TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, moral e teoria dos círculos

Por:   •  24/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4
  1. O que é ética?

A palavra “ética” vem do grego “ethos” que significa morada, habitat, refúgio. Mas para os filósofos, a palavra se refere a caráter, conduta, modo de ser.

Ética é um conjunto de informações extraídas da investigação do comportamento humano para que possam ser explicadas as regras morais de maneira racional e científica.

A ética faz um estudo e uma reflexão sobre a moral, ou seja, que reflete e questiona as regras morais.

  1. O que é moral?

A palavra “moral” tem origem latina, “Moralis”, que significa “relativo aos costumes”. A moral se refere às regras de conduta aplicadas e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando suas ações e julgamentos sobre o que é certo ou errado.

A moral é fruto do padrão cultural de cada sociedade, que coloca regras que são vistas como necessárias para a boa convivência entre os indivíduos.

Uma conduta moral é uma escolha a ser feita por cada um. Uma pessoa moral age de acordo com os costumes e valores de sua sociedade.  

  1. Diferenças entre Ética e Moral

Na filosofia, a ética e a moral possuem significados diferentes. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano na sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções de cada sociedade.

Para Débora Silva (Site Estudo Prático, 2018), “A ética engloba determinados tipos de comportamento, sejam corretos ou incorretos. A moral estabelece regras que permitem determinar se o comportamento é correto ou não.”

Normalmente, a ética é consistente, mas pode sofrer mudanças caso as crenças de um indivíduo mudem ou dependente de cada situação. Já a moral é consistente dentro de um contexto, contudo, ela pode variar de acordo com a cultura de cada pessoa. Então, a ética é universal e permanente dentro de sua época, e a moral é cultural e temporal.

A moral é consistente dentro de um contexto, mas pode variar entre culturas ou épocas. Por exemplo, algo moralmente aceito hoje em dia, poderia ser considerado imoral no século XX. Já a ética estuda como cada indivíduo reflete sobre determinada moral, sendo possível que com o passar do tempo, haja uma modificação nas crenças e nos valores pessoais de um cidadão.

  1. Exemplos
  1. Quando um idoso pede ajuda para atravessar a rua ou para lhe ajudar com suas sacolas, temos a opção de não o ajudar. Pela ética, não temos a obrigação de ajudar uma pessoa em nenhuma situação. Entretanto, a moral pode permitir que haja uma reflexão da situação e nos faz querer oferecer a ajuda necessária.
  2. Roubar ou matar, são, por lei, atos que devem receber punição e pela ética seria uma atitude ilegal. Moralmente, não condizem com os bons valores e costumes da sociedade. Portanto, roubar e matar são considerados, tanto pela ética, quanto pela moral, atos que devem receber devidas punições.
  3. Furar fila em locais de atendimento público, como bancos, restaurantes etc. Pela ética, o correto seria esperar e respeitar a ordem. Contudo, esta ação não é algo que deva receber grandes punições, e se achar que é o correto a ser feito, uma pessoa pode cometer a ação, mesmo que moralmente não seja correto.

  1. Teoria dos Círculos
  1. Teoria dos círculos concêntricos

Iniciada pelo filósofo Jeremy Bentham, concebeu a relação entre o Direito e a Moral. Segundo sua teoria, o Direito (a ordem jurídica) estaria incluída no campo da Moral, e assim, o campo da moral é mais amplo que o do Direito.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

  1. Teoria dos círculos secantes

Segundo o jurista francês Claude Du Pasquier, o Direito e a Moral possuem uma zona comum, sobre o qual ambos possuem competência para atuar. Mas ao mesmo tempo, cada um tem sua parte independente, pois há assuntos que um não poderá interferir na esfera do outro.

[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

5.3 Teoria dos círculos independentes

Para Hans Kelsen, o Direito não possui relação com a Moral. A norma é o único elemento do Direito, que não depende de conteúdos morais. Para ele, os dois possuem campos independentes um do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (395 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com