TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da negociação retratada no Filme

Por:   •  2/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Negociação e Administração de Conflitos

Módulo: Módulo 4

Aluno: Fernanda Ortega Courtois

Turma: 0417-7_4

Tarefa: Análise da negociação retratada no Filme

Introdução

No filme assistido “Coach Carter – Treino para a vida” ilustra um técnico que vive na periferia da cidade e aceita treinar uma equipe de basketball de um colégio. Este treinador depara-se com alunos desmotivados com o time e também com os estudos. Devido a isto, ele consegue impor seu controle rígido (contrato) para que seus alunos tenham limites e possam vencer tanto em seu time, como nos estudos. Após duras críticas dos pais de seus alunos e também de professores, os alunos resolvem apoiá-lo e conseguem ganhar vários jogos e títulos, além, claro, de aumentar a autoestima dos seus jogadores, fazendo-os pessoas muito melhores.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

A análise da negociação retratada no filme eleito contempla os seguintes pontos:

  1. Classificação das partes envolvidas (atores da negociação)

Para começarmos o planejamento, é necessário conhecer as pessoas com quem estamos negociando.

Na negociação, existem os atores internos e externos.

Os atores externos neste filme eram a diretora, os professores e os pais dos alunos.

Confiança

Ideias

Atores

Interlocutores

[pic 2]

!?

Diretora

Aliados

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

Alguns professores

Oponentes

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

Alguns professores

Adversários

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

Pais de alunos

Os atores internos da negociação são os alunos e o técnico de basketball que tem o mesmo objetivo de ganhar o campeonato estadual. O observador é o Claiton, que é auxiliar do técnico, pois caso o técnico seja substituído, este já possui as informações necessárias para repassar a outro técnico.

  1. Identificação das fontes de poder, ferramentas e táticas

O treinador fez seu posicionamento estratégico através do uso do poder para dominar o time, coagiu aqueles alunos que não estavam interessados em dedicar-se ao treino com a equipe. Pressionou todos os jogadores a dedicarem-se ao máximo nos treinos e a participarem das aulas e tirar notas excelentes. De início, este uso de poder fez com que muitos dos jogadores desistissem dos treinos, outros retraíram-se ou ficaram desconfiados do treinador. Por outro lado, alguns jogadores ficaram mais calmos, suavizaram a situação e fizeram exatamente aquilo que o treinador estava repassando a equipe.

Após o conflito, o jogador que havia desistido, retornou ao time. O treinador somente aceitou seu retorno c com algumas restrições, realizando exercícios e dedicando-se ao máximo aquele time. Mesmo sendo impossível, ele dedicou-se a atingir o resultado, ou seja, houve uma troca de moedas e ocorreu uma Integração com o jogador, a equipe e o treinador, pois quando ele já não suportava mais treinar, a equipe sugeriu para que todos os ajudassem.

Após vários treinos, a equipe começou a ganhar os jogos, mas o treinador se informou que os alunos não estavam cumprindo com o contrato, pois as notas dos alunos não estavam dentro do limite que ele havia estipulado no contrato, assim como a frequência das aulas também não estava sendo seguido. Então, foi quando o treinador resolveu cancelar os jogos, pois como a outra parte não estava cumprindo com aquele acordo, ele também não estaria mais fazendo a sua parte.

O treinador conseguiu convencer a todos através de uma conversa que teve com todos, informando números e estatísticas sobre o futuro dos negros no subúrbio daquela cidade, ou seja, teve a informação, que gerou confiança nas outras partes, convencendo-os que era preciso mudar e se dedicar aos estudos. Então, fizeram o posicionamento estratégico da Barganha, que foi melhorar as notas, ou seja, não atingiram as notas máximas, mas atingiram as notas para passarem de ano. Após isto, os alunos conseguiram ir para final do campeonato estadual, que era o sonho que todos queriam, passando do posicionamento estratégico da Barganha, para o posicionamento estratégico da Integração.

A equipe dedicou-se ao máximo para aquele jogo, mas no final eles perderam por apenas 1 ponto de diferença, sendo que houve uma evolução muito grande na equipe, que foi a evolução pessoal e profissional de cada um. O treinador sentiu-se orgulhoso do time e para todos os jogadores, a evolução foi o mais importante, apenar de não terem ganho o campeonato.

  1. Avaliação das etapas da negociação

A preparação prévia faz a diferença para que a transação seja bem sucedida. É preciso saber que as etapas não precisam ser rigidamente seguidas, não há um modelo de negociação padrão. As características e técnicas usadas pelo negociador chegam a ser mais importantes do que as fases da transação.

Alinhar as técnicas com as etapas facilita o trabalho prévio, que deverá ser feito por cada parte do processo, no sentido de manter o diálogo e negócios saudáveis, e de forma que a negociação resulte em vantagens para todos os negociadores.

Avaliação das etapas da negociação estão abaixo na tabela:

Partes

Técnico

Jogadores

Objetivo

  1. Ganhar o campeonato estadual de basketball
  1. Ganhar o campeonato de basketball

Necessidades e Interesses

  1. Pontualidade nos treinos
  1. Ganharem todos os jogos
  1. Atividade física intensa

  1. Notas boas nas aulas

  1. Frequência em sala de aula
  1. Alunos sentarem na primeira fila da sala de aula
  1. Alunos irem de gravata para sala de aula
  1. Alunos ganharem bolsa na universidade

Argumentos/Moedas de troca

  1. Alunos tirarem nota....
  1. Passarem nas provas.
  1. Aluno fazer inúmeros exercícios de suicídio e ....
  1. Demais alunos fizeram exercícios para ajuda.

