TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Pública

Por:   •  28/2/2023  •  Seminário  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

        INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA   DO NORTE DE MINAS GERAIS – POLO JEQUITINHONHA / UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

THATIANE FERNANDES DOS SANTOS

INTRODUÇÃO A ECONOMIA

INFLAÇÃO

JEQUITINHONHA/MG

AGOSTO/2021

THATIANE FERNANDES DOS SANTOS

INTRODUÇÃO A ECONOMIA

INFLAÇÃO

[pic 2]

JEQUITINHONHA/MG

AGOSTO/2021

Sumário

Inflação        4

Índices e seus cálculos        4

Consequências da inflação        6

Tipos de Inflação        6

Conclusão        8

Referências        9

Inflação

A inflação é o nome dado ao crescimento dos preços de produtos e serviços, sendo calculada pelos índices de preços, chamados de índices de inflação. Ela implica a redução do poder de compra da moeda. Quando está elevada, consequentemente há um sofrimento sobre o sistema econômico, produzindo alguns efeitos à economia e quando baixa, ocorre a estabilização dos preços, não aumentando o valor dos produtos. A inflação já foi uma grande pedra no sapato da economia brasileira, importante a sociedade e governo sempre ir acompanhando.

Índices e seus cálculos

O Brasil possui vários índices de preços, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, utilizado no sistema de metas para a inflação, considerado oficial pelo governo federal, outro índice que também é produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC.

Além desses índices, o IBGE também produz outros quatro índices de inflação, como:

  • IPCA

É realizado um levantamento mensal pelo IBGE, em 13 áreas urbanas do Brasil, aproximando-se a 430 mil preços em 30 mil locais, sendo que esses preços são comparados ao do mês anterior, refletindo na variação geral dos preços ao consumidor no período. Conforme o Portal IBGE, esses dados são produzidos desde 1980, onde entre esse ano a 1994, o ano de implantação do Plano Real, o índice acumulado foi de 13 342 346 717 617,70%, sendo que a maior variação do IPCA foi em março de 1990 (82,39%), enquanto a menor variação foi em agosto de 1998 (-0,51%).

Abrange uma parcela maior da população, apontando a variação do custo de vida médio das famílias com uma renda mensal de até 40 salários mínimos. Por ser o índice oficial do governo federal, tende a ser mais falado, portanto serve de referência para as metas de inflação e as alterações nas taxas de juros.

  • IPCA-15

Onde difere do IPCA somente no período de coleta, funcionando como uma prévia do IPCA, abrangendo do dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês de referência.

  • IPCA-E é o acúmulo trimestral do IPCA-15
  • INPC

Abrange a variação somente para familiares com renda de até 5 salários mínimos, esses grupos são mais suscetíveis as variações de preços, pois pendem ao gasto total dos seus rendimentos básicos. Foi criada com o objetivo de garantir uma cobertura populacional de 50% das famílias cuja a referência é assalariada.

  • SINAPI

Sistema Nacional de Pesquisa de Custos de Índices da Construção Civil, é produzido juntamente com a Caixa Econômica Federal, medindo a variação de preços do setor habitacional e de construção.

  • IPP

É o índice de Preços ao Produtor, medindo a variação de preços de venda recebidos pelos produtores de bens e serviços, além da evolução ao longo do tempo, sinalizando as tendências inflacionárias de curto prazo no Brasil.

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas – FGV IBRE também produz índices de inflação, sendo alguns importantes, como:

  • IGP-M

É o Índice Geral de Preços do Mercado, formado por três índices diferentes que medem os preços por atacado (IPA-M), ao consumidor (IPC-M) e de construção (INCC), usado para contratos de aluguel, reajustes de tarifas públicas e seguros de saúde. Foi criado no final de 1940 e seu levantamento é feito por meio das avaliações dos preços de itens básicos, com atividades e etapas diferentes do processo produtivo. Quanto as tarifas públicas, como a energia elétrica, quanto maior o preço das matérias-primas e serviços analisados, maior será o número do indicado IGP-M, por fazer parte do cotidiano da população, impacta diretamente todas as pessoas.

Esse levantamento começa no dia 21 do mês anterior até o dia 20 do próximo mês, tendo pesos diferentes para cada indicador, sendo 60%, 30% e 10% respectivamente.

O cálculo utilizado para encontrar o valor do reajuste é o seguinte:

[pic 3]

Ainda segundo o Portal FGV, no mês de agosto do ano corrente, o índice variou 0,66%, contra 0,78 do mês de julho, acumulando uma alta de 16,75% no ano e de 31,12% em 12 meses. Nesse mesmo período do ano anterior, havia subido 2,74 acumulando uma alta de 13,02% em 12 meses.

  • IPC-Fipe

O Índice de Preços ao Consumidor, é calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE, onde mede a variação de preços no município de São Paulo sendo um dos mais antigos e o principal indicador das famílias paulistas, apontando a variação do custo de vida médio das famílias com salário de até 10 salários mínimos.

Consequências da inflação

A inflação gera uma instabilidade na economia, desestimulando o investimento e prejudicando também o crescimento econômico. Os preços relativos ficam distorcidos, ocasionando diversas ineficiências na economia. Com a perca dos preços relativos as pessoas e as empresas, fica difícil avaliar se algo está barato ou caro. A inflação afeta principalmente a parte menos favorecida da população, pois não possuem acesso aos instrumentos financeiros e assim se defender da inflação, do contrário, as classes detentoras do poder aumenta relativamente seu poder aquisitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (814.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com