TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias do desenvolvimento moral

Por:   •  19/7/2017  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria do desenvolvimento moral

Kohlberg (1968) considerava que cada estágio é imprescindível e básico para o estágio seguinte, possuindo uma progressão sequencial, em três níveis principais, com seus respectivos subníveis. Sendo importante na enfermagem psiquiátrica, por ser capaz de avaliar o nível de desenvolvimento moral do paciente para ajudá-lo da melhor forma.

Nível I: Nível Pré-convencional (4-10 anos)

  • Estágio 1 – Punição e Orientação por Obediência. O individuo cumpre com as orientações culturais por temer as conseqüências do seu não cumprimento, é o medo da punição.
  • Estágio 2 – Orientação Instrumental Relativa. O comportamento é evidenciado pelo egocentrismo e preocupação com o eu, na qual o indivíduo busca satisfazer suas próprias necessidades.

Nível II: Nível de Convencional (10-13 anos)

  • Estágio 3 Orientação por Concordância Interpessoal. O individuo se comporta de acordo com as expectativas dos outros, mesmo que não sejam condizentes com o seu comportamento habitual.
  • Estágio 4 – Orientação por Lei e Ordem. O individuo apresenta respeito pelas leis e autoridades, mesmo que não sejam harmônicos com sua conduta habitual.

Nível III:Nível Pós-Convencional (pode ocorrer da adolescência em diante)

  • Estágio 5 Orientação Legalista dos Contratos Sociais. Nesse estágio há a presença de valores e princípios que estabelecem o que é certo ou errado. Ele possui a consciência de que as leis estão sujeitas a modificações no decorrer das alterações da sociedade.
  • Estágio 6 Orientação por Princípios Éticos Universais. Nesse estágio o comportamento é regido por princípios internos, a consciência é que conduz.

Um modelo de enfermagem – Hildegard E. Peplau

         Peplau usou a teoria interpessoal na relação entre enfermeira-cliente, assim propiciando um envolvimento interpessoal, o que fortalece a personalidade de ambos. Essa relação possui as seguintes fases: Orientação (conhecer, esclarecer e definir o problema), Identificação (resposta do cliente à oferta ajuda necessária), Exploração (proveitos captados pelo cliente) e Resolução (é a conclusão bem sucedida das fases anteriores).

Estágios de desenvolvimento da personalidade de Peplau

Peplau relaciona as tarefas psicológicas às exigências feitas às enfermeiras durante a relação enfermeira-cliente, que são as seguintes: aprendendo a confiar nos outros, aprendendo a adiar a satisfação, identificando a si mesmo e desenvolvendo habilidades por participação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com