TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética: Aplicação No Direito e contrapontos com a Moral

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que é ética?

Sabidamente o homem é um ser gregário, é dizer, necessita da convivência entre seus pares para sobrevivência e evolução, dito isso, extrai-se que para a convivência harmônica na sociedade é necessário um conjunto de regras, princípios e ou costumes para que ao ser humano coexista em sociedade.

Cabe ressaltar, ademais, que a origem da palavra ética deriva do grego "ethos", que significa modo de ser.

Por fim, exposto as noções perambulares, podemos conceituar a ética como um conjunto de valores e ou costumes que norteiam o comportamento humano em uma determinada sociedade, é dizer, análise dos padrões difundidos por determinada sociedade que amparam as tomadas de decisões dos seres humanos na condição de ser social.

2) Qual a diferença entre ética e moral?

        Entende-se por moral, o conjunto de princípios que fundamentam as tomadas de decisões do ser humano internamente, é dizer, aquilo que norteia a vida de um indivíduo de forma basilar e individual (do indivíduo para com ele mesmo).

        De outra banda temos a ética, que se contrapõe com a moral, ao passo que se expõe pelos padrões comportamentais dos seres humanos de uma determinada sociedade, é dizer, valores/costumes/comportamentos que fundeia um determinado grupo social (do grupo para com o indivíduo).

3) O que é ser antiético, imoral e amoral?

        Baseando-se no supramencionado, temos que:

        Antiético é aquele que contraria ou infringe determinados comportamentos impostos pela sociedade, isto é, aquele que infringe.

        Imoral é aquele que contraria os preceitos morais tidos como corretos em um determinado grupo social, é dizer, aquele que infringe os princípios da moralidade.

        Por fim, tem-se o termo “amoral”, a intelecção deste termo se expõe pelo indivíduo que pratica uma conduta que em tese contraria a moral, entretanto, ao realizar uma análise pormenorizada deste comportamento, extrai o entendimento de que para aquele indivíduo não se existe padrões morais para estabelecer a distinção entre o que é moral e o que não é.

4) Qual a importância da ética para o direito?

        A ética é de suma importância para o direito haja vista que possuem um campo de incidência coincidente/comum, é dizer, regulam as relações humanas em sociedade, desta forma, vale salientar que o direito necessita da ética e se fundeia nela para regular relações jurídicas dos seres humanos.  

5) E para as demais profissões jurídicas?

        Ante ao supramencionado podemos presumir que a ética é importante para o Direito, mas não só para ele, haja vista que por ser o ramo da filosofia que visa o estudo do comportamento do homem na sociedade expõe um padrão que deva ser adotado não somente em um determinado ramo social, a exemplo do direito, mas também em nas relações jurídicas em geral, e com isso, torna-se fundamental para todas as profissões, principalmente as jurídicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com