Posicionamento estratégico

  1. Uso do poder
  1. Fuga

  1. Barganha

  1. Descrição da comunicação verbal e não verbal

A comunicação é essencial para a sobrevivência e convivência em sociedade. Assim, acompanhado a evolução das relações observamos também a evolução das formas e meios de comunicação. As palavras são usadas para transmitir informações, mas é a linguagem corporal que nos permite interpretar as atitudes interpessoais, muitas vezes em substituição, ou até mesmo em contradição, ao que está sendo dito.

A comunicação verbal e não verbal se complementam tornando mais rica, compreensível e acessível a comunicação humana. Em outras palavras, quando se expressa pela palavra, usa-se o raciocínio e a compreensão. A partir daí avança-se no conhecimento, etapa por etapa. Quando se usa uma linguagem não verbal, como o mapa, a apreensão é imediata e global, já nas explicações verbais há uma sequência organizada e mediata. As duas formas de expressão são importantes e funcionais para a comunicação humana.

4.1 Comunicação verbal

Em relação ao filme, podemos perceber algumas ações que foram realizadas pelo técnico, tais como contrato redigido pelo próprio técnico, descrevendo as regras que os alunos deveriam cumprir para serem alunos dele e terem como objetivo o ganho do campeonato estadual.

Os relatórios com as notas dos alunos também gerou uma comunicação entre a sala de aula e o técnico.

Os dados estatísticos em que o técnico repassou aos alunos em relação às mortes e destino dos jovens que moram no bairro em que vivem. Estas informações repassadas geraram confiança positiva nas informações que estavam sendo repassadas, pois desta forma o técnico convenceu os alunos a dedicarem aos estudos para passarem para universidade.

4.2 Comunicação não verbal

Na comunicação não verbal, temos várias situações em que também foram abordadas no filme.

No inicio, podemos perceber as caretas, olhares e gestos em que os alunos fizeram quando o técnico começou a listas todas as regras que tinham no contrato.

O tom de voz foi de dominação do técnico em relação aos alunos, fazendo com que os alunos o respeitasse.

A vestimenta também faz parte da comunicação não verbal, o técnico explorou para ele e para os alunos. Foi exigido que os seus alunos vestissem de gravata para assistirem as aulas. Isto demonstra respeito por aquilo que a pessoa realiza.

  1. Avaliação dos aspectos positivos da negociação observada e sugestão de melhorias

O time de Richmond passava por muitas derrotas nos jogos, as causas eram desde a falta de habilidade dos jogadores, até indisciplina, agressividade, insubordinação, indiferença dos alunos. Tudo isso no contexto de uma comunidade com problemas sociais, trafico de drogas e desemprego elevado.  

Carter impõe regras aos alunos, impedindo-os de participar dos jogos caso não aceitam o acordo, estabelecido em contrato, como os alunos terem boas notas acima da média, frequência nas aulas, respeito aos professores, o uso de vestimentas como camisas e gravatas na sala de aula.

Infelizmente o time não ganhou o campeonato estadual, mas a mudança dos jogadores em relação aos estudos, respeito, dedicação mudou significativamente na vida de cada um. No final do filme é repassada a vida que cada um dos jogadores irá seguir após o termino dos estudos.

Sugestão de melhorias,

  1. Estabelecimento de um paralelo com sua realidade profissional

Hoje em dia, há uma mudança de liderança nas empresas. Antigamente, os gestores eram rígidos, tinham o controle do poder da situação em suas mãos e a integração entre seus funcionários era mínima. No filme, vemos o ator principal exatamente com este tipo de liderança, acredito que isto tenha ocasionado A fuga em alguns alunos.

Na minha realidade profissional, vejo líderes com espírito de equipe, enganjados, humildes e com ambição. Isto favorece as negociações que enfrentamos diariamente no nosso ambiente de trabalho, onde precisamos ceder e precisamos da entrega da outra parte. Precisamos fazer de nossas negociações diárias um ganha-ganha. Nesta empresa francesa onde trabalho, os profissionais são excelentes, e todos possuem estas qualidades informadas anteriormente.

Considerações finais

Muito importante o líder impor-se, mostrar as regras do jogo, o interesse dele e de todos. Quem tem interesse em comum irá fazer com que a negociação seja uma integração, onde todos ganhem. Neste filme foi o que aconteceu, todos tiveram ganhos, seja em bolsa de estudos, seja ganho pessoal ou profissional. Apesar de não terem ganhado o campeonato, analiso que os outros ganhos foram muito maiores que este, pois era exatamente disto que precisavam no ambiente cultural em que viviam.

Referências bibliográficas

CAMPOS, E. Quer ser Ph.D em negociação? Época NEGÓCIOS, 2012. Disponível em: http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Carreira/noticia/2012/01/quer-ser-phd-em-negociacao-william-ury.html. Acesso em: abr. 2017.

ALCURE, Lenira Ferraz. Comunicação verbal e não verbal. 2.ed. Rio de Janeiro : Senac, 1996.

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/etapas-de-uma-negociacao/20138

http://www.faculdadefar.edu.br/artigo-cronica/detalhe/id/21

https://gustavocanaver.wordpress.com/2012/12/02/negociacao-e-administracao-de-conflitos_17/

https://meusucesso.com/artigos/vendas/conheca-as-etapas-de-uma-boa-negociacao-116/

Aulas da FGV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (178 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com