TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Voto STF - RE 608482 RN

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 3

RECURSO EXTRAORDINÁRIO 608482 RIO GRANDE DO NORTE

RELATOR: MINISTRO X

REQUERENTE: ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

PROCURADOR (A/S): PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

REQUERIDO (A/S): VANUSA FERNANDES DE ARAÚJO

ADVOGADO(A/S): Y

V O T O

Senhores Ministros, é indiscutível o fato de que a propositura do presente Recurso Extraordinário, pela delicadeza e importância da situação e seus efeitos, gerou, como há muito não se via, assumindo, inclusive, o caráter de repercussão geral, um leque sui generis de expectativas quanto à provável atuação deste Supremo Tribunal Federal no caso ora posto.

1. Percebe-se neste caso a existência de dois interesses contrapostos, cabendo a esta Corte determinar qual deles deve ser mitigado. Inicialmente temos o interesse individual de uma candidata que, através de uma liminar, ingressou em cargo público sem realizar todas as etapas do certame, exercendo, deste modo, a função por mais de 12 (doze) anos. Em contrapartida, encontra-se o interesse público em aplicar o que se encontra disposto no artigo 37, II, da Carta Magna brasileira, preceituando a necessidade da aprovação prévia em concurso público para investidura em cargo ou emprego público, além de afrontar o princípio da isonomia, uma vez que os demais candidatos ao concurso realizaram todas as suas etapas, ao contrário da requerida.

Entendemos que, ao sobrepesar os interesses conflitantes, deve prevalecer o interesse público, visto que, prevalecendo o interesse individual, haveria um enorme prejuízo de valores jurídicos essenciais, não existindo qualquer razão fundamentada em face aos valores constitucionais dispostos que fosse capaz de justificar a manutenção do cargo pela requerida.

2. Ademais, conforme supracitado, a investidura da candidata no cargo se deu através de liminar deferida em ação cautelar, sendo sua defesa baseada na Teoria do Fato Consumado e no decurso do tempo desde a posse. Ora, considerando o regime próprio da execução provisória das decisões judiciais, que, como se sabe, é fundada em títulos marcados pela precariedade e pela revogabilidade a qualquer tempo, operando, nesse último caso, por força de lei, efeitos ex tunc, ou seja, automático retorno da situação jurídica ao statuo quo ante.

O beneficiário da medida judicial de caráter provisório deve ter, portanto, conhecimento de que a qualquer tempo tal medida poderia ser revogada, não havendo do que se falar em direito adquirido para proteger o ato nem a pretensão de invocar os princípios da segurança jurídica e da proteção da confiança legítima no caso concreto, uma vez que a coisa julgada só pode ser vinculada a decisões definitivas. Quanto ao decurso do tempo desde a posse no cargo em questão, tal fato não concretiza a convalidação do ato administrativo, posto que não se deve sobrepujar o interesse público em detrimento da morosidade da máquina pública.

3. Cumpre ainda ressaltar que, por se tratar de um caso de repercussão geral, seria, no mínimo, prejudicial e perigoso o acolhimento da pretensão da requerida, fato este que daria ensejo a investidura em cargos e empregos públicos através de medidas judiciais precárias, mitigando dispositivos expressos na Carta Magna e, portanto, atentando contra o interesse público.

4. Com espeque nas ponderações adredemente elencadas, dou provimento ao recurso, julgando procedente o pedido formulado pelo Estado do Rio Grande do Norte no presente Recurso Extraordinário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (42.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com