TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinopse La casa de papel

Por:   •  10/8/2018  •  Resenha  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 4

GESTAO ESTRATÉGICA

Sinopse da série La Casa de Papel

A série conta a história de um assalto à Casa de Papel da Espanha (que corresponde à nossa Casa da Moeda), orquestrado por um personagem chamado Professor. Esse personagem, além de planejar milimetricamente o roubo, também recrutou algumas pessoas com características diferenciadas para participar.

O primeiro ponto que me chamou a atenção na série foi a estratégia e o planejamento usados pelo Professor. Ele passou anos de sua vida planejando como seria o assalto, nos mínimos detalhes. Depois disso, reuniu a equipe e passaram 5 meses estudando a fundo o plano. Todos sabiam o que deveriam fazer, como fazer e o impacto de cada ação pessoal com o plano. O objetivo também estava muito claro: entrar na casa de papel, imprimir a maior quantidade de dinheiro possível e sair de lá, sem violência ou mortes.

Em La Casa de Papel, o Professor selecionou cada membro de sua equipe por um motivo, todos eram especialistas naquilo que faziam. Uma das personagens, chamada de Nairobi, é responsável pela qualidade das notas que serão impressas; Rio é o hacker da equipe e expert em programação; Moscou é o responsável por abrir as portas, cavar os túneis e afins; entre outros. Tratava-se de uma equipe complementar, uma vez que não seria possível realizar um assalto daquela proporção sozinho ou sem trabalho em equipe.

Além do papel de cada personagem na trama, eles também precisavam trabalhar em grupo. É claro que, em momentos de estresse, rolaram desentendimentos, mas eles acabam se acertando, ou, então, Professor entra em cena e coloca o trem de volta nos trilhos.

Uma das premissas do Professor para o plano dar certo é não matar ninguém durante o assalto, isso porque, ele queria fazer com que a população ficasse do seu próprio lado para que os integrantes do grupo não fossem vistos como bandidos.

O Professor planejou muito bem o assalto, analisou as alternativas, criou planos, escolheu a equipe etc.

Além de tudo isso, ele também analisou quem estaria na Casa da Moeda da Espanha exatamente no dia do assalto. Ele sabia quem eram os funcionários que trabalhavam lá. Sabia também que, naquele dia, uma escola estaria visitando o local e que um dos estudantes dessa escola era Alison, a filha do embaixador britânico — o que tornava o assalto ainda mais conturbado e preocupante para a polícia. Ele também avaliou quais as ações que a Polícia tomaria a partir das ações dos bandidos e, por isso, ele sempre estava um passo a frente da polícia.

Para os assaltantes, roubar o dinheiro que havia na Casa de Papel não era o suficiente. O plano era imprimir a maior quantidade de dinheiro possível, mas, para isso, precisavam cuidar com a qualidade de todo o dinheiro que estava sendo imprimido. É aí que entra Nairobi, especialista em falsificação e responsável por toda a qualidade das impressões.

Missão: Roubar/produzir mais de 2 bilhões em notas da Casa da Moeda da Espanha, localizada em Madrid, Espanha.

Visão: Fazer o melhor e maior rouba da história da Espanha.

Time: professor (organizador de todo o projeto, quem negocia e toma as decisões), time de 8 pessoas (assaltantes) com perfis diferentes (multidisciplinar) e que são especialistas em suas áreas (um que rouba mansões de luxo, outro que rouba através de escavamentos, outro que sabe sobre tecnologia, etc) para desenvolver o projeto

  1. 2. Formação de Equipe: O Professor selecionou a dedo os oito integrantes que fariam parte da execução do seu plano, combinando as habilidades de cada um deles para a impressão de 2,4 bilhões de euros e o sucesso do seu plano. Na série, cada integrante da equipe possui funções bem específicas dentro do roubo e isso faz muita diferença. A equipe foi montada e escolhida pelo “professor”, para que tudo acontecesse da melhor forma possível.
  2. 3. Integração e Treinamento: Selecionados os oitos integrantes da quadrilha, o Professor os reuniu em uma casa, onde passaram cinco meses apenas entendendo o plano, treinando as ações e se adaptando uns com os outros.
  3. 1. Planejamento estratégico: O Professor traçou cada etapa do processo e conhecia, como ninguém, cada fase e possíveis contratempos. Ele conhecia o negócio, sabia onde queria chegar, tinha tudo muito bem estruturado e, acima de tudo, sabia delegar. Ele tinha um objetivo e traçou os passos para que realmente conseguisse alcançá-lo. Na série, Todos sabiam o que deveriam fazer, como fazer e o impacto de cada ação pessoal com o plano.
  4. 5. Antecipação: No próprio planejamento, a partir do momento que você estuda todas as variáveis, ou seja, desenvolve fluxos sobre acontecimentos, você antecipa problemas ou soluciona situações. É o fato de que a ação A pode gerar a consequência B, C ou até D. Saber o que irá fazer em qualquer uma dessas consequências, resulta em uma melhorar formatação. No caso da série, os assaltantes estão sempre um passo a frente da polícia. Mesmo com alguns imprevistos que acontecem durante o roubo, de certa forma, eles estudaram várias situações do que a polícia faria. E estavam preparados para elas.
  5. 4. Conhecimento dos concorrentes: Na série, o professor conhece muito bem todos os funcionários do banco, assim como busca aproximação com a polícia, a pessoa com quem está negociando, enfim, ele entende o que se passa na cabeça deles e consegue planejar seus próximos passos e falas. Essa é uma premissa importante até no mundo de negócios. Se você conhece seus concorrentes, saberá o que eles fazem e saberá como se diferenciar deles para o seu público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com