TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS

Ensaios: SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é identificar o fluxo dinâmico evolutivo dos sistemas naturais através de um Sistema de Gestão Ambiental, procurando obter efeitos benéficos dessa evolução para o rendimento de uma determinada empresa.

Nos dias de hoje é preciso administrar os recursos naturais e o controle da poluição de formas diferentes, mesmo porque são casos diferentes um é a vida e outro a morte.

É sabido que a questão ambiental é um reflexo do espaço produzido pelo ser humano ao longo de sua história, pautada nas relações que se estabelecem entre eles. Diante de tal para estudar a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental em empresas é preciso estudar o espaço, sua natureza e sua organização, e os processos sociais que se estabelecem neste espaço.

Deste modo este artigo justifica-se pela preocupação com os diversos impactos ambientais ocasionados principalmente por ações humanas, dentre os quais pode - se destacar: o aquecimento global; a destruição da biodiversidade ou extinção de espécies; o derretimento das geleiras; a destruição progressiva da camada de ozônio; a poluição dos rios e mares; as enchentes, entre outros, tem levado as empresas a uma maior preocupação com o meio ambiente.

Assim, tendo como oportunidade de aprendizagem, durante toda esta análise, na pesquisa dos procedimentos de uma empresa, os quais colaboraram e foram cruciais para a nossa formação como futuros gestores ambientais.

2 DISCUSSÃO

A gestão ambiental é conceituada, na administração pública federal brasileira, como “o conjunto de princípios, estratégias e diretrizes de ações e procedimentos para proteger a integridade dos meios físico e biótico, bem como a dos grupos sociais que deles dependem.” (MMA, 2000, p.42).

Durante todo o processo de industrialização em todo o mundo, os recursos naturais foram explorados de forma desordenada, ocasionando efeitos negativos ao meio ambiente e ao homem. Inicialmente foram constatados grandes problemas ambientais e eventos nacionais para se discutir a questão ambiental (NASCIMENTO, 2008).

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode ser definido como um conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma organização, de forma a obter o melhor relacionamento com o meio ambiente (NASCIMENTO, 2008).

A implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é fundamental para o cumprimento da legislação e benéfica para o ambiente, trazendo vantagens para a organização como um todo. O SGA representa a organização de procedimentos apropriados em direção à meta do desenvolvimento sustentável e faz parte de um esforço integrado e contínuo de toda organização, na busca pela excelência ambiental. (VENTURA, 2010).

Donaire (1999) destaca os benefícios econômicos e estratégicos nos processos de Gestão Ambiental empresarial:

Benefícios Econômicos

Economia de custos

• Economias devido à redução do consumo de água, energia e outros insumos.

• Economia devida à reciclagem venda e aproveitamento de resíduos e diminuição de efluentes.

• Redução de multas e penalidades por poluição.

Incremento de receitas

• Aumento da contribuição marginal de “produtos verdes” que podem ser vendidos a preços mais altos.

• Aumento da participação no mercado devido à inovação dos produtos e menos concorrência.

• Linhas de novos produtos e para novos mercados.

Benefícios Estratégicos

• Melhoria da imagem institucional.

• Renovação do “portfólio” de produtos.

• Aumento da produtividade.

• Alto comprometimento do pessoal.

• Melhoria nas relações de trabalho.

• Melhoria e criatividade para novos desafios.

• Melhoria das relações com os órgãos governamentais, comunidade e grupos ambientalistas.

• Acesso assegurado ao mercado externo.

• Melhor adequação aos padrões ambientais.

Segundo Maimon (1994) a auditoria ambiental é um instrumento de gestão que compreende uma avaliação sistemática, documentada, periódica e objetiva sobre a organização, a gestão e os equipamentos ambientais, visando auxiliar e resguardar o meio ambiente, facilitando a gestão do controle das práticas ambientais e avaliando a compatibilidade com as demais políticas da empresa.

Para Siqueira (2001) devemos também contar com um trabalho de auditoria ambiental quando necessitamos encontrar áreas de risco e uma possível desconformidade com as normas e legislação ambiental vigente.

De acordo com Nascimento (2008), às metas de produção e o aumento das vendas, as empresas tem adotado procedimentos de preservação ambiental, como consumo consciente de matérias - primas, redução de emissão de efluentes, reciclagem de materiais e investimentos em tecnologias para a produção mais limpa.

Os empresários estão cientes da necessidade de preparar sua equipe para a função ambiental, a importância de estabelecer ações capazes de minorar ou eliminar os impactos negativos no meio ambiente. Os debates sobre a responsabilidade ambiental estão se tornando cada dia mais frequentes, seja pela necessidade de atender à legislação seja pela conscientização de que as questões ambientais são importantes para a qualidade de vida da população (AGUIAR e ARRAIS, 2008).

Para Nascimento (2008), essa conscientização tem provocado investimentos em projetos de Educação Ambiental, reduzindo o risco de danos à natureza e ao mesmo tempo eliminando desperdícios o que garante ganhos em competitividade. Mostrando assim que a responsabilidade empresarial deixou de ter apenas características compulsórias para transformar em ação voluntária, superando expectativas de investidores, colaboradores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com