melhor entendimento do artigo, foi dividido em dois capítulos.

O primeiro capítulo, tratando-se da Violência Contra a Mulher em espaços públicos e privados. Desde muito antigamente, as mulheres são tratadas com inferioridade pela sociedade, fazendo com que este modo de tratamento permaneça até os dias atuais. Tendo a violência como um modo de ensiná-las, não se limitando à pobreza, desigualdades sociais e culturais, mas tendo relação com o prevalecimento do homem sobre a mulher. Apesar dos avanços dos direitos das mulheres a violência permanece, sendo esta advinda dos costumes estabelecendo uma relação de desigualdade entre homens e mulheres, afim de, manter uma sociedade machista e patriarcal, sendo as mulheres as maiores prejudicadas.

A partir de alguns exemplos de violências contra a mulher, sendo elas culturais, como os países: Índia, África, Bangladesh e Brasil. Baseando-se nestes casos de violência, se verifica que as mulheres não sofrem violência e discriminação somente por maridos, companheiros e familiares, mas também pela sociedade, a mais importante mentora de tanta crueldade contra a mulher, sendo influenciadora das pessoas e culturas, ocasionando atitudes que permanecem até os dias de hoje.

Enfim, o segundo capítulo traz um aprofundamento do tema, analisando o nascimento das Delegacias de Defesa da Mulher, onde há a importante participação de movimentos feministas que lutaram para que houvesse interesse do sistema judiciário pela violência contra a mulher. Assim, estatísticas demonstram que o âmbito familiar não está qualificado para ser um espaço harmônico, mas sim um lugar opressivo com ausência de direitos individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (244.4 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com