TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Dissertativa de Economia

Por:   •  23/10/2015  •  Dissertação  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade dissertativa – Economia

No texto “Dívida de países atinge US$ 199 trilhões e ameaça economia global" há a seguinte informação: “O que descobrimos é que, no geral, o nível de endividamento em relação ao PIB hoje é mais alto na maior parte dos países. Em muitos, não apenas os governos continuaram a aumentar a sua dívida, mas as famílias e as empresas também (...). Isso cria uma série de riscos em alguns países e limita as perspectivas de crescimento de outros."

A partir da discussão conceitual a respeito de crescimento e desenvolvimento econômicos estabeleça uma relação entre estes conceitos e o grau de endividamento das empresas e das famílias no Brasil. A partir dos conceitos e do texto case desta questão dissertativa, você afirmaria que o endividamento das famílias e das empresas tem capacidade de estimular o desenvolvimento econômico? Justifique sua resposta com explicações conceituais.

Orientações:

1. Máximo de 20 linhas, fonte Arial 12. Não serão consideradas as linhas após este limite.

2. Elabore um texto próprio. Não copie, de forma alguma, textos da internet.

3. Esclareça o conteúdo trabalhado na unidade, sem copiá-lo e colá-lo na sua resposta.

4. Resposta com conteúdo de cunho político-ideológico não será avaliada. Observe o enunciado da questão ao elaborar sua resposta.

O endividamento das famílias e empresas é capaz de trazer certas melhorias para as famílias e as empresas em um primeiro momento.

Isso porque o endividamento é resultado da oferta de crédito, empréstimos e financiamentos que permitem um aumento de consumo por parte das famílias, resultando em aumento da produção, que por sua vez contribui para a de geração de emprego e renda.

Para as empresas, esse momento pode representar um período de aquecimento econômico, onde muitas delas recorrem a empréstimos e financiamentos para investir em recursos necessários para a produção, visando maiores lucros.

Dessa forma, poderá ser constatado um possível aumento do PIB nesse período. Como o PIB reflete o crescimento econômico do país, cabe uma análise mais cuidadosa para verificar o quanto esse crescimento econômico contribuiu de fato para o desenvolvimento econômico, que deve proporcionar qualidade de vida e bem-estar econômico para a população.

Entretanto, com o passar do tempo a tendência é que ocorra um desaquecimento da economia e possível aumento da inadimplência e inflação.

Portanto, acredito que o endividamento é capaz de gerar desenvolvimento econômico desde que a economia do país esteja numa fase estável e conte com medidas capazes de conter a oferta desenfreada de crédito, os altos níveis de inadimplência e evitar a adoção de medidas mais drásticas como, alta dos juros e aumento de impostos.

Crescimento econômico corresponde ao aumento do PIB, que engloba a soma de todos os bens e serviços finais de um determinado período, sendo este um fator necessário para o desenvolvimento do país. Já o desenvolvimento econômico está relacionado com a qualidade de vida da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com