TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Concorrentes

Por:   •  3/10/2019  •  Seminário  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

A Liv Up é uma empresa de capital fechado do ramo alimentício que atua em algumas das principais cidades do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), com perspectiva de atuação em outras cidades até o fim de 2018. Seu principal mercado é o de refeições saudáveis congeladas, mas também lançou recentemente uma categoria de snacks saudáveis, como mix de castanhas e frutas secas.

Suas vendas são feitas através de um e-commerce, e os produtos são entregues diretamente no endereço de preferência do cliente. Dessa forma, a Liv Up oferece uma alimentação saudável de forma prática e acessível. A empresa possui como principal estratégia genérica o enfoque com diferenciação, pois oferece uma proposta inovadora de alimentação congelada saudável e saborosa. Seus produtos diferenciam-se, assim, das tradicionais comidas congeladas que usualmente não apresentam elevada saudabilidade.

Uma das competências essenciais da Liv Up utilizada para manter sua estratégia de diferenciação é o seu produto, com parte dos ingredientes provenientes de fazendas orgânicas, para garantir saudabilidade, e com tecnologia de ultracongelamento, para mantê-lo saboroso e nutritivo. Outra competência essencial é a praticidade. A entrega em qualquer endereço dos centros urbanos atendidos facilita o alcance da proposta de alimentação prática para o dia-a-dia corrido das cidades. A eficiência logística alinhada com um marketing forte e presença nas mídias sociais garante a visibilidade da marca e facilidade de acesso aos produtos.

Este relatório apresenta a segunda etapa do trabalho desenvolvido na disciplina Gestão Estratégica da Produção. O grupo obteve dados da empresa graças a um de seus membros, que trabalha na área de desenvolvimento de produtos e parceria com produtores orgânicos. A coleta de dados e o contato recorrente com a empresa possibilitou a análise da Liv Up a partir dos conceitos teóricos aprendidos durante a disciplina.

2. Critérios Competitivos - Gaps

2.1. Matriz de Importância & Desempenho

A Matriz de Importância & Desempenho, representada na Figura 1, foi construída considerando os quatro fatores principais que caracterizam a oferta da Liv Up: praticidade, saudabilidade, acessibilidade e sabor.

O preço é considerado pelos clientes em sua escolha, apesar de não ser sua maior preocupação, dado que a marca oferece uma combinação dificilmente encontrada de praticidade, saudabilidade e sabor, mantendo ao mesmo tempo preços em linha com os concorrentes. Assim, com relação ao fator acessibilidade, a Liv Up é avaliada com nota 5 para importância e nota 4 para desempenho.

Figura 1: Matriz de Importância & Desempenho da Liv Up

Fonte: Elaborado pelos autores.

Os produtos são livres de conservantes, aditivos e químicos, e provenientes preferencialmente de agricultura orgânica. Assim, a\Liv Up atende a clientela que busca produtos saudáveis, tornando este fator um qualificador, e a coloca-se em vantagem em relação à concorrência em geral. Portanto, neste critério a avaliação é 4 para importância e 3 para desempenho.

O sabor é um fator que costuma impressionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com