TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Contra Mulher na RPA-6 do Recife

Por:   •  5/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A violência contra a Mulher é um dos fenômenos sociais mais denunciados e que mais ganharam visibilidade nas últimas décadas em todo o mundo. Ademais, tem-se que a violência doméstica ou familiar contra a mulher é o tipo mais recorrente no Estado de Pernambuco. Em fevereiro deste ano, mais de 3.000 mil mulheres sofreram violência, o que representa uma média de 99,6 por dia, dados da Secretaria de Defesa Social. A maior parte desses 3.000 mil registros está no interior de Pernambuco. Foram 1.149 casos contabilizados pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Por abranger um grande número de pessoas, a maior cidade do Estado, Recife, tem por si só grande parte das estatísticas dos casos (805) acerca de violência doméstica contra mulher, registrados em Pernambuco.

Para se analisar os dados da violência contra mulheres, é relevante considerar as ações que são desenvolvidas nas Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife, o que facilita o trabalho dos órgãos e instituições na obtenção de informações acerca da incidência deste tipo de crime, além de colaborar com a elaboração de planos e estratégias na busca de soluções para tal problema. No Recife, a RPA que apresenta maiores dados de violência é a região sul, a RPA-6 (Boa Viagem, Cohab, Pina, Jordão, Ipsep, Imbiribeira e Brasília Teimosa). Mas, o que leva essas regiões apresentarem índices tão alarmantes de violência contra mulher?

A violência doméstica contra a mulher não é natural muito menos certa, assim sendo, é importante que todos conheçam o porquê da sua ocorrência, para que possamos enfrentá-la de forma eficiente. Esse trabalho não deve apenas responsabilidade do judiciário, mas de toda a sociedade, de modo a garantir direitos e respeito as individualidades. “Se a gente não reeducar essa sociedade a situação nunca mudará”.

O principal objetivo deste trabalho é relatar os fatores que fomentam o crescimento dos índices da violência doméstica contra mulher em Pernambuco. Para tanto, foram realizadas diversas pesquisas, cujo resultado nos permitiu olhar e entender em quais regiões os índices são reincidentes e o motivo pelos quais ocorrem. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com